- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
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Atualmente, a fragilidade e mesmo as alterações/modificações que, numa perspectiva regressiva, infletem os contratos de trabalho e os demais instrumentos normativos que balizam a inserção do trabalhador no espaço produtivo são um aspecto sintomático para pensar a precarização do trabalho. Nesse sentido, o manuscrito que ora apresentamos ao público se materializa a partir de pesquisa documental que tomou como objeto o conjunto de legislações existentes no âmbito da indústria têxtil “Casa de Costura”. Objetiva analisar criticamente as determinações e inflexões que acometem os trabalhadores neste espaço laboral para perceber como isto conforma o modo de ser e existir dos trabalhadores.
Neste artigo, recuperamos alguns estudos desenvolvidos no âmbito do Serviço Social, preocupados em desvelar as determinações que dinamizam o mundo do trabalho na sociedade contemporânea. Posteriormente, indicamos alguns temas que despontam como desafios investigativos na atual conjuntura. Concluímos demarcando a importância de dar continuidade às pesquisas neste campo temático, como uma ação para fundamental para compreender a realidade e seus impactos para o trabalho profissional.
Trata-se de uma pesquisa de tipo quali-quantitativa, por meio da qual arrolamos e analisamos 113 artigos publicizados no eixo “Trabalho, Questão Social e Serviço Social” do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em 2019. O texto tem por objetivo, portanto, indicar os principais temas e discussões sobre o mundo do trabalho e sua relação com o Serviço Social na realidade contemporânea, oferecendo, ao mesmo instante, apontamentos e desafios à continuidade desse debate na área.
A partir de uma pesquisa documental, realizamos levantamento no âmbito de 33 Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Serviço Social de Instituições de Ensino superior Públicas no Brasil para averiguar as contribuições de Ricardo Antunes no âmbito da formação proissional de assistentes sociais a partir das categorias, temas e discussões envoltas ao chamado “mundo do trabalho”. Concluímos atestando que tal inluência se dá, dentre outras, a partir de duas obras conhecidas: Adeus ao trabalho? e Os sentidos do trabalho.
O presente artigo busca reletir sobre a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes em Mossoró-RN, entre 2009 e 2012, particularmente em sua modalidade psicológica. Para tanto, foram realizadas revisão de literatura e pesquisa documental a partir dos prontuários do CREAS. Entre outras relexões, os dados apontam para uma oscilação entre o número (a nosso ver, reduzido e distante da realidade concreta) denunciado de casos de violência psicológica intrafamiliar na cidade estudada, demonstrando sua invisibilidade e a necessidade de quebrar o silêncio que a rodeia, desnaturalizando-a e contribuindo para a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
O artigo que ora apresentamos ao público é fruto de uma revisão de literatura e objetiva trazer à tona relexões que nos permitam pensar e analisar a trajetória histórica e político- econômica das políticas sociais, dando ênfase para a sua constituição, enquanto padrões de proteção social gestados a partir das relações estabelecidas entre sociedade política e sociedade civil, bem como para os contornos que as mesmas ganham na particularidade brasileira, sobremaneira, com a continuidade e aprofundamento do processo de contrarreforma do Estado no tempo mais recente, parametrado pela emergência do Partido dos Trabalhadores no cenário político-institucional de nossa sociedade.
Neste artigo, temos por objetivo analisar as relações e condições de trabalho das/os proissionais da saúde atuantes no HRCR, especialmente no ano de 2020, no contexto de pandemia instaurada pela Covid-19. Para tanto, do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa quanti-qualitativa, recorrendo à revisão de literatura, pesquisa documental e empírica, a partir da aplicação de 123 questionários eletrônicos com perguntas fechadas. Dentre as conclusões alcançadas, constatamos que a precarização do trabalho, em suas múltiplas expressões, tem impactado fortemente os trabalhadores do HRCR, considerando elementos como a fragilidade dos contratos de trabalho (com 46,63% de trabalhadoras/es submetidas/os a contratos bastante precários), a intensiicação das atividades desenvolvid...
Este texto pretende fornecer uma aproximação das contradições que marcam a realidade do operariado têxtil inserido na indústria potiguar “Casa de Costura”. Para tanto, além de proceder à revisão da literatura, estamos ancorados nos dados produzidos mediante realização de entrevistas semiestruturadas com o operariado fabril. O resultado de nossas incursões investigativas nos permite compreender as alterações processadas no âmbito da indústria estudada e elucidar como diferentes mecanismos de organização do espaço produtivo persistem no desenvolvimento das atividades, conformando um arranjo particular na gestão da força de trabalho.
Discorremos sobre algumas contribuições teórico-metodológicas fornecidas por Marx ([1880] 1982) e por Engels ([1845] 2010) para conhecer a realidade dos sujeitos que vivem da venda de sua força de trabalho, e, posteriormente, a partir de um relato de experiência ancorado na realização de entrevistas com operários da indústria têxtil, tecemos reflexões sobre as contribuições da entrevista enquanto ferramenta metodológica relevante para apreensão da realidade.
As múltiplas determinações e metamorfoses que se espalham pelo mundo do trabalho nos marcos da sociabilidade regida e orientada pelo modo de (re)produção capitalista tem atingido, com as particularidades do tempo histórico em que vivemos, o conjunto da classe trabalhadora e se expressado, de maneira singular, no âmbito da docência. Tendo clareza disso, o artigo que ora apresento ao público se debruça no estudo e na análise das condições de trabalho dos professores1 substitutos da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FASSO/UERN). Para a produção dos dados foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo, onde, por meio da análise do contrato de trabalho e da realização de entrevistas semi-estruturadas com 6 (seis) professores sub...
Objetivou-se nessa pesquisa avaliar a composição florística e os parâmetros fitossociológicos do componente lenhoso adulto em uma área de mata ciliar degradada no município de Livramento, semiárido paraibano. O sistema ecológico escolhido para realização do trabalho foi a mata ciliar do riacho Verde (7º19'5,46'' S e 36º55'29,28'' W; 568 m de altitude), sendo estabelecidas um total de 50 parcelas contíguas de 10 x 10 m, distribuídas ao longo do curso d’água. Adotou-se como critérios de inclusão amostrar os indivíduos arbustivos-arbóreos, vivos e mortos em pé, com diâmetro do caule ao nível do solo (DNS) ≥ 3 cm e altura total ≥ 1 m. Calculou-se os valores absolutos e relativos de densidade, frequência e dominância, e os valores de cobertura e importância. Foram também calculados ...
Neste artigo, a partir de revisão de literatura, pesquisa documental e utilização de dados secundários, buscamos oferecer algumas pistas capazes de nos permitir avançar no entendimento de como as camadas do Exército Industrial de Reserva (EIR) se expressam na realidade brasileira e os tipos de sujeitos e de formas de inserção laboral que a dinamizam. Concluímos indicando que a expansão do EIR vem se dando acompanhada pela generalização da precarização laboral e, conformando, no Brasil, uma nova morfologia da classe trabalhadora.
O presente texto é resultado de uma revisão de literatura e pesquisa documental e se destina a promover reflexões sobre o universo e as determinações das lutas de classes que perpassam a materialização da educação de forma geral, particularizando nosso enfoque no processo de contrarreforma que tem acometido, de maneira singular, o ensino superior. Concluímos com algumas reflexões, que apontam para detectar um processo de transmutação de um direito em serviço, a perda de um horizonte críticoreflexivo nos processos de ensino e aprendizagem, a reconfiguração das bases que abrigam o cálcio teórico-metodológico na formação profissional entre outros aspectos.
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