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Title: Necessidade educacional especial (NEE): o desafio da prática docente da licenciatura em ciências biológicas no CES/UFCG.
Other Titles: Special Educational Needs (SEN): the challenge of teaching practice in undergraduate life sciences at CES / UFCG.
Necesidad educativa especial (NEE): el desafío de la práctica docente de la licenciatura en ciencias biológicas en el CES/UFCG.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Roberto Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SODRÉ NETO, Luiz.
Keywords: Processo ensino aprendizagem;Discentes;Biologia;Learning process;Students;Biology;Proceso de enseñanza-aprendizaje;Estudiantes biología
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Roberto Ferreira da. Necessidade educacional especial (NEE): o desafio da prática docente da licenciatura em ciências biológicas no CES/UFCG. 2014. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo ensino aprendizagem é contínuo e multilateral. Os desafios emergem no dia a dia docente e discente, sendo o professor um elemento de extrema importância em todas as etapas do referido processo. Objetivou descrever a visão dos docentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sobre a prática de ensino com alunos que apresentem Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em Cuité – PB. Nossa pesquisa foi desenvolvida com doze docentes, durante o período de maio a junho de 2014. Buscou-se investigar as ações desenvolvidas pela UFCG sobre o tema (análise documental), o perfil acadêmico dos docentes, a disponibilidade de recursos de infraestrutura e didático pedagógicos oferecidos pela instituição, e por fim a visão dos professores sobre a vivência com alunos portadores de necessidades educativas especiais. Os dados foram trabalhados quali quantitativamente e apresentados na forma de textos e valores percentuais. Registrou-se que o principal documento diretivo e normativo da UFCG foi o “Projeto para o Desenvolvimento de Ações de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais da UFCG”. No que se refere à formação acadêmica, 66,67% dos professores são formados em Ciências Biológicas, e a maioria tem doutorado. A infraestrutura vem passando por diversas e contínuas obras de adequação destacando-se a instalação de rampas de acesso para discentes com deficiência motora. Até o presente momento, não existem recursos didáticos pedagógicos totalmente especializados ao atendimento a alunos. A maioria dos docentes (58%) já atendeu alunos com necessidades educacionais especiais, porém 67% dos mesmos não pensaram em fazer um curso de capacitação na área. Consideramos implantar de maneira célere o projeto da UFCG, além de incluir o tema das Necessidades Educativas Especiais (NEE) para a pauta de debates durante a Semana Pedagógica.
Abstract: The learning process is continuous and multilateral. The challenges arise day by day for teachers and students, and the teacher act as an element of utmost importance at all stages of that process. Aimed to describe the vision of the teachers of the Centro de Educação e Saúde (CES) f the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) about the practice of teaching with students who have Special Educational Needs (SEN), in Cuité - PB. Our research was conducted with twelve teachers, during the period of May-June 2014, and was sought to investigate the actions developed by UFCG on the subject (document analysis), the academic profile of teachers, availability of infrastructure resources and didactic teaching offered by the institution and finally the vision of teachers regarding their experiences with students with special educational needs. The data were worked out by qualitative quantitatively ways and presented in the form of texts and percentages. We have observed that the prime directive and normative document UFCG was the "Projeto para o Desenvolvimento de Ações de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais da UFCG". With regard to academic education, 66.67% of teachers are graduating in Biological Sciences, and most have doctor degrees. The infrastructure has been undergoing various and continuous adaptation works highlighting the installation of ramps for students with physical disabilities. To the present date, there are no fully specialized material to teaching students with special needs. Most teachers (58%) has recepted students with special educational needs, but 67% of them did not want to do a training course in the area. We consider deploy in a rapid way UFCG’s project and includes the theme of the Special Educational Needs (SEN) to the list of discussions at the event of the Pedagogical Week.
???metadata.dc.description.resumen???: El proceso de enseñanza-aprendizaje es continuo y multilateral. Los desafíos surgen en el día a día de la docencia y de la vida estudiantil, siendo el docente un elemento de suma importancia en todas las etapas de este proceso. Tuvo como objetivo describir la visión de los profesores de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) sobre la práctica docente con estudiantes que tienen Necesidades Educativas Especiales (NEE) en Cuité-PB. Nuestra investigación se realizó con doce profesores, durante el período de mayo a junio de 2014. Se buscó investigar las acciones desarrolladas por la UFCG sobre el tema (análisis de documentos), el perfil académico de los profesores, la disponibilidad de infraestructura y recursos didácticos pedagógicos ofrecidos. por parte de la institución, y por último, la visión de los docentes sobre la experiencia con alumnos con necesidades educativas especiales. Los datos fueron trabajados cualitativa y cuantitativamente y presentados en forma de textos y valores porcentuales. Se señaló que el principal documento directivo y normativo de la UFCG fue el “Proyecto para el Desarrollo de Acciones de Apoyo a Estudiantes con Necesidades Educativas Especiales de la UFCG”. En cuanto a la formación académica, el 66,67% de los docentes están formados en Ciencias Biológicas, y la mayoría tiene doctorado. La infraestructura ha sido objeto de varias y continuas obras de adecuación, destacando la instalación de rampas de acceso para alumnos con discapacidad física. A la fecha, no existen recursos didácticos docentes totalmente especializados al servicio de los estudiantes. La mayoría de los docentes (58%) ya han atendido a alumnos con necesidades educativas especiales, pero el 67% de ellos no pensó en realizar un curso de formación en el área. Consideramos implementar rápidamente el proyecto de la UFCG, además de incluir el tema de las Necesidades Educativas Especiales (NEE) en la agenda de debates durante la Semana Pedagógica.
Keywords: Processo ensino aprendizagem
Discentes
Biologia
Learning process
Students
Biology
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Estudiantes biología
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9984
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