Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Elzanir dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308741288364583pt_BR
dc.contributor.referee1BORBA, Valéria de Moura.-
dc.contributor.referee2ARAUJO, Edinaura de Almeida.-
dc.description.resumoEste trabalho é uma reflexão sobre o processo de ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental, enfocando, como a leitura está sendo trabalhada nas salas de aula, uma vez que a realidade presente constata alunos que entram na série seguinte com sérios problemas no aprendizado escolar, por conta de uma má alfabetização. Neste trabalho terei como guia os seguintes objetivos específicos; observar como os alunos se relacionam com a leitura na sala de aula; identificar as dificuldades dos alunos a respeito da leitura; caracterizar a metodologia utilizada pelo professor. Sabendo que o papel da leitura se constitui na construção tanto do conhecimento como também de competências que habilitam o aluno a exercer de fonna participativa a sua cidadania, a leitura é considerada uma ferramenta essencial no processo ensino aprendizagem. Aprender a ler deve ser um ato de continuação da vida, em que tal atividade tem como objetivo levar os indivíduos a interagir com o mundo de fo1111a ainda mais criativa, consciente e capaz de reescrever o mundo, transformando-os através de uma prática constante. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, em que foi feito uma coleta para obter dados, entrevistando cinco professores, e dez alunos dos respectivos professores, de três escolas da zona rural e da zona urbana do município de Bernardino Batista. Esta pesquisa teve como resultados: alunos aparentam, na grande maioria, um bom relacionamento com a leitura em sala de aula, gostam de ouvir as historinhas e de ler; ao responderem as indagações, foram identificadas algumas dificuldades na leitura; porém, os professores estão trabalhando essas dificuldades, através de métodos diversificados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEnsino da leitura: vivência e dificuldades.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThis work is a reflection on the teaching of e!ementary school, focusing, as reading is being worked on in the classroom since the present reality finds students entering the next series with serious problems in leaming school, on account of poor literacy. ln this work I will have as a guide the following specific objectives; observe how students relate to reading in the classroom, identify weaknesses in students about reading and writing; characterize the methodology used by the teacher. Ki1owing the role of reading constitutes the constmction of both knowledge as well as skills that enable students to engage in a participatory your citizenship, reading is considered an essential too! in the leaming process. Leaming to read should be an act of continuation of life, that such activity aims to get individuais to internet with the world in a more creative, conscious and able to rewrite the world, transforming them through constant practice. The methodology used was the literature research and field research, in which a collection was made for data, interviewing five teachers and ten students of their teachers from three schools in mral and urban area of Bernardino Batista. This research had the results: students appear, in most cases, a good re!ationship with reading in the classroom, like to hear the stories and read, to answer the questions, we identified some difficu!ties in reading and writing, but teachers are working these difficulties, through diverse methods.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9973-
dc.date.accessioned2019-12-06T20:19:10Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-06T20:19:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectReading - study and teachingpt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Gláucia Nelly Egídio Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading teaching: experience and difficulties.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Gláucia Nelly Egídio Andrade. Ensino da leitura: vivência e dificuldades. 2012. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLÁUCIA NELLY EGÍDIO ANDRADE BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfGláucia Nelly Egídio Andrade Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2012.2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.