Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9950
Title: Processos de aprendizagem de geografia na educação de jovens e adultos na cidade de Cajazeiras-PB.
Other Titles: Geography learning processes in youth and adult education in the city of Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: SARAIVA, Rafaelly Delmira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
Keywords: Geografia - estudo e ensino - educação de jovens e adultos;Aprendizagem - ensino de geografia;Geografia escolar;Educação de jovens e adultos - ensino de geografia;Geography - Study and Teaching - Youth and Adult Education;Learning - Geography Teaching;School Geography;Youth and Adult Education - Geography Education
Issue Date: 30-Nov-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SARAIVA, Rafaelly Delmira. Processos de aprendizagem de geografia na educação de jovens e adultos na cidade de Cajazeiras - PB. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos do segundo segmento. Para isso fazemos um breve histórico sobre a educação de adultos partindo do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) até os dias atuais. Buscamos também respostas a fim de sabermos como anda a construção dos saberes geográficos, como eles estão sendo trabalhado em sala de aula, e qual a influência da disciplina em suas vidas. E para isso, é essencial que se construa o conhecimento geográfico para além do livro didático. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi o questionário escrito, com base no método monográfico e estatístico. Através das questões analisamos a fala dos alunos sobre o que eles acham da geografia, como ela está presente no seu dia-a-dia, e de qual forma ela se manifesta a fim de aprimorar esses conceitos com a mediação do professor.
Abstract: This research aims to analyze the teaching of geography on the Education of Young and Adults of the second segment. For this, we do a brief history of adult education starting from the MOBRAL (Movimento de Alfabetização no Brasil – Brazilian Literacy Movement) until the present day. We also looked for answers to identify how the construction of geographic knowledge is working, how they are being worked in the classroom, and the influence of the discipline in their lives. And for this, it is essential to build geographic knowledge beyond the textbook. The methodology used in this research was the written questionnaire, based on the monographic and statistical method. Through the questions, we analyzed the speech of students about their opinions related to geography, as it is present in your day-to-day, and what form it manifests, in order to improve these concepts with the mediation of the teacher.
Keywords: Geografia - estudo e ensino - educação de jovens e adultos
Aprendizagem - ensino de geografia
Geografia escolar
Educação de jovens e adultos - ensino de geografia
Geography - Study and Teaching - Youth and Adult Education
Learning - Geography Teaching
School Geography
Youth and Adult Education - Geography Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9950
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELLY DELMIRA SARAIVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2011.pdfRafaelly Delmira Saraiva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2011.307 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.