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dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Maria Mônica Paulino do.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, M. M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3604406102335643pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Aíssa Romina Silva do.-
dc.contributor.referee2FERNANDES, Cláudia Maria.-
dc.description.resumoA hanseníase é uma doença infecto-contagiosa crônica que afeta os nervos e é uma das principais causas de neurites e incapacidades físicas. Está ligada a vulnerabilidade social, como pobreza, grande concentração humana e miséria. Além disso, acarreta danos psicossociais como o preconceito, influenciando assim a não adesão ao tratamento pelo seu portador. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi de investigar o conhecimento e as necessidades de aprendizagem dos portadores de hanseníase sobre a doença. Trata-se de um estudo do tipo exploratória descritiva com abordagem quantitativa, desenvolvida no município de Cajazeiras localizado no alto sertão paraibano. A amostra foi composta por 30 portadores de hanseníase em tratamento nas Unidades de Saúde da Família da zona urbana deste município, que se enquadraram nos critérios de inclusão. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um roteiro de entrevista semi-estruturado composto por questões sócio- demográficas e voltas para os objetivos do estudo. Os dados foram analisados de forma descritiva, com tratamento estatístico percentual, onde as questões foram analisadas e apresentadas em forma de gráficos e tabelas construídas no Microsoft Office Excel 2010. Os dados revelam que a maioria dos colaboradores são do sexo masculino, com idade predominante entre 31 e 43 anos, casados, aposentados, ensino fundamental incompleto, com renda familiar de até dois salários mínimos. A maioria possui a forma paucibacilar, na forma clínica indeterminada. De acordo com os resultados voltados para os objetivos do estudo, observou-se que o conhecimento sobre a doença pelos usuários é restrito e que a oferta de informações por parte dos profissionais de saúde é insuficiente. A maior parte dos entrevistados sabe que a hanseníase tem cura, que não conheciam a mesma antes de adquiri- la, que a falta de tratamento pode causar deformidades e não souberam responder como a mesma é transmitida. O maior número dos participantes relatou ter recebido informações sobre a doença pelo enfermeiro na Unidade de Saúde, porém as mesmas não foram fornecidas para o restante da família na maioria dos casos. Não tiveram interesse de querer saber mais alguma informação a respeito da doença. Relacionado aos efeitos colaterais dos medicamentos 56,7% dos entrevistados os conheciam, citando, a grande maioria, a urina escura. A forma de medida de auto-cuidado realizada pela grande parte dos participantes é não pegar peso. 80% dos indivíduos relataram não ter participado de atividades com outras pessoas acometidas pela doença. O enfermeiro surge como instrumento importante para promover educação em saúde, voltando-se assim, para atividades de promoção de saúde e não apenas curativas. Sendo necessário que esteja tecnicamente preparado para reconhecer os casos e tratá-los precocemente a fim de evitar complicações que muitas vezes são irreversíveis. Portanto são necessárias mais ações voltadas para a prática educativa da sociedade, afim de que os usuários se mantenham mais informados sobre sua doença e assim poder se auto-cuidar, objetivando um tratamento mais eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleConhecimentos e necessidades de aprendizagem dos portadores de hanseníase sobre a doença.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractLeprosy is a chronic infectious disease that affects nevi and is a major cause of neuritis and disability. Is linked to social vulnerability, such as poverty, high concentration and human misery. In addition, psychosocial causes damage such as prejudice, thus influencing non- adherence to treatment by your carrier. Thus, the aim of this study was to investigate the knowledge and learning needs of leprosy patients about the disease. This is a study of an exploratory descriptive quantitative approach developed in the municipality of Cajazeiras located in the hinterland of Paraiba. The sample consisted of 30 leprosy patients being treated at the Family Health Units in the urban area of the municipality, that met the inclusion criteria. The instrument used for data collection was a structured interview consisting of semi- structured socio-demographic and turns to the study objectives. Data were analyzed descriptively, with statistical percentage, where issues were analyzed and presented in graphs and tables built in Microsoft Office Excel 2010. The data reveal that most of the employees are male, aged predominantly between 31 and 43 years old, married, retired, elementary education, with a family income of up to two minimum wages. Most have the paucibacillary form, the indeterminate clinical form. According to the results focused on the objectives of the study, it was observed that the knowledge about the disease by users is restricted and that the provision of information by health professionals is insufficient. The majority of respondents know that leprosy is curable , who did not know it before buying it, that lack of treatment can cause deformities and could not answer how it is transmitted. The largest number of participants reported having received information about the disease by the nurse at the Health Unit, but the same was not provided for the rest of the family in most cases. Had no interest in wanting to know any more information about the disease. Related to side effects of medications 56.7 % of respondents knew them, citing the vast majority, dark urine. The way to measure self -care held by most participants is not picking up weight. 80 % reported not having participated in activities with others with the disease. The nurse emerges as an important instrument to promote health education, turning so for health promotion activities and not just healing. Being required to be technically prepared to recognize cases and treat them early in order to avoid complications that are often irreversible. So are most necessary actions for the educational practice of society, so that users remain more informed about their disease and thus be able to self - care, aiming at a more effective treatment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9903-
dc.date.accessioned2019-12-05T14:25:55Z-
dc.date.available2019-12-05-
dc.date.available2019-12-05T14:25:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHanseníasept_BR
dc.subjectPapel do enfermeiropt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectLeprosypt_BR
dc.subjectRole of the nursept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCASTRO, Juliana Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and learning needs of leprosy patients about the disease.pt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Juliana Alves. Conhecimentos e necessidades de aprendizagem dos portadores de hanseníase sobre a doença. 2013. 69f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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