Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDREIS, M. E. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8598315356166970pt_BR
dc.contributor.advisor1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.advisor1IDCHAVES, Márcio Frazãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.contributor.referee2SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.description.resumoEsta pesquisa enfocou o tema conhecimento científico na escola e objetivou investigar a sua abordagem em escolas de ensino médio das cidades de Cuité e Picuí, Curimataú e Seridó da Paraíba respectivamente. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa se apoia em um estudo qualitativo, de nível descritivo, subsidiada pelo método da análise de conteúdo e viabilizada pelas técnicas da pesquisa de campo e análise categorial. Adotou como amostra três propostas pedagógicas: uma de instituição pública estadual em Cuité e Picuí, e uma da rede privada em Cuité. A pesquisa revelou que os documentos norteadores de prática pedagógica praticamente não abordam o conhecimento científico na prática educativa como sugere os documentos que regem a educação brasileira. Não havendo assim nenhuma ação pedagógica, que oriente a prática educativa segundo os aspectos e princípios por eles determinados. Constatou também um déficit maior no documento da escola privada, e semelhança no contexto do tema abordado entre os documentos das escolas públicas estaduais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleO conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis research focused on the theme scientific knowledge in school and aimed to investigate its approach in secondary schools of the cities of Cuité and Picuí, Curimataú and Seridó of Paraiba respectively. The methodology that enables the research is based on a qualitative study of descriptive level, supported by the content analysis method and made possible by the techniques of field research and category analysis. Adopted as a sample For the three proposals: a state public institution Cuité and Picuí, and a private network Cuité. The survey revealed that the guiding documents of pedagogical practice virtually ignored scientific knowledge in educational practice as suggested by the documents governing the Brazilian education. The Commission had no pedagogical action, to guide educational practice according to the aspects and principles determined by them. It also found a greater deficit in the private school document, and similarity in theme context addressed in the documents of the state's public schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9875-
dc.date.accessioned2019-12-05T09:16:44Z-
dc.date.available2019-12-05-
dc.date.available2019-12-05T09:16:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectAções pedagógicaspt_BR
dc.subjectAnálise qualitativa.pt_BR
dc.subjectScientific knowledgept_BR
dc.subjectPedagogical actionspt_BR
dc.subjectQualitative analysispt_BR
dc.subjectEl conocimiento científico-
dc.subjectAcciones pedagógicas-
dc.subjectAnalisis cualitativo-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorREIS, Maria Emanuela Martins dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeScientific knowledge in the pedagogical proposal of public and private schools: a qualitative analysis.pt_BR
dc.title.alternativeEl conocimiento científico en la propuesta pedagógica de escuelas públicas y privadas: un análisis cualitativo.-
dc.identifier.citationREIS, Maria Emanuela Martins dos. O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa. 2014. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación se centró en el tema del conocimiento científico en la escuela y tuvo como objetivo investigar su abordaje en las escuelas secundarias de las ciudades de Cuité y Picuí, Curimataú y Seridó da Paraíba, respectivamente. La propuesta metodológica que viabiliza la investigación se basa en un estudio cualitativo, a nivel descriptivo, sustentado en el método de análisis de contenido y posibilitado por las técnicas de investigación de campo y análisis categórico. Tomó como muestra tres propuestas pedagógicas: una de una institución pública estatal en Cuité y Picuí, y otra de la red privada en Cuité. La investigación reveló que los documentos que orientan la práctica pedagógica prácticamente no abordan el conocimiento científico en la práctica educativa como lo sugieren los documentos que rigen la educación brasileña. Así, no existe una acción pedagógica, que oriente la práctica educativa según los aspectos y principios determinados por ellos. También se encontró mayor déficit en el documento de la escuela privada, y similitud en el contexto del tema abordado entre los documentos de las escuelas públicas estatales.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EMANUELA MARTINS DOS REIS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014.pdfMaria Emanuela Martins dos Reis - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2014592.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.