Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9887
Title: Impacto sócio-econômico do programa nacional de alimentação escolar na agricutura familiar: estudo de caso na cidade de Cajazeiras.
Other Titles: Socioeconomic impact of the national school feeding program on family farming: a case study in the city of Cajazeiras.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Claudenir Lopes da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, José Cezário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARACAJÁ, Patrício Borges.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JAPIASSÚ, André.
Keywords: Agricultura familiar;family farming;PNAE - Plano Nacional de Alimentação Escolar;Desenvolvimento socioeconômico;Socioeconomic development
Issue Date: 30-Oct-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Claudenir Lopes da Silva. Impacto sócio-econômico do programa nacional de alimentação escolar na agricultura familiar: estudo de caso na cidade de Cajazeiras. 2019. 30 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo intitulado “IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA AGRICUTURA FAMILIAR: estudo de caso na cidade de Cajazeiras-PB” tem como Objetivo Geral: Investigar o impacto socioeconômico do PNAE nas melhorias dos processos de geração de renda na agricultura familiar na cidade de Cajazeiras – PB. Objetivos Específicos Analisar o impacto econômico e social do desenvolvimento de geração de renda através da agricultura familiar na cidade de Cajazeiras da Paraíba; identificar o fortalecimento da agricultura familiar através do PNAE; compreender o funcionamento, o acompanhamento e a fiscalização na compra dos alimentos produzidos. O desenvolvimento metodológico é de abordagem qualitativa, a pesquisa exploratória e descritiva, que reúne como instrumentos de coleta de dados aplicação de entrevistas e os documentos oficiais do PNAE. A pesquisa foi realizada na rede Estadual de Educação no Município de Cajazeiras – PB. Os recursos do PNAE para os municípios e estados variam de acordo com o número de alunos na rede pública. As escolas, por sua vez, através do setor de nutrição, elaboram seus cardápios, prioritariamente em sintonia com as tradições alimentares regionais e com a produção da agricultura familiar local, definindo os produtos que serão adquiridos anualmente. Concluímos que o mercado de compras institucionais, que exerce papel relevante para o desenvolvimento local e para o fortalecimento da agricultura familiar em todo o país, teve, através da Lei 11.947/2009, um incremento substancial: a partir de sua vigência, em 2010, esta lei, que delimita as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, determinou que ao menos 30% das verbas federais destinadas para a compra da alimentação escolar, tanto da rede escolar dos municípios como dos estados, devem ser utilizadas para compras diretas da agricultura familiar tendo um impacto socioeconômico positivo da vida dos agricultores da cidade de Cajazeiras – PB.
Abstract: The present study entitled “SOCIOECONOMIC IMPACT OF THE NATIONAL SCHOOL FEEDING PROGRAM ON FAMILY AGRICULTURE: A CASE STUDY IN THE CITY OF CAJAZEURS” has as its General Objective: To investigate the socioeconomic impact of PNAE on the improvement of income generation processes in family agriculture in the city of Cajazeiras - PB. Specific Objectives To analyze the economic and social impact of the development of income generation through family farming in the city of Cajazeiras da Paraíba; identify the strengthening of family farming through the PNAE; understand the operation, monitoring and supervision in the purchase of food produced. The methodological development is from a qualitative approach to exploratory and descriptive research, which gathers as data collection instruments interviews and official PNAE documents. The research was conducted at Cajazeiras Municipal Education - PB. PNAE resources for municipalities and states vary according to the number of students in public schools. Schools, in turn, through the nutrition sector, prepare their menus, primarily in line with regional food traditions and the production of local family farming, defining the products that will be purchased annually. We conclude that the institutional procurement market, which plays a relevant role for local development and the strengthening of family agriculture throughout the country, had a substantial increase through Law 11.947 / 2009: from its effective date, in 2010, This law, which delimits the guidelines of the National School Feeding Program, determined that at least 30% of federal funds destined for the purchase of school meals from the municipal and state schools should be used for direct purchases from family farms having a positive financial impact of farmers' income in the city of Cajazeiras - PB.
Keywords: Agricultura familiar
family farming
PNAE - Plano Nacional de Alimentação Escolar
Desenvolvimento socioeconômico
Socioeconomic development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
Economia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9887
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDENIR LOPES DA SILVA BARBOSA - ARTIGO PPGSA PROFISSIONAL 2019.pdfClaudenir Lopes da Silva Barbosa - Artigo PPGSA Profissional 2019.647.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.