DSpace/Manakin Repository

Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas pedagógicas significativas ou memorização de conteúdos?

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TELES, R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6835931955348957 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 UHLE, Ana Rita.
dc.contributor.referee2 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo investigar como as práticas pedagógicas referentes ao Ensino de História no Ensino Fundamental tem se realizado no cotidiano escolar. Partimos de um estudo de caso realizado na E. E. F. Vicente Felizardo Vieira, no município de Ipaumirim-CE, que se construiu a partir de uma série de observações nas aulas de uma turma do quarto ano; no período de setembro a novembro de 2017. Compreendemos que essa é uma realidade que ainda trata o ensino de História como um fazer que privilegia a memorização de datas e nomes e acontece de forma descontextualizada, não havendo relação com o processo de alfabetização dos educandos. Para respaldar nossa pesquisa, buscamos contextualizar os percursos históricos da disciplina de História no Brasil, discutir a relação entre ensino de História e a necessidade de alfabetização e letramento dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; além de problematizar as práticas pedagógicas dos professores que atuam de primeiro ao quinto anos da Educação Básica. Utilizamos uma pesquisa de campo de aproximação e conhecimento da escola, a partir da qual, passamos a observar constantemente as aulas. Contextualizamos todas as dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação ao seu processo de atuação profissional. Para referenciarmos nosso estudo, utilizamo-nos das ideias de autores como Bittencourt (2008); Fonseca (2003) e mesmo dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Percebemos que, a prática do Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda precisa ser discutida e repensada, pois ainda se apresenta de maneira tradicional e factual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas pedagógicas significativas ou memorização de conteúdos? pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The present Work of Course Conclusion aims to investigate how the pedagogical practices referring to the Teaching of History in Elementary School have been carried out in school everyday. We started from a case study carried out in E. E. F. Vicente Felizardo Vieira, in the municipality of Ipaumirim-CE, which was constructed from a series of observations in the classes of a fourth-grade class; in the period from September to November of 2017. We understand that this is a reality that still treats the teaching of History as a doing that privileges the memorization of dates and names and takes place in a decontextualized way, having no relation with the literacy process of the students. In order to support our research, we seek to contextualize the historical paths of history in Brazil, to discuss the relationship between history teaching and the need for literacy and literacy of students in the initial years of elementary school; besides problematizing the pedagogical practices of teachers who work from the first to fifth years of Basic Education. We used a field research approach and knowledge of the school, from which we constantly observe the lessons. We contextualize all the difficulties faced by teachers in relation to their professional work process. To refer to our study, we use the ideas of authors such as Bittencourt (2008); Fonseca (2003) and even of the National Curricular Parameters - PCNs. We realize that the practice of Teaching History in the initial years of Elementary School still needs to be discussed and rethought, since it still presents in a traditional and factual way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10003
dc.date.accessioned 2019-12-09T16:05:06Z
dc.date.available 2019-12-09
dc.date.available 2019-12-09T16:05:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TELES, Rivania.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching in the early years of elementary school: significant pedagogical practices or memorization of contents? pt_BR
dc.identifier.citation TELES, Rivania. Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas pedagógicas significativas ou memorização de conteúdos?. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta