dc.creator.ID |
ALMEIDA, F. V. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9956230133214309 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARARUNA, Luiz Carlos Timoteo. |
|
dc.description.resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso estabelece uma discussão inicial acerca da abordagem
metodológica da Cartografia aplicada à Geografia do Ensino Médio. Partimos do pressuposto
de que a Cartografia é uma facilitadora metodológica dos processos de ensino e aprendizagem
da geografia, que se desenvolveria a partir dos princípios da “alfabetização cartográfica”.
Esses princípios garantem o aprendizado geográfico na escola, já que, ao longo desse
trabalho, indicamos que a Cartografia se fez presente em diferentes civilizações, tendo como
base a inerência dos processos de representação do espaço ao longo do tempo. Tendo em vista
a compreensão de como essa dinâmica se processa no ambiente escolar, especificamente no
que se refere ao uso que o professor faz dessa metodologia, desenvolvemos uma pesquisa com
os professores do Ensino Médio no Colégio Estadual do Ensino Fundamental e Médio
Monsenhor Constantino Vieira. A partir dos dados colhidos, tendo como base a aplicação de
questionários e as discussões teóricas, apresentamos, nesse texto, algumas reflexões que nos
permitem refletir sobre a importância da Cartografia no Ensino Médio e a necessidade de
repensar os processos de formação dos professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Cartografia escolar e geografia no ensino médio: uma discussão metodológica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-11-30 |
|
dc.description.abstract |
This Course Conclusion Work establishes an initial discussion about the methodological
approach the Cartography applied in the Geography of the High School. We assume that the
Cartography is a facilitator methodological of teaching processes and learning of Geography,
which developed from the principles of "cartographic literacy”. These principles ensure
geographic learning in school, since, along this work, we indicate that the Cartography been
present in different civilizations, based on the inherent processes of representation of space
over time. In view of the understanding of how this dynamic proceeds in the school
environment, specifically with respect to the use teacher makes of this methodology, we
developed a research with High School teachers in the “Colégio Estadual do Ensino
Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira”. From the data collected, based on the
application of questionnaires and the theoretical discussions, we present, in this text, some
reflections that allow us to reflect about the importance of Cartography in high school and the
necessity to rethink the processes of teachers training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10070 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-10T21:21:04Z |
|
dc.date.available |
2019-12-10 |
|
dc.date.available |
2019-12-10T21:21:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia e Geografia - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia – ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia e cartografia – discussão metodológica |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography & Geography - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and cartography teaching - methodological discussion |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Felipe Venceslau Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School cartography and high school geography: a methodological discussion. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Felipe Venceslau Silva. Cartografia escolar e geografia no ensino médio: uma discussão metodológica. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011. |
pt_BR |