dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Elzanir dos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BORBA, Valéria Maria de Lima. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
Os primeiros passos para aprender a ler iniciam-se quando a criança estabelece os
primeiros contatos com o mundo, ao nascer. Trata-se de uma aprendizagem natural,
mas, tão complexa quanto à aprendizagem sistematizada. Pensando neste contexto,
venho destacar a importância do desenvolvimento do hábito de ler, desde cedo. Este
trabalho teve como tema o ensino da leitura nas séries iniciais, delimitando suas
possibilidades e limites no âmbito escolar. Portanto, objetivou-se analisar o processo de
ensino da leitura em uma turma de primeiro ano nas séries iniciais da Escola Estadual
localizada na cidade de São João do Rio do Peixe, e buscou-se apontar as práticas e
métodos desenvolvidos nesta turma, pela professora titular, tendo em vista a aquisição
da leitura por parte dos alunos. Teve como foco, ainda, compreender se a metodologia
de ensino estimulava ou não o interesse e o envolvimento das crianças nas atividades de
leituras; Elencar os tipos de gêneros textuais trabalhados em sala de aula e identificar a
concepção que a professora tem acerca da leitura. Utilizou-se como referencial teórico a
concepção de autores como: Martins (2007), Freire (1987) e Barbosa (1994) que tratam
sobre o tema, bem como as reflexões pessoais sobre o objeto estudado. Para a
metodologia de trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa, com foco na pesquisa de
campo. As técnicas de coletas de dados foram a observação e entrevistas feitas à
professora S.D.G e a cinco alunos de sua turma. Dentre os resultados alcançados, vale
ressaltar que a leitura realizada nesta série é desenvolvida de forma mecânica e que o
tipo de leitura que as crianças mais gostam de fazer ainda é a leitura de livros de
literatura infantil. Espera-se que os resultados apresentados aqui, possam contribuir para
a reflexão dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e assim se conscientizarem da
importância de formar leitores capazes de transformar o conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da leitura nas séries iniciais: limites e possibilidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The first steps in learning to read begin when the child establishes the first contact with
the world, at birth. It’s a natural learning, but as complex as systematic learning.
Thinking in this context, it is intended to contrast the importance of developing the habit
of reading early. This work had as its theme the teaching of reading in first grades,
delimiting their possibilities and limits in the school ambit. So, it was aimed to analyze
the process of teaching of reading in a class of first year in the initial series of State
School, located in São João do Rio do Peixe town, and it was sought to point out the
practices and methods developed in this class by the titular teacher, with a view to
acquisition of reading by students. It was also focused on understanding if the teaching
methodology stimulated or not the interest and involvement of children in reading
activities. It was emphasized the types of text genres worked in the classroom and was
investigated the concept that the teacher has about the reading. It was used as theorical
reference the conception of authors as: Martins (2007), Freire (1987) and Barbosa
(1994) who treat on the theme, as well as personal reflections on the studied object. For
the work methodology it was used a qualitative approach focusing on field research.
The techniques of data collection were observation and interviews with the teacher
S.D.G. and five students in his class. Among the results, it is noteworthy that reading
done in this series is mechanical and the type of reading that children like to do is still
reading books about children's literature. It is hoped that the results presented here may
contribute to the reflection of teachers about their teaching practices and thus become
aware of the importance to form readers able to transform knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10013 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-09T17:40:42Z |
|
dc.date.available |
2019-12-09 |
|
dc.date.available |
2019-12-09T17:40:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Initial series |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Jozefa Pontes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of reading in the early grades: limits and possibilities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Jozefa Pontes. O ensino da leitura nas séries iniciais: limites e possibilidades. 2012. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |