dc.creator.ID |
TELES, R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6835931955348957 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
UHLE, Ana Rita. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.description.resumo |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo investigar como as práticas
pedagógicas referentes ao Ensino de História no Ensino Fundamental tem se realizado no
cotidiano escolar. Partimos de um estudo de caso realizado na E. E. F. Vicente Felizardo
Vieira, no município de Ipaumirim-CE, que se construiu a partir de uma série de observações
nas aulas de uma turma do quarto ano; no período de setembro a novembro de 2017.
Compreendemos que essa é uma realidade que ainda trata o ensino de História como um fazer
que privilegia a memorização de datas e nomes e acontece de forma descontextualizada, não
havendo relação com o processo de alfabetização dos educandos. Para respaldar nossa
pesquisa, buscamos contextualizar os percursos históricos da disciplina de História no Brasil,
discutir a relação entre ensino de História e a necessidade de alfabetização e letramento dos
alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; além de problematizar as práticas
pedagógicas dos professores que atuam de primeiro ao quinto anos da Educação Básica.
Utilizamos uma pesquisa de campo de aproximação e conhecimento da escola, a partir da
qual, passamos a observar constantemente as aulas. Contextualizamos todas as dificuldades
enfrentadas pelos docentes em relação ao seu processo de atuação profissional. Para
referenciarmos nosso estudo, utilizamo-nos das ideias de autores como Bittencourt (2008);
Fonseca (2003) e mesmo dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Percebemos que, a
prática do Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda precisa ser
discutida e repensada, pois ainda se apresenta de maneira tradicional e factual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas pedagógicas significativas ou memorização de conteúdos? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The present Work of Course Conclusion aims to investigate how the pedagogical practices
referring to the Teaching of History in Elementary School have been carried out in school
everyday. We started from a case study carried out in E. E. F. Vicente Felizardo Vieira, in the
municipality of Ipaumirim-CE, which was constructed from a series of observations in the
classes of a fourth-grade class; in the period from September to November of 2017. We
understand that this is a reality that still treats the teaching of History as a doing that privileges
the memorization of dates and names and takes place in a decontextualized way, having no
relation with the literacy process of the students. In order to support our research, we seek to
contextualize the historical paths of history in Brazil, to discuss the relationship between history
teaching and the need for literacy and literacy of students in the initial years of elementary
school; besides problematizing the pedagogical practices of teachers who work from the first to
fifth years of Basic Education. We used a field research approach and knowledge of the school,
from which we constantly observe the lessons. We contextualize all the difficulties faced by
teachers in relation to their professional work process. To refer to our study, we use the ideas of
authors such as Bittencourt (2008); Fonseca (2003) and even of the National Curricular
Parameters - PCNs. We realize that the practice of Teaching History in the initial years of
Elementary School still needs to be discussed and rethought, since it still presents in a traditional
and factual way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10003 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-09T16:05:06Z |
|
dc.date.available |
2019-12-09 |
|
dc.date.available |
2019-12-09T16:05:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TELES, Rivania. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History teaching in the early years of elementary school: significant pedagogical practices or memorization of contents? |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TELES, Rivania. Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas pedagógicas significativas ou memorização de conteúdos?. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |