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dc.contributor.advisor1LOPES, José Conceição.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Marcus J.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756190207165922pt_BR
dc.contributor.referee1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Maria Franco Trindade.-
dc.description.resumoA escola tem um papel fundamental na formação dos cidadãos permitindo instruir pessoas críticas e capazes de transformar a sociedade, permite também a obtenção de múltiplos conhecimentos em diversas áreas, como a Paleontologia, que é uma ciência de grande importância na compreensão da vida pretérita na terra, cuja principal ferramenta de estudo são os fósseis. Trabalhar Paleontologia em sala de aula é essencial para o entendimento dos processos que ocorreram há milhões de anos na terra. Tendo em vista sua importância, foram realizadas aulas práticas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, na cidade de Nova Floresta, Paraíba, Brasil. As práticas pedagógicas têm extrema importância, pois são consideradas fundamentais no desenvolvimento de competências para os educandos. Este trabalho tem como objetivo incentivar a realização de aulas práticas no 7ª ano do Ensino Fundamental II, como forma de melhorar o ensino-aprendizagem e facilitar a compreensão e assimilação do conteúdo abordado tornando-se, assim mais interessante e motivador para os alunos. Este trabalho foi realizado com trinta e sete alunos do 7º ano B, do Ensino Fundamental II, no qual utilizamos pré-teste e pós-teste, referentes à paleontologia, para observar o nível de conhecimento dos discentes. Foi possível avaliar a eficiência da metodologia aplicada que baseou-se em: livros, documentários, artigos e aulas práticas com a produção de réplicas de fósseis. Observou-se após as atividades concluídas que os alunos foram capazes de responder de forma satisfatória as questões relacionadas ao assunto abordado. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a influência positiva, verificando a eficácia da utilização das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleAplicação e atividades pedagógicas sobre o tema paleontologia no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe school plays a key role in the formation of citizens and critical instructs allowing people capable of transforming society, it also allows the obtaining of multiple skills in various fields such as paleontology, which is a science of great importance in understanding the bygone life on earth, his main tool of study are the fossils. Paleontology work in the classroom is essential to understanding the processes that occur over millions of years on earth. Given its importance, practical classes were conducted at the State Elementary School and Middle Rolderick José de Oliveira, in the city of Nova Floresta, Paraíba, Brazil. A pedagogical practice is extremely important, because they are considered essential in developing skills to learners. This work aims to encourage the realization of practical classes in 7th year of elementary school II as a way to improve teaching and learning and facilitate understanding and assimilation of the content covered becoming thus more interesting and motivating for students. This work was conducted with thirty-seven 7th graders B of Elementary II, in which we use pre-test and post-test, for paleontology, to observe the level of knowledge of students. It was possible to evaluate the efficiency of the applied methodology was based on: books, documentaries, articles and tutorials by producing replicas of fossils. Was observed after the completed activities that students were able to respond satisfactorily to the issues related to the subject matter covered. From the results obtained, there was a positive influence, verifying the effectiveness of the use of practical classes in the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9929-
dc.date.accessioned2019-12-06T09:51:17Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-06T09:51:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAulas Práticaspt_BR
dc.subjectProdução de Réplicas de fósseispt_BR
dc.subjectPractical Lessonspt_BR
dc.subjectProduction of replicas of fossilspt_BR
dc.subjectPaleontologia - aulas práticas-
dc.subjectFósseis - réplicas-
dc.subjectPaleontologia - Nova Floresta - PB-
dc.subjectPaleontology - practical classes-
dc.subjectFossils - replicas-
dc.subjectPaleontology - Nova Floresta - PB-
dc.subjectClases prácticas-
dc.subjectProducción de réplicas de fósiles-
dc.subjectFósiles - réplicas-
dc.subjectPaleontología - clases prácticas-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Elizébia Barbosa dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication and pedagogical activities on the subject paleontology in elementary school II in Nova Floresta - PB.pt_BR
dc.title.alternativeAplicación y actividades pedagógicas sobre paleontología en la escuela primaria II de Nova Floresta - PB.-
dc.identifier.citationSANTOS, Elizébia Barbosa dos. Aplicação e atividades pedagógicas sobre o tema paleontologia no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB. 2014. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLa escuela tiene un papel fundamental en la formación de ciudadanos, permitiendo instruir personas críticas y capaces de transformar la sociedad, además permite la adquisición de múltiples conocimientos en varias áreas, como la Paleontología, que es una ciencia de gran importancia en la comprensión de la vida pasada en la tierra. , cuya principal herramienta de estudio son los fósiles. Trabajar la Paleontología en el aula es fundamental para entender los procesos que tuvieron lugar hace millones de años en la tierra. Dada su importancia, se realizaron clases prácticas en la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Rodderrick de Oliveira, en la ciudad de Nova Floresta, Paraíba, Brasil. Las prácticas pedagógicas son de suma importancia, ya que se consideran fundamentales en el desarrollo de competencias de los estudiantes. Este trabajo pretende incentivar la realización de clases prácticas en 7º de Primaria II, como forma de mejorar la enseñanza-aprendizaje y facilitar la comprensión y asimilación de los contenidos tratados, haciéndolos así más interesantes y motivadores para los alumnos. Este trabajo se realizó con treinta y siete alumnos del 7º año B, de la Enseñanza Básica II, en el que se utilizó el pretest y el postest, referentes a la paleontología, para observar el nivel de conocimiento de los estudiantes. Se pudo evaluar la eficiencia de la metodología aplicada, la cual se basó en: libros, documentales, artículos y clases prácticas con la producción de réplicas fósiles. Se observó luego de realizadas las actividades que los estudiantes fueron capaces de responder satisfactoriamente a las preguntas relacionadas con el tema abordado. A partir de los resultados obtenidos se constató una influencia positiva, comprobándose la efectividad del uso de las clases prácticas en el proceso de enseñanza-aprendizaje.-
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