dc.creator.ID |
BEZERRA, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1934774171960665 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FIGUEIREDO, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FLORENTINO, Hugo da Silva. |
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dc.contributor.referee2 |
LOPES, Mirleide Dantas. |
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dc.description.resumo |
O trabalho em tela teve origem a partir de uma aplicação da Ilha Interdisciplinar de
Racionalidade (IIR) desenvolvida durante o Estágio Supervisionado III, do Curso de
Física – Licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante
esse componente curricular aplicamos a metodologia citada o que gerou o problema
dessa pesquisa: “como a metodologia das IIRs, aplicada em escolas da rede pública
de ensino, contribui para o aprendizado dos conceitos da Física no Ensino Médio? A
partir de então decidimos realizar uma pesquisa com o objetivo geral de analisar os
avanços obtidos pelos/as estudantes do Ensino Médio da rede pública de Ensino de
Cajazeiras – PB, que participaram da construção e desenvolvimento de uma IIR.
Para tal, escolhemos uma sala de terceiro ano do Ensino Médio, com
aproximadamente 27 estudantes, de uma escola pública da Rede Estadual de
ensino da cidade de Cajazeiras-PB. Nela aplicamos um questionário
semi estruturado inicial a respeito dos conhecimentos científicos (termodinâmica) que
estavam por ser estudados, com o objetivo de identificar o quanto, naquele
momento, os/as estudantes conseguiam explicar com os conhecimentos que tinham
sobre determinado conhecimento físico, depois construímos e executamos
(pesquisadores e estudantes) uma IIR (com o tema “um bom café”), para tal,
seguimos os passos de construção e execução comentados por Nehring (2000) e
Alves (2004), tomamos os devidos cuidados com o tempo para a execução da
pesquisa, enquanto desenvolvíamos a IIR analisávamos por meio de um estudo de
caso as posturas dos/as estudantes, e fizemos uma análise qualitativa. No final da
metodologia, aplicamos novamente o questionário e comparamos por meio de
gráficos (construídos a partir das respostas dos dois questionários) o avanço que
os/as estudantes tiveram na capacidade de resolução de questões. Cabe aqui
colocarmos que em momento algum os/as estudantes foram informados que o
questionário final seria igual ao primeiro. Assim pudemos construir quadros onde
apresentamos, por meio de discussões qualitativas, as reações dos/as estudantes
diante de cada etapa da metodologia, assim como os possíveis desafios que o/a
professor/a, que pretenda desenvolver um trabalho do tipo poderá encontrar.
Também montamos gráficos onde mostramos o quantitativo no aumento da
capacidade de resolver os problemas do questionário aplicado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física. |
pt_BR |
dc.title |
As ilhas interdisciplinares de racionalidade: uma abordagem metodológica para o ensino de física no médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
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dc.description.abstract |
The work on screen originated from an application of the Interdisciplinary Island of
Rationality (IIR) developed during Supervised Internship III of the
Physics - Degree from the Federal University of Campina Grande (UFCG). During
this curriculum component we apply the methodology mentioned which generated the problem
“How the IIR methodology applied in public schools
does it contribute to learning the concepts of physics in high school? THE
From then on we decided to conduct a research with the general objective of analyzing the
advances made by high school students from the public school of
Cajazeiras - PB, which participated in the construction and development of an IIR.
To do this, we chose a third year high school room with
approximately 27 students from a public school of the State Network of
education of the city of Cajazeiras-PB. We applied a questionnaire
semistructured approach to scientific (thermodynamic)
were to be studied, with the aim of identifying how much, in that
At the moment, the students were able to explain with the knowledge they had
about certain physical knowledge, then we build and execute
(researchers and students) an IIR (with the theme “a good coffee”), for this,
we follow the construction and execution steps commented by Nehring
(2000) and
Alves (2004), we take due care over time to
while developing the IIR we analyzed through a study of
the students' postures, and we did a qualitative analysis. In the end of
methodology, we applied the questionnaire again and compared using
graphs (constructed from the answers of the two questionnaires) the progress that
the students had the ability to solve questions. It fits here
We state that at no time were the students informed that the
final questionnaire would be the same as the first. So we could build frames where
we present, through qualitative discussions, the students' reactions
each step of the methodology, as well as the possible challenges that the
teacher wishing to develop such work may find.
We also set up graphs where we show the quantitative increase in
ability to solve the problems of the applied questionnaire. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10023 |
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dc.date.accessioned |
2019-12-09T20:43:37Z |
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dc.date.available |
2019-12-09 |
|
dc.date.available |
2019-12-09T20:43:37Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Física - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Física - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ilhas interdisciplinares de racionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary Islands of Rationality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Juliano de Sousa. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The interdisciplinary islands of rationality: a methodological approach to high school physics education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Juliano de Sousa. As ilhas interdisciplinares de racionalidade: uma abordagem metodológica para o ensino de física no médio. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |