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- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Recent Submissions
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão a respeito das ressignificações das identidades e sexualidade na juventude após 1960, onde a Revolução Cultural e Sexual trouxe novas configurações amorosas e afetivas, surgindo novas sensibilidades no universo dos jovens e das famílias. Com isso foram caracterizados novos modelos familiares, verificando-se possibilidades e diversidades nos relacionamentos. Neste trabalho, ainda em fase de pesquisa, temos entre vários autores utilizados na bibliografia, Elisabeth Roudinesco que apresenta e analisa os novos modelos familiares na atualidade; Maria Isabel Mendes de Almeida que trata das culturas jovens na contemporaneidade; e Alex Branco Fraga que investiga o comportamento adolescente. Pretendemos assim, uma pesquisa d...
A homoafetividade, em dias atuais, ainda sofre influência significativa desse controle religioso sobre as regras sociais. Dessa maneira, ainda é de forma discreta que muitos assumem essa opção de sexualidade, visto que por tanto tempo o assunto foi proibido no átrio das conversas familiares. Ao pensarmos no termo homoerotismo logo nos voltamos para o relacionamento entre homens, esquecendo, ou até não inferindo, a relação entre mulheres. Não fazer essa inferência é muito comum, já que desde Roma, sociedade “machista”, a mulher está a serviço do homem e, como nos enuncia Veyne (1985, p. 45), ela espera o desejo dele, tem o seu prazer se puder e esse prazer é muitas vezes moralmente suspeito. Sob esse ponto de vista, nos dedicamos ao estudo da canção “Mar e Lua”, do cantor e compositor Ch...
É especialmente a partir da emergência do conceito de gênero que os sujeitos passaram a ser pensados e abordados de forma multifacetada, ou seja, como constituídos não apenas pelo gênero, mas também pela raça, etnia, classe e sexualidade. E, nesse sentido, o poder deixa de ser compreendido como um movimento hierárquico linear, centralizado ou de direção unificada. São essas marcas sociais que, ao combinarem-se de maneira complexa e peculiar, barram a concepção simplificadora do homem dominante versus a mulher dominada. Desse modo, o conceito de gênero investe, de maneira enfática, contra a lógica essencialista que concebe mulher e homem de maneira universal e trans-histórica.
A proposta desse trabalho é apresentar ao olhar público as “marcas obscuras” que permeiam as discussões acerca das práticas homoeróticas femininas no Brasil Contemporâneo (1960-2008), analisando as produções discursivas em tornos de tal questão. Partiremos de análises acerca dos diversos campos dos saberes científicos (Antropologia, Psicologia, Sociologia e História) em torno da temática “homossexualidade feminina” apresentando os olhares que cada seguimento traz em torno do assunto.
Na década de 50 e nos primeiros anos da década de 60 o Recife apresentava um cenário político e cultural singular em sua História, onde as discussões de projetos alternativos de sociedade e cidadania, faziam parte do ambiente público da cidade que despontava na vanguarda intelectual do país como um pólo cultural, em meio à afirmação e ratificação da modernidade enquanto conceito definidor e modelador, seja das formas artísticas e nos traços arquitetônicos, seja na constante busca pelo progresso e desenvolvimento, ou ainda pela renovação e modificação dos costumes e dos valores sociais.
Este texto tem como objetivo analisar as dimensões do papel da mulher santa-cruzense como eixo central em meio à atividade confeccionista, além de discutir as diversas abordagens social e cultural sobre gênero, num contexto de grande desenvolvimento econômico.
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre linguagem, memórias e ensino, como recursos para aprimorar as habilidades de oralidade e de escrita, enquanto fontes de preservação para a formação da identidade cultural de um povo. O objetivo geral consiste em investigar como o gênero oral memórias narrativas contribui para o aprimoramento das habilidades de oralidade e de escrita, enquanto preserva a formação histórico-cultural e a construção da identidade de alunos do Ensino Fundamental da escola EEEFM Professora Dione Diniz O. Dias, localizada no Núcleo Habitacional II, Sousa – PB. Como arcabouço teórico, a pesquisa se sustenta nas contribuições de Bakhtin (2006; 2011), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Koch (2004; 2010; 2018), dentre outros, sobre os estudos linguísticos, à luz da teoria soc...
As atuais condições do homem do campo brasileiro são extremamente precárias e preocupantes. Há anos, observam-se freqüentemente lutas travadas por agricultores reivindicando não apenas seus direitos como cidadão, mas também a concretização de uma Reforma Agrária urgente. A história do camponês brasileiro é perpassada por muito sangue derramado em prol de melhorias para o mesmo, acabando vidas e, sobretudo, esquecendo líderes importantes no decorrer de sua história. Nesse contexto, Elizabeth Teixeira, esposa de João Pedro Teixeira, após o assassinato do seu marido continua a busca dos direitos dos camponeses e do respeito esquecido para com o homem do campo. Por muitos anos, ela viveu na clandestinidade, durante a Ditadura Militar (1964- 1985), perdeu filhos, amigos, passou fome e muita ...
O objetivo deste artigo é fazer uma análise do discurso de Edwiges de Sá Pereira, apresentado ao Segundo Congresso Internacional Feminista em 1931. Para tanto é necessário, primeiramente, entender o contexto histórico do tempo e lugar onde este texto foi produzido, como também enveredar um pouco pela biografia da autora, no sentido de compreender melhor a construção do seu discurso.
Este estudo tem como objeto de análise a construção do caráter feminino através da educação das Franciscanas de Dillingen, do Colégio Santa Rita - Areia/PB (1937 a 1957). É um estudo que concede particular atenção nas relações de poder em que o corpo é submetido a mecanismos disciplinadores que pretendiam torná-lo dócil a serviço de modelar o caráter feminino, a partir dos hábitos, costumes, crenças e valores. Esta pesquisa teve como referencial teórico os trabalhos de Raymond Willians e Michel Foucault e de estudiosos sobre história cultural e mentalidades, como: Pesavento e Jacques Le Goff. A partir da discussão, concluímos que, as práticas pedagógicas utilizadas pelas religiosas do Colégio Santa Rita tinham o objetivo principal de educar as jovens, de modo que elas fugissem dos vício...
O Movimento Estudantil secundarista – um espaço múltiplo, consensual, conflituoso – como o primeiro espaço de atuação política vivenciado pelas mulheres estudadas neste trabalho é recordado como uma experiência importante nas suas vidas. Foi a partir desse espaço político que essas mulheres acabaram compreendendo a política como essencial as suas vidas, e essa concepção foi importante inclusive para a escolhas e os espaços por elas ocupados hoje na sociedade. A formação militante lhes ajudou a repensar seus papeis sociais, inclusive, de suas condições de gênero em outras temporalidades como nos anos de 1990 e nos dias atuais.
Neste trabalho, pretendemos analisar algumas experiências de mulheres paraibanas, sobretudo, pessoenses e campinenses, que se apropriaram da moda vinda do exterior, embora, recebendo influências nacionais. Para tanto, utilizaremos revistas e jornais que circularam no Estado entre as décadas de 1950 e 1960, e, por motivos óbvios, daremos uma atenção maior às revistas e aos jornais que foram, nesse período, publicados na Paraíba. Também utilizaremos algumas entrevistas realizadas durante a pesquisa. Neste processo foram escolhidas as pessoas que viveram entre as décadas de 1950 e 1960 sua juventude, por considerar, principalmente, nos anos 60, que elas vivenciaram mais as nuanças da moda do que as pessoas que passavam por outra fase da vida e também porque consideramos mais fácil lembrarm...
A proposta desse texto é discutir algumas razões que induzem Machado de Assis a escrever O Alienista . Desse modo, diante da necessidade de cumprir com esse objetivo, busca-se dialogar com a história social e com a história cultural. Conforme é possível perceber, em se tratando de história, não é possível pensar em cultura sem sociedade ou pensar em sociedade sem cultura.
A cada tempo histórico, produzimos e somos “produto” da realidade sócio-cultural no qual estamos intrinsecamente ligados. Neste sentido, buscar compreender e analisar Os Sertões pela ótica da geografia, é um desafio que não se esgota na obra em si, mas que requer de nós, o exercício de buscar idéias que fomentaram sua produção. Ancorado no cientificismo do século XIX Euclides propunha compreender o Brasil em seu multiforme conjunto.
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