Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. V. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9766630049017152pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Maria Franco Trindade.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.description.resumoA utilização de livros didáticos em aulas de Biologia é uma prática comum entre professores e alunos. Muitas vezes este recurso apresenta figuras e linguagem que desfavorecem o entendimento dos estudantes, principalmente em relação a conteúdos considerados de difícil compreensão, como a fotossíntese. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise qualitativa e identificar a forma como o tema fotossíntese está sendo abordado nos livros didáticos de biologia usados no 1º ano do Ensino Médio em escolas da rede pública. Para isto, foi proposta uma análise seguida de uma classificação em três categorias. No corpo do texto foram encontradas informações adequadas, assim como outras que não ajudavam no entendimento do assunto. Pôde-se concluir que alguns livros didáticos apresentam uma sutil defasagem na forma de exposição desse conteúdo, dificultando a aprendizagem do aluno. Nesse contexto, é importante reforçar que os livros didáticos não devem ser utilizados como única fonte de pesquisa de conteúdo, pois nesses recursos algumas informações podem comprometer a construção do conhecimento do aluno e contribuir para a formação de concepções alternativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleAnálise comparativa do tema fotossíntese em livros didáticos do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe use of textbooks in biology classes is a common practice among teachers and students. Often this resource presents figures and language that disadvantage the students understanding, especially regarding content considered difficult to understand, such as photosynthesis. This study aimed to perform a qualitative analysis and identify how the theme photosynthesis is being worked in biology textbooks used in the 1st year of high school in the public schools. For this, an analysis and classification into three categories was proposed. In the text appropriate information was found, as well as others that did not help in understanding of the subject. It was concluded that some textbooks present a subtle gap in the form of display this content, hindering student learning. In this context, it is important to reinforce that textbooks should not be used as the sole source of content research, because in these resources some information may compromise the construction of student knowledge and contribute to form misconceptions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9895-
dc.date.accessioned2019-12-05T11:56:37Z-
dc.date.available2019-12-05-
dc.date.available2019-12-05T11:56:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectPhotosynthesispt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Biología-
dc.subjectLibros didácticos-
dc.subjectFotosíntesis-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Jessyka Veríssimo de Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of photosynthesis in high school textbooks.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis comparativo de la fotosíntesis en libros de texto de secundaria.-
dc.identifier.citationSANTOS, Jessyka Veríssimo de Melo. Análise comparativa do tema fotossíntese em livros didáticos do ensino médio. 2014. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEl uso de libros de texto en las clases de Biología es una práctica común entre docentes y estudiantes. A menudo, este recurso presenta figuras y lenguaje que dificultan la comprensión de los alumnos, especialmente en relación con contenidos considerados de difícil comprensión, como la fotosíntesis. El objetivo de este trabajo fue realizar un análisis cualitativo e identificar cómo se está abordando el tema de la fotosíntesis en los libros de texto de biología utilizados en el 1° año de secundaria en las escuelas públicas. Para ello, se propuso un análisis seguido de una clasificación en tres categorías. Se encontró información adecuada en el cuerpo del texto, así como otras que no ayudaron en la comprensión del tema. Se pudo concluir que algunos libros de texto presentan una sutil discrepancia en la forma de exposición de este contenido, dificultando el aprendizaje del estudiante. En este contexto, es importante enfatizar que los libros de texto no deben ser utilizados como única fuente de investigación de contenidos, ya que en estos recursos algunas informaciones pueden comprometer la construcción del conocimiento de los estudiantes y contribuir a la formación de concepciones alternativas.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSYKA VERISSIMO DE MELO SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014.pdfJessyka Veríssimo de Melo Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2014440.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.