Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9934
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDJESUS, R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6559473930808375pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Ana Maria da.-
dc.contributor.referee2NURIT-SILVA, Kiriaki.-
dc.description.resumoA Educação Ambiental é hoje um tema bastante discutido e que vem ganhando destaque principalmente em ambientes acadêmicos, e atualmente está sendo pesquisada em diferentes espaços: escolares e não escolares. Existem diversos modos de fazer e trabalhar com Educação Ambiental e levando em consideração que a pesquisa científica serve para a produção e divulgação de conhecimento, buscamos descobrir qual é o corpus teórico que tem embasado os estudos e pesquisas em Educação Ambiental no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, e tentar apontar sua contribuição para a Educação Ambiental formal. Para alcançar este objetivo analisou-se as Referências Bibliográficas dos Trabalhos de Conclusão de Curso que tratassem da temática ambiental, depositados na biblioteca deste campus universitário, apontando os autores mais referenciados, suas obras mais citadas e algumas de suas ideias sobre a temática. Ao longo da pesquisa sentiu-se a necessidade de avaliar e analisar a Natureza das Referências Bibliográficas dos trabalhos escolhidos. A partir da análise, pode-se perceber que poucos trabalhos produzidos na região são mencionados na construção do suporte bibliográfico e que em geral são utilizados mais artigos científicos que outras fontes para o embasamento teórico. Ao final da pesquisa conclui-se que o corpus de Educação Ambiental neste centro universitário ainda está em construção, contudo caminha para uma linha crítica e reflexiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental no CES/UFCG: um panorama a partir da análise das referências bibliográficas dos trabalhos de conclusão de curso.pt_BR
dc.advisor1Educación ambiental-
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractEnvironmental education is now a widely discussed topic and has come to prominence especially in academic environments, and is currently being investigated in different spaces: school and non-school. There are several ways of making and working with Environmental Education and considering that scientific research is for the production and dissemination of knowledge we sought to discover what is the theoretical corpus which has based studies and research in Environmental Education at the Center for Education and Health of the Universidade Federal de Campina Grande, and try to point out their contribution to the formal Environmental Education. To achieve this goal we analyzed the references of final papers that addressed the environmental issues, deposited in this campus library, pointing out the most referenced authors, their most cited works and some of their ideas on the subject. Throughout this study we felt the need to assess and analyze the nature of References of the chosen papers. From the analysis, it can be noticed that a few works produced in this region are mentioned in the construction for the bibliographic support and in general, scientific articles are more used than other sources for the theoretical framework. At the end of the study it is concluded that the corpus of environmental education at this university center is still under construction, but walks into a critic and reflective line.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9934-
dc.date.accessioned2019-12-06T10:28:18Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-06T10:28:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectReferências Bibliográficaspt_BR
dc.subjectCorpus teóricopt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectReferencespt_BR
dc.subjectTheoretical Corpuspt_BR
dc.subjectInvestigación-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJESUS, Renalle Aparecida de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education at CES / UFCG: a panorama from the analysis of the bibliographical references of the course conclusion works.pt_BR
dc.title.alternativeLa educación ambiental en el CES/UFCG: un panorama a partir del análisis de las referencias bibliográficas de los trabajos de conclusión del curso.-
dc.identifier.citationJESUS, Renalle Aparecida de. Educação ambiental no CES/UFCG: um panorama a partir da análise das referências bibliográficas dos trabalhos de conclusão de curso. 2014. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLa Educación Ambiental es hoy en día un tema muy discutido y ha ido cobrando protagonismo principalmente en los ambientes académicos, siendo actualmente investigada en diferentes espacios: escolares y no escolares. Hay varias formas de hacer y trabajar con la Educación Ambiental y teniendo en cuenta que la investigación científica sirve para la producción y difusión del conocimiento, buscamos descubrir cuál es el corpus teórico que ha fundamentado los estudios e investigaciones en Educación Ambiental en el Centro de Educación. y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande, y tratar de señalar su contribución a la Educación Ambiental formal. Para lograr este objetivo, se analizaron las Referencias Bibliográficas de los Trabajos de Conclusión de Curso que trataron el tema ambiental, depositados en la biblioteca de este campus universitario, señalando los autores más referenciados, sus obras más citadas y algunas de sus ideas sobre la tema. A lo largo de la investigación, se sintió la necesidad de evaluar y analizar la Naturaleza de las Referencias Bibliográficas de las obras seleccionadas. Del análisis se desprende que pocos trabajos producidos en la región son mencionados en la construcción del soporte bibliográfico y que, en general, se utilizan más artículos científicos que otras fuentes para la fundamentación teórica. Al final de la investigación se concluye que el corpus de la Educación Ambiental en este centro universitario aún se encuentra en construcción, sin embargo transita hacia una línea crítica y reflexiva.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENALLE APARECIDA DE JESUS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2014.pdfRenalle Aparecida de Jesus - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2014252.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.