Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9976
Title: O processo de ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: The process of teaching reading and writing in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Maria Genilda.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Elzanir dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BORBA, Valéria Maria de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Leitura e escrita - ensino fundamental;Alfabetização;Ensino fundamental;Reading and writing - elementary school;Literacy;Elementary School
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Maria Genilda. O processo de ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: A alfabetização, de forma mais ampla, tem sido uma questão bastante discutida, principalmente pelos profissionais de educação, por se observar uma grande dificuldade no processo inicial de aquisição da leitura e da escrita por parte dos discentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este processo vem recebendo uma especial atenção, principalmente, por ser parte da concepção de que a aquisição da leitura e escrita não diz respeito somente ao aprendizado da língua, mas à importância de todo o contexto sócio- cultural, histórico e econômico, no qual o indivíduo está inserido. Assim, o estudo proposto tem como objetivo geral analisar o processo de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental e como objetivos específicos verificar quais as metodologias e recursos didáticos os professores utilizam para alfabetizar os alunos; identificar as dificuldades dos alunos e dos professores no processo de ensino e aprendizagem; compreender como a escola e os professores tentam sanar tais dificuldades; mapear a formação dos professores para atuar neste processo de ensino. Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de campo, porque o investigador assume o papel de observador e explorador, coletando diretamente as informações fornecidas pelos docentes que atuam na sua respectiva sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação em sala de aula e uma entrevista realizada junto à professora que leciona no 1º Ano do Ensino Fundamental I. Esses instrumentos possibilitaram uma maior compreensão de como os professores desenvolvem o processo de leitura e escrita de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A realização deste estudo possibilitou chegar a algumas conclusões. Primeiramente reforcei a concepção de que o processo de leitura e escrita é bastante complexo e exige mais compromisso tanto dos professores como dos alunos, uma vez que o processo de alfabetização implicará na vida estudantil dos alunos. Percebi também que alguns docentes lecionam nos anos iniciais mais mesmo assim não buscam uma qualificação adequada, o que pode dificulta o processo inicial de ensino da leitura e escrita, entre outras dificuldades. Diante desse fato, conclui que são diversas as barreiras que interferem no processo de aprendizagem dos alunos.
Abstract: Literacy, more broadly, has been a question much discussed, especially by education professionals, by observing a great difficulty in the initial acquisition of reading and writing by the students in the first years of elementary school. This process has received special attention, mainly because it is part of the view that the acquisition of reading and writing is not just about learning the language, but the importance of the entire socio-cultural, historical and economic, in which the individual belongs. Thus, the proposed study aims at analyzing the process of reading and writing in the early years of elementary school and specific objectives determine which methodologies and teaching resources teachers use to teach literacy students, identify students' difficulties and teachers in teaching and learning; understand how schools and teachers try to remedy such difficulties; map the training of teachers to work in the teaching process. This research is characterized as a field study, because the researcher assumes the role of observer and explorer, collecting information directly provided by teachers working in their respective classrooms. The instruments of data collection were: classroom observation and an interview with the teacher who teaches in Year 1 of the Elementary School I. These tools have enabled a greater understanding of how teachers develop the process of reading and writing to students of the early years of elementary school. This study made it possible to draw some conclusions. First reinforced the view that the process of reading and writing is very complex and requires more commitment of both teacher and student, since the process will involve literacy of students in student life I also realized that some teachers teach in the early years most still do not seek a suitable qualification, which hampers can start the process of teaching reading and writing, among other difficulties. Given this fact, concludes that there are various barriers that interfere with the learning process of students.
Keywords: Leitura e escrita - ensino fundamental
Alfabetização
Ensino fundamental
Reading and writing - elementary school
Literacy
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9976
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GENILDA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfMaria Genilda Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2012.422.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.