Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1VIDEIRA, Piedade Lino.-
dc.contributor.advisor1IDVIDEIRA, Piedade L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269580489108934pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS , Elzanir dos.-
dc.contributor.referee2PEREIRA , Zildene Francisca.-
dc.description.resumoO trabalho aqui apresentado tem como título O uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil e intenciona apresentar uma reflexão sobre como educadoras desta fase do ensino introduzem esse recurso em suas metodologias. O objetivo geral desse estudo é analisar como as educadoras utilizam a música na sala de aula na Educação Infantil. O objetivo geral desdobrou-se nos objetivos específicos: investigar com quais objetivos as professoras utilizam a música na sala de aula; observar como os educandos reagem quando se trabalha com música na sala de aula. Trazendo também para essa reflexão, a Arte, já que a música representa uma de suas linguagens. Essa investigação inscreve-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e a entrevista com as educadoras, Marta e Lúcia, sendo que estes nomes são fictícios a fim de manter guardada a identidade de ambas. Elas lecionam numa instituição de Educação Infantil da cidade de Cajazeiras/PB, nas séries de nível II e III. A investigação revelou que elas por vezes utilizam canções em suas aulas de maneira espontânea, sem relacioná-las ao conteúdo escolar e sem ampliar o gosto musical das crianças, como também desconhecem como utilizar a música como recurso didático-pedagógico em sala de aula de maneira significativa. Foi possível perceber ainda, que as educadoras não aproveitam para enriquecer o gosto musical das crianças trazendo outras canções que possivelmente elas não tenham acesso fora da sala de aula. Por fim, através desse trabalho foi possível constatar algumas das contribuições do uso da música como forma de promover o desenvolvimento integral da criança facilitando a aprendizagem de conteúdos escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe work presented here has as its theme The use of Music in Childhood Education Learning Process. In this way it presents a reflection on how educators of Childhood Education introduce this resource in their methodologies, also bringing to this reflection Art, since Music represents one of its languages. This investigation registers as a qualitative type research, based on some principles of Case Study. It had locus in the São José Nursery in Cajazeiras city – PB. The instruments used for the data collection were the observation and the interview with the teachers of Childhood Education Marta and Lúcia, whose names are fictitious in order to safeguard the identity of both. They teach in level one and level two grades. The investigation revealed that the educators sometimes employ some songs in their classes spontaneously, without relate them to the content or even without taking into account the children’s musical taste, as well as they do not know how to use this resource. It was also possible to realize that the educators do not take advantage of these moments to enrich the children’s musical taste bringing other songs that they possibly do not have access outside the classroom. At last, through this work it was possible to realize the contributions of the use of music as a way to promote the children’s integral development facilitating the learning of scholar contents.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963-
dc.date.accessioned2019-12-06T15:52:38Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-06T15:52:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMúsica - educação infantilpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMusic - early childhood educationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectKidpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cícera Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of music in the learning process in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cícera Pereira da. O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. 2012. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
CÍCERA PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdf275.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.