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Title: O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
Other Titles: Scientific knowledge in the pedagogical proposal of public and private schools: a qualitative analysis.
???metadata.dc.creator???: REIS, Maria Emanuela Martins dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CHAVES, Márcio Frazão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Izayana Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SODRÉ NETO, Luiz.
Keywords: Conhecimento científico;Ações pedagógicas;Análise qualitativa.;Scientific knowledge;Pedagogical actions;Qualitative analysis
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REIS, Maria Emanuela Martins dos. O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa. 2014. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa enfocou o tema conhecimento científico na escola e objetivou investigar a sua abordagem em escolas de ensino médio das cidades de Cuité e Picuí, Curimataú e Seridó da Paraíba respectivamente. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa se apoia em um estudo qualitativo, de nível descritivo, subsidiada pelo método da análise de conteúdo e viabilizada pelas técnicas da pesquisa de campo e análise categorial. Adotou como amostra três propostas pedagógicas: uma de instituição pública estadual em Cuité e Picuí, e uma da rede privada em Cuité. A pesquisa revelou que os documentos norteadores de prática pedagógica praticamente não abordam o conhecimento científico na prática educativa como sugere os documentos que regem a educação brasileira. Não havendo assim nenhuma ação pedagógica, que oriente a prática educativa segundo os aspectos e princípios por eles determinados. Constatou também um déficit maior no documento da escola privada, e semelhança no contexto do tema abordado entre os documentos das escolas públicas estaduais.
Abstract: This research focused on the theme scientific knowledge in school and aimed to investigate its approach in secondary schools of the cities of Cuité and Picuí, Curimataú and Seridó of Paraiba respectively. The methodology that enables the research is based on a qualitative study of descriptive level, supported by the content analysis method and made possible by the techniques of field research and category analysis. Adopted as a sample For the three proposals: a state public institution Cuité and Picuí, and a private network Cuité. The survey revealed that the guiding documents of pedagogical practice virtually ignored scientific knowledge in educational practice as suggested by the documents governing the Brazilian education. The Commission had no pedagogical action, to guide educational practice according to the aspects and principles determined by them. It also found a greater deficit in the private school document, and similarity in theme context addressed in the documents of the state's public schools.
Keywords: Conhecimento científico
Ações pedagógicas
Análise qualitativa.
Scientific knowledge
Pedagogical actions
Qualitative analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9875
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