Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9889
Title: Suporte à análise e verificação de modelos RPOO.
Other Titles: Support for analysis and verification of RPOO models.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, José Amancio Macedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: GUERRERO, Dalton Dario Serey.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACHADO , Patrícia Duarte de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DOMÍNGUEZ, Arturo Hernández.
Keywords: Engenharia de Software;Redes de Petri;Orientação a Objetos;Software Engineering;Petri Nets;Object Orientation
Issue Date: 26-Feb-2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, J. A. M. Suporte à análise e verificação de modelos RPOO. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2003.
???metadata.dc.description.resumo???: Redes de Petri Orientadas a Objetos (RPOO) é um formalismo que integra conceitos de redes de Petri e orientação a objetos. A estratégia adotada para a integração garante a manutenção das características originais de cada um dos paradigmas. Este é um aspecto importante para o aproveitamento dos recursos obtidos com o uso das redes de Petri e da orientação a objetos. Devido às suas características, RPOO é adequado para a especificação e verificação de sistemas distribuídos de software. Contudo, embora o formalismo esteja plenamente desenvolvido, a falta de ferramentas de suporte inviabiliza o uso prático de RPOO. O problema central tratado neste trabalho é a falta de condições adequadas para a aplicação de RPOO. Mais especificamente, a falta de ferramentas de suporte para a validação e verificação de modelos. Abordamos o problema efetuando uma revisão do formalismo e construindo um sistema para a simulação de modelos. Como resultado da revisão, definimos uma linguagem de modelagem que concretiza o formalismo em termos computacionais. A definição desta linguagem, por sua vez, viabiliza a construção de ferramentas de simulação para os modelos, facilitando sua análise e aproximando o formalismo do uso prático.
Abstract: Oriented-Object Petri Nets (RPOO) is a formalism that integrates Petri Nets and Object- Oriented concepts. This composited strategy guarantees the preservation of the original characteristics of them both. This is an important aspect to take advantage of Petri Nets and Object-Oriented ideas. RPOO is appropriate to distributed systems verification and specification. Nevertheless, the absence of software toolsmakes the practical use of RPOO difficult. In this work, the main problem we tackle is the absence of the appropriate conditions to the practical use of RPOO. For this reason, a revision of the RPOO formalism was done and a simulation system of RPOO models was built. On the revision, we defined a concret language in order to allow the implementation of support tools. The language is the base on wich the RPOO model simulation system was built.
Keywords: Engenharia de Software
Redes de Petri
Orientação a Objetos
Software Engineering
Petri Nets
Object Orientation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9889
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ AMANCIO MACEDO SANTOS - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2003.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.