Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
Title: O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
Other Titles: The use of marketing as an electoral strategy: the instruments used by the city councilors of the city of Sumé - PB in the 2016 election.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Victor Hugo Matias de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Allan Gustavo Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Edén Duarte de.
Keywords: Marketing eleitoral;Eleições municipais - marketing;Estratégia de marketing;Marketing político;Electoral marketing;Municipal elections - marketing;Marketing strategy;Political marketing
Issue Date: 3-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Victor Hugo Matias de. O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
???metadata.dc.description.resumo???: O marketing eleitoral atualmente é essencial para os processos eleitorais, podendo ser um fator determinante para que uma campanha eleitoral seja vitoriosa ao final do pleito. O problema central deste estudo é qual a percepção dos vereadores eleitos no pleito de 2016 no município de Sumé, na Paraíba, acerca da utilização do marketing em sua campanha eleitoral? O objetivo geral foi compreender a visão que os atuais vereadores da cidade de Sumé na Paraíba têm em relação a importância do marketing eleitoral para a vitória na sua eleição. Como objetivos específicos, têm-se: identificar qual a importância e os possíveis ganhos na utilização do marketing no período eleitoral para os candidatos; descrever as estratégias de marketing eleitoral usadas pelos vereadores de Sumé, na Paraíba, na campanha eleitoral de 2016; sugerir melhorias no marketing eleitoral dos candidatos a vereadores para resultados favoráveis em pleitos eleitorais. Metodologicamente, este trabalho apresenta características de um estudo descritivo-exploratório, aplicada, de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados, verificou-se que os atuais vereadores da cidade de Sumé fizeram uso de alguns instrumentos que o marketing eleitoral dispõe, mas não de todos. Conclui-se, que os vereadores entendem a importância da utilização do marketing eleitoral em disputas eleitorais, mas não fazem uso de todo seu potencial por falta de informação a respeito do tema.
Abstract: Electoral marketing is currently essential to electoral processes and can be a determining factor for an electoral campaign to be successful at the end of the election. The central problem of this study is what is the perception of city councilmen elected in the 2016 election in the city of Sumé, Paraíba, about the use of marketing in their electoral campaign? The general objective was to understand the vision that the current councilors of the city of Sumé in Paraíba have regarding the importance of electoral marketing for the victory in their election. Specific objectives include: identifying the importance and possible gains of using marketing in the election period for candidates; describe the electoral marketing strategies used by the councilmen of Sumé, in Paraíba, in 2016 election campaign; to suggest improvements in the electoral marketing of candidates for city councilors for favorable results in elections. Methodologically, this work presents characteristics of a descriptive-exploratory, applied, qualitative and quantitative study. As a result, it was verified that the current councilors of the city of Sumé made use of some instruments that electoral marketing has, but not all of them. It’s concluded that the councilors understand the importance of the electoral marketing in electoral disputes, but don’t make use of their full potential due to lack of information about the subject.
Keywords: Marketing eleitoral
Eleições municipais - marketing
Estratégia de marketing
Marketing político
Electoral marketing
Municipal elections - marketing
Marketing strategy
Political marketing
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VICTOR HUGO MATIAS DE BRITO - TCC GESTÃO PÚBLICA 2019.pdfVictor Hugo Matias de Brito - TCC Gestão Pública 2019. 913.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.