Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9883
Title: Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
Other Titles: Microbiology in high school: students' view on the subject and possible causes of learning disabilities.
Microbiología en la escuela secundaria: la visión de los estudiantes sobre el tema y las posibles causas de las dificultades de aprendizaje.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Priscilla Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira .
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Ensino de Biologia;Aprendizagem Significativa;Concepções Alternativas;Biology Teaching;Meaningful Learning;Misconceptions;Enseñanza de la biología;Aprendizaje significativo;Concepciones alternativas
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Priscilla Fernandes de. Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem. 2014. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A Microbiologia, assim como outras áreas da Biologia que são caracterizadas por exigir um maior nível de abstração e por isso são consideradas de difícil compreensão, apesar de estar relacionada a aspectos comuns do cotidiano, aparece em destaque quando se trata das dificuldades de entendimento dos conteúdos por parte dos alunos. Com base nessa concepção, o presente estudo objetivou analisar a visão de estudantes do Ensino Médio sobre esse tema em uma escola pública da Paraíba. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado para alunos do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio buscando também verificar a interferência de concepções alternativas sobre Microbiologia no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos permitiram perceber que muitos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre microrganismos, contudo, algumas incoerências foram apresentadas quanto às múltiplas atividades em que esses seres microscópicos podem estar envolvidos, bom como às diversas funções que eles podem desempenhar. Considera-se que os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser resgatados durante a abordagem da Microbiologia, a fim de evitar a permanência de concepções equivocadas e promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa do tema.
Abstract: Microbiology, as well as other areas of biology that are characterized by demanding a higher level of abstraction and are considered difficult to understand, despite being related to common aspects of everyday life, is highlighted when it comes to difficulties in understanding the content by the students. Based on this idea, this work aimed to analyze the vision of high school students on this topic in a public school of Paraíba, Brazil. To that end, we developed and implemented a structured questionnaire for students in 1st, 2nd and 3rd high school levels, also seeking to check the interference of alternative conceptions about Microbiology in the learning process. Results allowed us to realize that a lot of students have prior knowledge about microorganisms, however, some inconsistencies were presented regarding the many activities in which these microscopic beings may be involved, as well the various roles they can play. It is considered that the prior knowledge of students must be redeemed during the approach of microbiology in order to avoid the persistence of misconceptions and promote a more contextualized and meaningful learning of the subject.
???metadata.dc.description.resumen???: La Microbiología, así como otras áreas de la Biología que se caracterizan por requerir un mayor nivel de abstracción y por lo tanto se consideran de difícil comprensión, a pesar de estar relacionadas con aspectos comunes de la vida cotidiana, se destaca cuando se trata de dificultades en la comprensión de los contenidos. por los estudiantes Basado en esta concepción, el presente estudio tuvo como objetivo analizar la visión de los estudiantes de secundaria sobre este tema en una escuela pública en Paraíba. Para ello, se aplicó un cuestionario estructurado a estudiantes de 1°, 2° y 3° año de Enseñanza Media, buscando también verificar la interferencia de concepciones alternativas sobre Microbiología en el proceso de aprendizaje. Los resultados obtenidos mostraron que muchos estudiantes tienen conocimientos previos sobre los microorganismos, sin embargo, se presentaron algunas inconsistencias en cuanto a las múltiples actividades en las que pueden estar involucrados estos seres microscópicos, así como las diversas funciones que pueden realizar. Se considera que se deben rescatar los conocimientos previos de los estudiantes durante el abordaje de la Microbiología, con el fin de evitar la permanencia de conceptos erróneos y promover un aprendizaje más contextualizado y significativo de la materia.
Keywords: Ensino de Biologia
Aprendizagem Significativa
Concepções Alternativas
Biology Teaching
Meaningful Learning
Misconceptions
Enseñanza de la biología
Aprendizaje significativo
Concepciones alternativas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Microbiologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9883
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILLA FERNANDES DE SOUZA -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2014.pdf Priscilla Fernandes de Souza - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2014779.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.