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Title: Inclusão social do idoso nos avanços tecnológicos de comunicação.
Other Titles: Social inclusion of the elderly in technological advances in communication.
???metadata.dc.creator???: LANDIM, Priscilla Cristina de Sá.
GONÇALVES, Priscilla Cristina de Sá Landim.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Milena Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Maria do Carmo Andrade Duarte de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Edineide Nunes da.
Keywords: Idoso;Inclusão social;Comunicação;Old Man;Social Inclusion;Communication
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LANDIM, Priscilla Cristina de Sá. Inclusão social do idoso nos avanços tecnológicos de comunicação. 2014. 61f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Observa-se que há restrições de idosos praticantes de uso de tecnologias de comunicação, deixando-os muitas vezes, excluídos de diálogos com as pessoas mais jovens ou amigos que tenham acesso a tais meios. O estudo teve como objetivo geral: conhecer os meios tecnológicos de comunicação utilizados pelos idosos e seus significados; e específicos: descrever o perfil sociodemográfico do idoso; investigar os significados atribuídos pelos idosos aos meios tecnológicos de comunicação; averiguar as facilidades e dificuldades para o manuseio dos meios tecnológicos de comunicação; e conhecer a abordagem ao idoso sobre a inserção das tecnologias de comunicação pela equipe de enfermagem. O estudo foi de natureza descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada nos domicílios de idosos residentes em Cabrobó – Pernambuco. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada em fevereiro de 2014. Os dados foram organizados conforme a técnica de análise de conteúdo e analisado mediante literatura pertinente. A pesquisa seguiu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, o período da coleta de dados correspondeu ao mês de fevereiro de 2014 e aconteceu após o parecer 605.902 do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Participaram da pesquisa 20 idosos com faixa etária entre 60 e 80 anos, destes, 12 eram do sexo feminino, 13 eram casados, nove apresentava o ensino fundamental completo, 18 eram aposentados, 17 se declararam brancos, e 19 tinham renda entre um e três salários mínimos. Nos conteúdos das falas encontraram-se que os meios tecnológicos eram importantes para os idosos por proporcionarem informação de notícias, comunicação pessoal, aprendizagem, facilidades em compras, companhia, qualidade de vida, resolver problemas, assistir programas religiosos, ocupar o tempo. E que as mudanças foram diversas (educação, sabedoria, comunicação, entretenimento) para melhoria de suas vidas diante do comparativo da época que não se existia as tecnologias. Os idosos tinham rádio, televisão e/ou celular. A maioria não tinha computador e nenhum teve acesso a esta máquina. Faziam uso desses meios citados diariamente, consideravam fácil manuseá-los. Quanto às dificuldades, todos enfatizaram o computador como meio tecnológico de comunicação de maior dificuldade de uso. Outra dificuldade encontrada foi o relato da maioria não saber digitar nas teclas do celular para realizar ligações ou enviar mensagem de texto. Os idosos desconheciam a presença do profissional de enfermagem na atenção ao idoso no tocante a esse tema. Ao questionar os idosos sobre qual a sugestão deles para a contribuição da enfermagem no aprendizado e aperfeiçoamento do uso dos meios tecnológicos de comunicação, a maioria acredita que a melhor maneira de ajudar é a orientação e o ensino. Considera-se então, que é possível inserir o idoso nas novas tecnologias de comunicação através de ações de educação digital; espaços de discussão coletiva e de suporte psicológico, tendo em vista a relevância para a saúde dessas pessoas.
Abstract: It is noticed that there are restrictions to elderly practitioners of use of communication technologies, leaving them most of the times excluded from conversations with younger people or friends who have access to such means. The study aimed mainly to know the technological means of communication used by the elderly and their meanings. And specific objectives: to describe the socio demographic profile of the elderly; to investigate the meanings attributed by the elderly to technological media; to determine the advantages and difficulties for handling the technological means of communication; and to know the approaching to elderly on the integration of communication technologies by the nursing staff. The study was a descriptive, exploratory study with a qualitative approach. The survey was conducted in the homes of elderly residents in Cabrobó- Pernambuco. Data collection occurred through semi-structured interviews, in February 2014 and happened after the opinion of the 605 902 Research and Ethics Committee (CEP). Data were organized according to the technique of content analysis and analyzed through literature. The research followed the Resolution 466/12 of the National Health Council. 20 participants aged between 60 and 80 years were enrolled in the study, from them, 12 were female, 13 were married, nine had completed elementary school, 18 were retired, 17 reported they were white, and 19 had income between one and three minimum wages. From contents of the statements it was found that the technological means were important for the elderly by providing news information, personal communication, learning, shopping facilities, company, quality of life, solve problem, religious programs, occupy time. And that the changes were varied (education, wisdom, communication, entertainment) to improve their lives before the comparison of the time that there were no technologies. The elderly had radio, television and/or cell phone. Most of them had no computer and had no access to the machine. They used to use these media quoted daily, they considered easy to handle them. About the difficulties, all emphasized the computer as technological means of communication more difficult to use. Another difficulty was the report of the majority not being capable to type in the phone keys to make calls or send text message. Elderly didn’t know about the presence of nursing staff in geriatric care with regard to this issue. By questioning the elderly about what their suggestion for the contribution of nursing in learning and perfecting the use of technological media, most of them believe that the best way to help is the guidance and teaching. It is considered that it is possible to insert the elderly in new communication technologies through actions of digital education; spaces for collective discussion and psychological support, taking into account the relevance to the health of these people.
Keywords: Idoso
Inclusão social
Comunicação
Old Man
Social Inclusion
Communication
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9890
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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