Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSARAIVA, R. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297337478701715pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos do segundo segmento. Para isso fazemos um breve histórico sobre a educação de adultos partindo do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) até os dias atuais. Buscamos também respostas a fim de sabermos como anda a construção dos saberes geográficos, como eles estão sendo trabalhado em sala de aula, e qual a influência da disciplina em suas vidas. E para isso, é essencial que se construa o conhecimento geográfico para além do livro didático. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi o questionário escrito, com base no método monográfico e estatístico. Através das questões analisamos a fala dos alunos sobre o que eles acham da geografia, como ela está presente no seu dia-a-dia, e de qual forma ela se manifesta a fim de aprimorar esses conceitos com a mediação do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleProcessos de aprendizagem de geografia na educação de jovens e adultos na cidade de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2011-11-30
dc.description.abstractThis research aims to analyze the teaching of geography on the Education of Young and Adults of the second segment. For this, we do a brief history of adult education starting from the MOBRAL (Movimento de Alfabetização no Brasil – Brazilian Literacy Movement) until the present day. We also looked for answers to identify how the construction of geographic knowledge is working, how they are being worked in the classroom, and the influence of the discipline in their lives. And for this, it is essential to build geographic knowledge beyond the textbook. The methodology used in this research was the written questionnaire, based on the monographic and statistical method. Through the questions, we analyzed the speech of students about their opinions related to geography, as it is present in your day-to-day, and what form it manifests, in order to improve these concepts with the mediation of the teacher.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9950
dc.date.accessioned2019-12-06T11:40:44Z
dc.date.available2019-12-06
dc.date.available2019-12-06T11:40:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - estudo e ensino - educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAprendizagem - ensino de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - ensino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography - Study and Teaching - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectLearning - Geography Teachingpt_BR
dc.subjectSchool Geographypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - Geography Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSARAIVA, Rafaelly Delmira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography learning processes in youth and adult education in the city of Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSARAIVA, Rafaelly Delmira. Processos de aprendizagem de geografia na educação de jovens e adultos na cidade de Cajazeiras - PB. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELLY DELMIRA SARAIVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2011.pdfRafaelly Delmira Saraiva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2011.307 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.