DSpace/Manakin Repository

Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Trindade Franco.
dc.contributor.referee3 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.description.resumo Trabalhar conteúdos de Biologia Marinha em regiões não litorâneas do Nordeste do Brasil é uma tarefa desafiadora. O presente estudo teve como objetivo trabalhar a construção e aplicação de jogos didáticos sobre invertebrados marinhos no ensino fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonsêca, na cidade de Cuité-PB. Foram trabalhadas duas turmas do Ensino Fundamental II (7º ano A + 7º ano C), totalizando para o estudo 32 alunos. Após a apresentação do projeto e do contato inicial com os alunos, foi aplicado um questionário semiestruturado sobre conteúdos didáticos da Biologia Marinha. Em seguida, os alunos assistiram a aulas expositivas e demonstrativas, participando por fim de uma aula prática através do jogo didático. Após a intervenção didática, outro questionário foi aplicado para os mesmos alunos iniciais. Numa abordagem comparativa, registrou-se um aumento no percentual dos alunos que exibiram conhecimentos corretos sobre a Biologia Marinha, onde antes da intervenção 87,5% julgavam a praia um ambiente importante e depois o número foi de 93,75%. A quantidade de erros quanto aos questionamentos de conteúdos da área caiu de 80 para 35. Pode-se perceber que os jogos didáticos vêm a acrescentar e que o professor pode ir bem mais além de uma sala de aula, buscando um maior aproveitamento e interesse por parte dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract In relation to work contents not of Marine Biology in inner regions of Northeast of Brazil is a challenging task. The present study aimed to work construction and implementation of educational games about marine invertebrates at Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça de Carvalho da Fonseca, in the city of Cuité -PB. Two classes of secondary school were worked (7th grade A and C), totaling 32 students for the study. After presenting the design and initial contact with students, a semi-structured questionnaire on educational content of Marine Biology was applied. Then, students attended exhibition and demonstration lessons, eventually participating in a practical classroom teaching through a didatic play. After the didactic intervention, another questionnaire was applied to the same initial students. In a comparative approach, there was an increase in the percentage of students who exhibited correct knowledge about Marine Biology, where before intervention 87.5 % thought the beach an important environment and then (after) the number was 93.75 %. The amount of errors as to questions of content area fell from 80 to 35. It can be noticed that the educational games have to be added and that the teacher may do well beyond the classroom, seeking greater leverage and interest of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026
dc.date.accessioned 2019-12-10T09:23:16Z
dc.date.available 2019-12-10
dc.date.available 2019-12-10T09:23:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Biologia Marinha pt_BR
dc.subject Jogo Didático pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Marine Biology pt_BR
dc.subject Didatic Games pt_BR
dc.subject Teaching and Learning pt_BR
dc.subject Ecossistema aquático
dc.subject Invertebrados marinhos
dc.subject Aquatic ecosystem
dc.subject Marine invertebrates
dc.subject Juego Didáctico
dc.subject Enseñanza-Aprendizaje
dc.subject Ecosistema acuático
dc.subject Invertebrados marinos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Luciana Cristina Viana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Marine invertebrates in the classroom: teaching - learning experience through didactic games. pt_BR
dc.title.alternative Invertebrados marinos en el aula: experiencia docente - aprendizaje a través de juegos didácticos.
dc.identifier.citation FARIAS, Luciana Cristina Viana. Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. 2014. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Trabajar con contenido de biología marina en regiones no costeras del noreste de Brasil es una tarea desafiante. El presente estudio tuvo como objetivo trabajar en la construcción y aplicación de juegos didácticos sobre invertebrados marinos en la escuela primaria II de la Escuela Primaria Municipal Elça Carvalho da Fonsêca, en la ciudad de Cuité-PB. Se trabajaron dos clases de la Enseñanza Básica II (7° grado A + 7° grado C), totalizando 32 alumnos para el estudio. Tras la presentación del proyecto y el contacto inicial con los alumnos, se aplicó un cuestionario semiestructurado sobre contenidos didácticos de Biología Marina. Luego, los alumnos asistieron a charlas y demostraciones, participando finalmente de una clase práctica a través del juego didáctico. Tras la intervención didáctica, se aplicó otro cuestionario a los mismos alumnos iniciales. En un enfoque comparativo, se incrementó el porcentaje de estudiantes que mostraron conocimientos correctos sobre Biología Marina, donde antes de la intervención el 87,5% consideraba la playa un entorno importante y después el número fue del 93,75%. El número de errores en cuanto al cuestionamiento de contenidos en el área bajó de 80 a 35. Se observa que los juegos didácticos vienen a sumar y que el docente puede ir mucho más allá de un salón de clases, buscando mayor aprovechamiento e interés por parte de los estudiantes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta