- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
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Dialogar sobre o Tempo Comunidade (TC) como parte dopercurso formativo de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), traz a exigência de situarmos a Pedagogia da Alternância como proposta pedagógica e metodológica que sustenta este tempo formativo.
Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cur...
Este capítulo tem por objetivo reletir sobre o letramento estatístico, estabelecendo relações com a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica (EMC). Apresentamos os principais aspectos de cada uma dessas áreas e, em seguida, problematizamos sobre perspectivas de atividades que podem ser desenvolvidas no ensino de Estatística em escolas do campo, visando contribuir para o letramento estatístico. Essas relexões são parte de um projeto de doutorado em andamento que investiga as possibilidades de situações de letramento estatístico nos contextos da Educação do Campo, a partir de preocupações com a justiça social, democracia, além de questões sociopolíticas e socioculturais presentes no campesinato. Palavras-Chave: Educação do Campo, Letramento Estatístico, Educação ...
Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses.
Cada capítulo escrito é uma parte do todo que nos ajuda a compreender a complexidade das preocupações expressas pela EMC, num movimento, “que maduro explode em voos”. Cabe destacar a ênfase nas ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, evidenciadas na presente obra. De fato, a formação continuada é uma necessidade apontada por professores das diferentes áreas de conhecimento que atuam na Educação Básica ou no Ensino Superior. No que se refere aos professores que ensinam Matemática, essa necessidade é ainda maior, visto que fomos formados com fortes marcas do modelo 3+1, que dissociou a formação matemática (3 anos do curso de Licenciatura) da formação didático- pedagógica (1 ano do curso de Licenciatura).
Trazemos, inicialmente, uma breve reflexão sobre a Licenciatura em Educação do Campo e, em seguida, buscamos evidenciar elementos que relacionam a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Após, apresentamos os procedimentos metodológicos adotado na análise documental e os principais dados da pesquisa.
Apresentamos uma reflexão sobre a pertinência de ensinar Matemática por meio de cenários para investigação e focamos, em particular, a formação de professores de Matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para ilustrar nossa reflexão apresentamos dois cenários propostos por dois professores formadores e vivenciados pelos estudantes do referido curso. Os resultados dessas experiências mostram que os cenários para investigação se configuraram em suportes importantes para as atividades dos professores, na medida em que o trabalho investigativo realizado evidenciou diversos aspectos da relação que há entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato de pertencimento dos estuda...
Buscamos entender como a articulação entre os conteúdos escolares e os saberes dos camponeses acontecem na sala de aula, particularmente, no ensino de Matemática de uma escola do campo do Agreste pernambucano. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa em um quadro de Iniciação Científica (SILVA, 2014), buscando responder a seguinte pergunta: que atividades matemáticas são propostas por professores que atuam em escolas do campo do Agreste de Pernambuco aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental?
Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tend...
As plantas medicinais são amplamente empregadas no tratamento de diversas enfermidades, embora algumas possam conter substâncias citotóxicas, genotóxicas e mutagênicas, exigindo estudos para identificação dessas propriedades. Entre as plantas brasileiras, destaca-se a Arrabidaea chica, da família Bignoniaceae, reconhecida por suas propriedades medicinais no tratamento de diarreia, enfermidades da pele, cólica intestinal, anemia e cicatrização de feridas. Outra família relevante é a Acanthaceae, especialmente o gênero Justicia, que recentemente foi descoberta uma nova espécie, a Justicia rubrobracteata, ainda não estudada quanto a suas propriedades terapêuticas ou segurança. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a atividade citotóxica, genotóxica e mutagênica de extratos da Ar...
A educação superior no Brasil tem apresentado elevado grau de democratização, tanto em relação ao acesso quanto à permanência. Com a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), as políticas públicas voltadas a assistência aos discentes são regulamentadas e estruturadas para dar oportunidades igualitárias aos estudantes em condições socioeconômicas desfavoráveis, de modo que, após o ingresso na educação superior, eles possam permanecer até a conclusão. O PNAES destina recursos públicos para as políticas educacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e prevê a obrigatoriedade dessas IFES criarem mecanismos de acompanhamento e avaliação do programa. Contudo, estudos mostram que o uso de indicadores no âmbito da avaliação e monitoramento da assist...
Apresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do b...
O estudo que apresentamos neste artigo tem por objetivo compreender os princípios que norteiam a formação de professores de Matemática no caso dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Para tanto, nos ancoramos nos domínios da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ensinam em dois cursos ofertados por universidades públicas brasileiras. As respostas dos professores mostram que a diversidade, a investigação e a emancipação humana são princípios que norteiam a formação de professores de Matemática nas LEdoC e, sobretudo, colocam em evidência o interesse de os professores formadores trazerem as especificidades do campo para o centro do proce...
Apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida sobre a articulação estabelecida por professores de escolas do campo entre os conteúdos matemáticos e as realidades vivenciadas pelos alunos. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica. Quatro professores de duas escolas das regiões Agreste e Sertão de Pernambuco participaram por meio de entrevistas semiestruturadas. Além disso, tivemos acesso, a partir dos cadernos dos alunos, às atividades matemáticas que os professores trabalharam durante três bimestres letivos. Os resultados da pesquisa mostram que, mesmo tendo formação em Educação do Campo, os professores raramente articulam os conteúdos matemáticos às realidades dos alunos camponeses, embora suas respostas indiquem que eles têm conhec...
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no Agreste e no Sertão de Pernambuco sobre as relações estabelecidas por camponeses e professores entre os conteúdos matemáticos e as atividades produtivas. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica.A Educação do Campoconstitui-se enquanto tríade: campo, política pública e educação, de forma antagônica aos pressupostos da Educação Rural.À luz da Educação Matemática Crítica discutimos as dimensões que permeiam o ensino de Matemática relacionado àEducação do Campo. Apresentamos apenas o estudo desenvolvido com os camponeses. Realizamos entrevista semiestruturada com 6 camponeses e mapeamos as atividades produtivas de 116 camponeses por meio da aplicação de questionários. Os...
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