dc.creator.ID |
SANTANA, E. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4685042251717767 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, J. K. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FABBRI, Glauco Túlio Pessa. |
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dc.contributor.referee2 |
MELO, Ricardo de Almeida. |
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dc.contributor.referee3 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
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dc.description.resumo |
A reciclagem de um pavimento visa reaproveitar os materiais e poupar os recursos naturais, se
possível, melhorar as propriedades físicas e mecânicas dos materiais, Dentre as propriedades
destacam-se: a resistência a ruptura por carregamento estático, a resistência a fadiga por
carregamento repetido, e a resistência a ação das intempéries e ação das águas. Ao mesmo
tempo, a técnica de reciclagem "In situ" em concretos asfálticos viabiliza a utilização de materiais
fresados evitando, dessa forma, a disposição inadequada diminuindo o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi de estudar o comportamento físico e mecânico de misturas asfálticas
contendo materiais fresados, considerando seu aproveitamento para as camadas de binder e/ou
de rolamento, de forma a estabelecer o teor adequado de material fresado a fazer parte da
composição de concretos asfálticos. Foram feitos ensaios utilizando o método empírico para em seguida serem feitas as devidas comparações com o método teórico (Asphalt Institute). As atividades inerentes a fase experimental foram divididas em duas etapas; estudos das
propriedades físicas dos materiais que compunham a mistura, e estudos das propriedades
mecânicas das misturas asfálticas padrão e recicladas. Ensaios de Granulometria, de Extração
de Ligante, Marshall, de Resistência a Tração Indireta por Compressão Diametral, Lottman
Modificado (Relação da Resistência a Tração) e de Modulo de Resiliência foram realizados.
Considerando as limitações deste estudo de caso, especifico para os materiais e proporções
adotadas, pode-se inferir que: "as misturas recicladas mais adequadas para serem usadas como
camada de rolamento de pavimento flexíveis foram as que tinham em sua composição 10% e
30% de material fresado, e 3% de filer (cal). Estas apresentaram propriedades físicas e
mecânicas compatíveis com as exigências preconizadas pelo DNIT e peia AASHTO. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
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dc.title |
Estudos das prioridades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas com materiais fresados: estudo de caso - BR-230. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-03 |
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dc.description.abstract |
The recycling of a pavement aims at to restitute the original physical and mechanical properties of
the Reclaimed Asphalt Pavement and, if possible, to improve them. Amongst the properties
stands out the breaking resistance by static shipment the fatigue resistance by repeated
chargement and the resistance to the action of bad weathers and action of waters. At the same
time, the recycling technique "in situ" in hot mix asphalt makes possible the use of Reclaimed
Asphalt Pavement preventing, the inadequate disposal diminishing the ambiental impact The
objective of this work was to study the physical and mechanical behavior of asphalt mixtures
containing Reclaimed Asphalt Pavement, considering its utilization for the layers of binder and/or
riding surface, as a way to establish the adequate content of Reclaimed Asphalt Pavement to
make part of the composition of asphalt. The inherent activities to the experimental phase had
been divided in two stages: studies of the physical properties of the materials that composed the
mixture, and studies of the mechanical properties of the asphalt mixtures standard and recycled.
Test of Granulometria, Extration of Asphalt Marshall, Indirect Tensile strenght for Diametrical
Compression, Lottman Modified and of Module of Resilience had been carried through.
Considering the limitations of this study of case, specific for the materials and adopted ratios, it
can be inferred that the recycled mixtures more adjusted to be used as layer of rolling for flexible
pavement had been the ones that had in its composition 10% and 30% of Reclaimed Asphalt
Pavement and 3% of filler (lime)." These had presented compatible physical and mechanical
properties with the requirements praised for the DNIT and the AASHTO. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10034 |
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dc.date.accessioned |
2019-12-10T11:01:02Z |
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dc.date.available |
2019-12-10 |
|
dc.date.available |
2019-12-10T11:01:02Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Prioridades Físicas e Mecânicas |
|
dc.subject |
Misturas Asfálticas Recicladas |
|
dc.subject |
Materiais Fresados |
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dc.subject |
Reciclagem |
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dc.subject |
Pavimentação |
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dc.subject |
Physical and Mechanical Priorities |
|
dc.subject |
Recycled Asphalt Mixtures |
|
dc.subject |
Milled Materials |
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dc.subject |
Recycling |
|
dc.subject |
Paving |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTANA, Emerson Pereira de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Physical and mechanical studies of recycled asphalt mixtures with milled materials: case study - BR-230. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTANA, Emerson Pereira de. Estudos das propriedades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas com materiais fresados: estudo de caso - BR-230. 2009. 126f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10034 |
pt_BR |