Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9959
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2626728872505411 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Everton Vieira da. | |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, E. V. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SALES, Luciano Leal de Morais. | |
dc.contributor.referee2 | LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira. | |
dc.description.resumo | O uso de metodologias ativas no ensino de química na EJA possibilita aos estudantes maior flexibilidade, entusiasmo e interação entre os conteúdos abordados em sala de aula. Sendo assim, é de fundamental importância que o professor de química esteja apto a desenvolver estratégias que chamem a atenção do aluno desta modalidade de ensino, procurando fazer com que o mesmo assimile e relacione a química ao cotidiano. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi avaliar a potencialidade do uso de metodologias ativas nas aulas de química do ensino médio da modalidade EJA. Para tanto, foi elaborado uma sequência didática através da adoção de metodologias diversificadas para o ensino de hidrocarbonetos, sendo estas aplicadas com alunos da modalidade EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, sendo submetidas a questionários para avaliarem o nível de aceitação dos recursos utilizados. Através dos resultados obtidos foi possível perceber uma melhora significativa nas percepções dos alunos quanto ao ensino de química através do uso de metodologias ativas, pois propiciaram ao aluno identificar a química no cotidiano e a importância de estudá-la. Nota-se, portanto, a importância em diversificar as aulas deste componente curricular, focando na formação cidadã dos educandos através de uma abordagem crítica sobre o papel desta disciplina na sociedade atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química. | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas aplicadas ao ensino de química na educação de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | The use of active methodologies in teaching chemistry in the EJA (Youth and Adult Education) allows students greater flexibility, enthusiasm and interaction between the contents covered in the classroom. Therefore, it is of fundamental importance that the teacher of chemistry is able to develop strategies that attract the attention of the student of this modality of education, trying to make it assimilate and relate the chemistry to the daily life. In this perspective, the objective of this study was to evaluate the potential of the use of active methodologies in the high school chemistry classes of the EJA modality. For this purpose, a didactic sequence was elaborated through the adoption of diversified methodologies for the hydrocarbon education, being applied with EJA students of the State School of Elementary and High School Francisco de Sá Cavalcante, being submitted to questionnaires to evaluate the level of acceptance of the resources used. Through the obtained results it was possible to perceive a significant improvement in the students' perceptions regarding the teaching of chemistry through the use of active methodologies, as they allowed the student to identify the chemistry in the daily life and the importance of studying it. Therefore, it is important to diversify the classes of this curricular component, focusing on the citizens' education of the students through a critical approach to the role of this discipline in today's society. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9959 | |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T14:43:41Z | |
dc.date.available | 2019-12-06 | |
dc.date.available | 2019-12-06T14:43:41Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Química - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Recursos metodológicos | pt_BR |
dc.subject | Método | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - teaching | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education - EJA | pt_BR |
dc.subject | Methodological Resources | pt_BR |
dc.subject | Method | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Erica Izone dos Santos. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Active methodologies applied to chemistry teaching in youth and adult education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Erica Izone dos Santos. Metodologias ativas aplicadas ao ensino de química na educação de jovens e adultos. 2019. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ERICA IZONE DOS SANTOS OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2019.pdf | Erika Izone dos Santos. TCC. Licenciatura em Química 2019 | 856.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.