Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, E. K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2245033501884386pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzaia.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Ana Maria da.-
dc.contributor.referee2CASTRO, Francisco José V. de.-
dc.description.resumoAo passar dos anos a Educação Ambiental tem ganhado a atenção de estudiosos, pesquisadores e professores, que desenvolvem pesquisas, projetos, ações com diversas abordagens temáticas e metodológicas para públicos e situações variadas, construindo um cenário diverso quanto às formas de conceber essa educação. A presente pesquisa buscou fazer uma análise das monografias em Educação Ambiental produzidas no CES/UFCG por alunos dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química com o objetivo de construir um panorama das produções locais. Qual Educação Ambiental vem sendo desenvolvida neste contexto de interiorização universitária? A pesquisa de abordagem qualitativa analisou as monografias disponíveis no acesso da biblioteca do CES/UFCG desde o ano 2010. A análise das monografias foi feita a partir de quadros comparativos e ficha de análise. Foi dada atenção especial ao tipo de pesquisa, foco temático, área de atuação, público alvo, e atividade acadêmica relacionada. Os resultados mostram uma concentração de trabalhos na área de biologia, com pesquisa exploratória e de intervenção, com foco temático na apreensão da subjetividade e também no desenvolvimento de atividades pedagógicas em Educação Ambiental. Temas mais frequentes foram a água e impactos ambientais. Por fim, a pesquisa discute os limites e possibilidades para seguir o desenvolvimento da área na região Curimataú Paraibano que implica em ampliar a atuação para além da escola e aponta temáticas emergentes no contexto local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleA educação ambiental no CES/UFCG: um panorama a partir dos trabalhos de conclusão de curso.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractOver the years Environmental Education has gained the attention of scholars, researchers and teachers, who develop searches and projects, actions with a lot of thematic approaches and methodological for public and different situations, building a diverse scenery such as way to conceive that education. This paper sought to analyze monographs with Environmental Education thems produced at CES/UFCG by students of undergraduate courses in Biology, Physics, Mathematics and Chemistry in order to build a picture of local productions. Which is Environmental Education been developed in this context of university internalization? The research of quality approach analyzed the monographs available at the library of the CES/UFCG since 2010. The analysis of monographs was made from comparative frame and chards of analyze. Particular attention was paid to the type of research, thematic focus, practice area, target audience, and related academic activity. The results show a concentration of work in biology, with exploratory research and intervention, with the thematic focus on apprehending subjectivity as well as the development of pedagogical activities in Environmental Education. The frequent themes were: the water and environment impacts in general. Finally, the research discusses the limits and possibilities to achieve the development in the Curimataú region of Paraíba, that it implies to expand an actuation further school and suggests emerging thematic points in local context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9961-
dc.date.accessioned2019-12-06T15:39:00Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-06T15:39:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectPerfil da Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectCES/UFCGpt_BR
dc.subjectAnalysispt_BR
dc.subjectProfile of Environmental Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Evanise Karla da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education at CES / UFCG: an overview from the course conclusion work.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Evanise Karla da Silva. A educação ambiental no CES/UFCG: um panorama a partir dos trabalhos de conclusão de curso. 2014. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANISE KARLA DA SILVA ARAÚJO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS CES 2014.pdfEVANISE KARLA DA SILVA ARAÚJO - TCC BIOLOGIA 2014466.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.