Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9915
Title: Construção, aplicação e análise da utilização do jogo didático aprendiz de paleontólogo no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB.
Other Titles: Construction, application and analysis of the use of the paleontologist apprentice didactic game in elementary school II in Nova Floresta - PB.
Construcción, aplicación y análisis del uso del juego didáctico del aprendiz de paleontólogo en la escuela primaria II de Nova Floresta - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Eliziane Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
Keywords: Ensino de Paleontologia;Estratégias metodológicas;Uso de jogos didáticos em sala de aula;Aprendizagem significativa;Teaching Paleontology;Methodological strategies;Use of educational games in the classroom;Meaningful learning;Enseñanza de Paleontología;Uso de juegos educativos en el aula;Aprendizaje significativo
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Eliziane Barbosa dos. Construção, aplicação e análise da utilização do jogo didático aprendiz de paleontólogo no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB. 2014. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A paleontologia encontra-se bastante difusa em meios científicos e acadêmicos por ser uma ciência de grande contribuição para o entendimento da evolução do planeta e de suas espécies. No entanto, sua divulgação e inserção no currículo escolar é precária, parte por ser uma ciência nova, sua linguagem científica ser de difícil assimilação e seus objetos de estudo estarem distantes da realidade escolar de professores e alunos. Assim, disciplina como no caso da paleontologia que possui essa dificuldade, necessita ser abordada através de estratégias metodológicas que facilitem sua compreensão e auxiliem na aprendizagem. E dentre essas estratégias, destacam-se os jogos didáticos como forma de facilitar e estimular nos estudantes uma aprendizagem em sala de aula dinâmica, atraente e de fato significativa. Visto que, vários estudos nessa área demonstram as enormes contribuições alcançadas na aprendizagem escolar, a partir da inserção de jogos didáticos. Neste sentido, pretendeu-se através desse trabalho examinar esses benefícios a partir da construção, aplicação e análise do jogo didático intitulado “Aprendiz de Paleontólogo”, empregado na Escola Estadual José Rolderick de Oliveira, na cidade de Nova Floresta-PB, com os alunos do 6º ano “A” do ensino fundamental II. No primeiro momento, com o intuito de situar os alunos nos principais assuntos que seriam trabalhados no decorrer do jogo, foi ministrada uma aula com slides abordando alguns conteúdos referentes à paleontologia. Em seguida, vinte alunos escolhidos aleatoriamente foram convidados a participarem do jogo, que continha um tabuleiro com trinta casas, quatro piões e cartões com perguntas e respostas de múltipla escolha. O objetivo era quem acertasse o maior número de respostas, avançasse nas casas do tabuleiro, passasse pelos portais e chegasse primeiro na última casa, vencia o jogo e ganhava o troféu com o titulo de Aprendiz de Paleontólogo. Ao término do jogo foi aplicado um formulário com cinco perguntas a respeito do mesmo. A partir dos resultados obtidos por meio do teste, foi notável a empolgação e atração que o jogo desperta no aluno, auxiliando na aquisição do conhecimento de forma prazerosa, contribuindo na socialização. E tudo isso associado ao fascínio que a paleontologia desperta nos alunos. Dessa maneira, com os resultados obtidos através dessa análise, pode-se salientar mais uma vez a importância e necessidade da inserção dessas estratégias de ensino dentro da sala de aula, sendo uma boa forma de sair da rotina escolar, mas sem deixar de lado o cunho educativo.
Abstract: Paleontology is quite diffuse in scientific and academic circles for being a science major contribution to understanding the evolution of the planet and its species. However, their dissemination and integration into the school curriculum is poor, partly because it is a new science, a scientific language is difficult to assimilate and their objects of study are far from the reality of school teachers and students. So discipline as in the case of paleontology that has this difficulty, needs to be addressed through methodological strategies to facilitate their understanding and assist in learning. And among these strategies, we highlight the educational games in order to facilitate and stimulate learning in students a dynamic, attractive and indeed significant class room. Since several studies in this area demonstrate the enormous contributions achieved in school learning, from the insertion of didactic games. In this sense, it is intended through this work examine these benefits from the construction, application and analysis titled didactic game Apprentice paleontologist, held in the State School José Rolderick de Oliveira, in the city of Nova Floresta-PB, with students from 6th year "A" elementary school II. At first, in order to place students in key subjects that would be worked out during the game, was given a lecture with slides addressing some contents related to paleontology. Then, twenty students were chosen randomly invited to participate in the game, which contained a tray of thirty houses, four tops and cards with questions and multiple choice answers. The goal was who would hit the most number of responses, put forward in the squares of the board, passed through the gates and came first in the last house, won the game and earned the trophy with the title of Apprentice paleontologist. At the end of the game a five-item form about the same, from the results obtained from the test was applied, was remarkable excitement and attraction that the game awakens the student, assisting in the acquisition of knowledge in a pleasant way, contributing to the socialization. And all this associated with the fascination that paleontology awakens in students. Thus, the results obtained through this analysis, we can once again stress the importance and necessity of insertion of these teaching strategies in the classroom, being a good way to get out of school routine, but without neglecting the educational basis.
???metadata.dc.description.resumen???: La paleontología está bastante difundida en los círculos científicos y académicos por ser una ciencia de gran aporte para la comprensión de la evolución del planeta y sus especies. Sin embargo, su difusión e inserción en el currículo escolar es precaria, en parte porque es una ciencia nueva, su lenguaje científico es de difícil asimilación y sus objetos de estudio están alejados de la realidad escolar de docentes y alumnos. Así, una disciplina como es el caso de la paleontología que presenta esta dificultad, necesita ser abordada a través de estrategias metodológicas que faciliten su comprensión y ayuden en el aprendizaje. Y entre estas estrategias, destacan los juegos didácticos como forma de facilitar y animar a los alumnos a aprender en un aula dinámica, atractiva y, de hecho, significativa. Ya que, diversos estudios en esta área demuestran los enormes aportes logrados en el aprendizaje escolar, a partir de la inserción de juegos didácticos. En ese sentido, se pretendió a través de este trabajo examinar estos beneficios a partir de la construcción, aplicación y análisis del juego didáctico titulado "Aprendiz de Paleontólogo", utilizado en la Escuela Estadual José Rodderrick de Oliveira, en la ciudad de Nova Floresta-PB , con estudiantes del 6to año “A” de la escuela primaria II. En un primer momento, con el objetivo de situar a los alumnos en los principales temas que se trabajarían durante el juego, se impartió una clase con transparencias sobre algunos contenidos relacionados con la paleontología. Luego, veinte estudiantes elegidos al azar fueron invitados a participar en el juego, que contenía un tablero con treinta cuadrados, cuatro tapas y tarjetas con preguntas y respuestas de opción múltiple. El objetivo era quien acertara más respuestas, avanzara en las casillas del tablero, atravesara los portales y llegara primero a la última casilla, ganara el juego y ganara el trofeo con el título de Aprendiz de Paleontólogo. Al finalizar el juego se aplicó un formulario con cinco preguntas. De los resultados obtenidos a través de la prueba, fue destacable la emoción y atracción que el juego despierta en el estudiante, ayudando en la adquisición de conocimientos de forma amena, contribuyendo a la socialización. Y todo ello asociado a la fascinación que despierta en los estudiantes la paleontología. De esta forma, con los resultados obtenidos a través de este análisis, es posible enfatizar una vez más la importancia y necesidad de insertar estas estrategias didácticas dentro del aula, siendo una buena forma de salir de la rutina escolar, pero sin dejar de lado el carácter educativo.
Keywords: Ensino de Paleontologia
Estratégias metodológicas
Uso de jogos didáticos em sala de aula
Aprendizagem significativa
Teaching Paleontology
Methodological strategies
Use of educational games in the classroom
Meaningful learning
Enseñanza de Paleontología
Uso de juegos educativos en el aula
Aprendizaje significativo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Paleontologia Estratigráfica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9915
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZIANE BARBOSA DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2014.pdfEliziane Barbosa dos Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20141.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.