- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
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O desenvolvimento das pesquisas em linguística se destacou durante o século XX. Tanto na perspectiva dos estudos fonológicos como na perspectiva dos estudos em variação linguística ou dos estudos em aquisição de língua estrangeira também a partir da década 1960. Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas três áreas de estudos dentro da Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de língua estrangeira. Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por cluster em posição inicial na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como língua dita estrangeira, tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânic...
Diante das dificuldades e necessidades de atendimento às comunidades rurais, as organizações comunitárias surgem como uma alternativa local para gerir os sistemas de abastecimento de água. Neste sentido, o presente trabalho, por meio de um estudo de caso em duas organizações na comunidade rural no município de Aurora, Estado do Ceará, analisa a autogestão comunitária do acesso à água, aplicando os princípios de Governança dos Recursos de Uso Comum, propostos por Elinor Ostrom. Para alcançar este objetivo, a metodologia adotada na pesquisa foi estruturada em duas etapas. A primeira, de caráter exploratório, consistiu em um levantamento bibliográfico abrangente. A segunda etapa, por sua vez, fez uso de uma observação participante, um método que se fundamenta em ouvir os atores e observar ...
Ao mencionar o termo Consciência Fonológica (CF) no estudo, consideramos que essa consciência é fruto de “um processo de relexão do sistema sonoro da língua alvo” (Gomes, 2015, p. 72). Sendo assim, o falante com CF seria capaz de analisar e julgar de forma consciente os sons ouvidos de cuja língua ele tenha consciência. Portanto, consideramos que essa habilidade de refletir sobre a língua que se está adquirindo é desenvolvida a partir de um trabalho de instrução explícita a respeito dos fenômenos em questão.
Dialogar sobre o Tempo Comunidade (TC) como parte dopercurso formativo de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), traz a exigência de situarmos a Pedagogia da Alternância como proposta pedagógica e metodológica que sustenta este tempo formativo.
Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cur...
Este capítulo tem por objetivo reletir sobre o letramento estatístico, estabelecendo relações com a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica (EMC). Apresentamos os principais aspectos de cada uma dessas áreas e, em seguida, problematizamos sobre perspectivas de atividades que podem ser desenvolvidas no ensino de Estatística em escolas do campo, visando contribuir para o letramento estatístico. Essas relexões são parte de um projeto de doutorado em andamento que investiga as possibilidades de situações de letramento estatístico nos contextos da Educação do Campo, a partir de preocupações com a justiça social, democracia, além de questões sociopolíticas e socioculturais presentes no campesinato. Palavras-Chave: Educação do Campo, Letramento Estatístico, Educação ...
Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses.
Cada capítulo escrito é uma parte do todo que nos ajuda a compreender a complexidade das preocupações expressas pela EMC, num movimento, “que maduro explode em voos”. Cabe destacar a ênfase nas ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, evidenciadas na presente obra. De fato, a formação continuada é uma necessidade apontada por professores das diferentes áreas de conhecimento que atuam na Educação Básica ou no Ensino Superior. No que se refere aos professores que ensinam Matemática, essa necessidade é ainda maior, visto que fomos formados com fortes marcas do modelo 3+1, que dissociou a formação matemática (3 anos do curso de Licenciatura) da formação didático- pedagógica (1 ano do curso de Licenciatura).
Trazemos, inicialmente, uma breve reflexão sobre a Licenciatura em Educação do Campo e, em seguida, buscamos evidenciar elementos que relacionam a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Após, apresentamos os procedimentos metodológicos adotado na análise documental e os principais dados da pesquisa.
Apresentamos uma reflexão sobre a pertinência de ensinar Matemática por meio de cenários para investigação e focamos, em particular, a formação de professores de Matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para ilustrar nossa reflexão apresentamos dois cenários propostos por dois professores formadores e vivenciados pelos estudantes do referido curso. Os resultados dessas experiências mostram que os cenários para investigação se configuraram em suportes importantes para as atividades dos professores, na medida em que o trabalho investigativo realizado evidenciou diversos aspectos da relação que há entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato de pertencimento dos estuda...
Buscamos entender como a articulação entre os conteúdos escolares e os saberes dos camponeses acontecem na sala de aula, particularmente, no ensino de Matemática de uma escola do campo do Agreste pernambucano. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa em um quadro de Iniciação Científica (SILVA, 2014), buscando responder a seguinte pergunta: que atividades matemáticas são propostas por professores que atuam em escolas do campo do Agreste de Pernambuco aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental?
Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tend...
As plantas medicinais são amplamente empregadas no tratamento de diversas enfermidades, embora algumas possam conter substâncias citotóxicas, genotóxicas e mutagênicas, exigindo estudos para identificação dessas propriedades. Entre as plantas brasileiras, destaca-se a Arrabidaea chica, da família Bignoniaceae, reconhecida por suas propriedades medicinais no tratamento de diarreia, enfermidades da pele, cólica intestinal, anemia e cicatrização de feridas. Outra família relevante é a Acanthaceae, especialmente o gênero Justicia, que recentemente foi descoberta uma nova espécie, a Justicia rubrobracteata, ainda não estudada quanto a suas propriedades terapêuticas ou segurança. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a atividade citotóxica, genotóxica e mutagênica de extratos da Ar...
A educação superior no Brasil tem apresentado elevado grau de democratização, tanto em relação ao acesso quanto à permanência. Com a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), as políticas públicas voltadas a assistência aos discentes são regulamentadas e estruturadas para dar oportunidades igualitárias aos estudantes em condições socioeconômicas desfavoráveis, de modo que, após o ingresso na educação superior, eles possam permanecer até a conclusão. O PNAES destina recursos públicos para as políticas educacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e prevê a obrigatoriedade dessas IFES criarem mecanismos de acompanhamento e avaliação do programa. Contudo, estudos mostram que o uso de indicadores no âmbito da avaliação e monitoramento da assist...
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