DSpace/Manakin Repository

Cartografia escolar e geografia no ensino médio: uma discussão metodológica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, F. V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9956230133214309 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 ARARUNA, Luiz Carlos Timoteo.
dc.description.resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso estabelece uma discussão inicial acerca da abordagem metodológica da Cartografia aplicada à Geografia do Ensino Médio. Partimos do pressuposto de que a Cartografia é uma facilitadora metodológica dos processos de ensino e aprendizagem da geografia, que se desenvolveria a partir dos princípios da “alfabetização cartográfica”. Esses princípios garantem o aprendizado geográfico na escola, já que, ao longo desse trabalho, indicamos que a Cartografia se fez presente em diferentes civilizações, tendo como base a inerência dos processos de representação do espaço ao longo do tempo. Tendo em vista a compreensão de como essa dinâmica se processa no ambiente escolar, especificamente no que se refere ao uso que o professor faz dessa metodologia, desenvolvemos uma pesquisa com os professores do Ensino Médio no Colégio Estadual do Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira. A partir dos dados colhidos, tendo como base a aplicação de questionários e as discussões teóricas, apresentamos, nesse texto, algumas reflexões que nos permitem refletir sobre a importância da Cartografia no Ensino Médio e a necessidade de repensar os processos de formação dos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Cartografia escolar e geografia no ensino médio: uma discussão metodológica. pt_BR
dc.date.issued 2011-11-30
dc.description.abstract This Course Conclusion Work establishes an initial discussion about the methodological approach the Cartography applied in the Geography of the High School. We assume that the Cartography is a facilitator methodological of teaching processes and learning of Geography, which developed from the principles of "cartographic literacy”. These principles ensure geographic learning in school, since, along this work, we indicate that the Cartography been present in different civilizations, based on the inherent processes of representation of space over time. In view of the understanding of how this dynamic proceeds in the school environment, specifically with respect to the use teacher makes of this methodology, we developed a research with High School teachers in the “Colégio Estadual do Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira”. From the data collected, based on the application of questionnaires and the theoretical discussions, we present, in this text, some reflections that allow us to reflect about the importance of Cartography in high school and the necessity to rethink the processes of teachers training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10070
dc.date.accessioned 2019-12-10T21:21:04Z
dc.date.available 2019-12-10
dc.date.available 2019-12-10T21:21:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cartografia e Geografia - ensino médio pt_BR
dc.subject Geografia – ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de geografia e cartografia – discussão metodológica pt_BR
dc.subject Cartography & Geography - High School pt_BR
dc.subject Geography - High School pt_BR
dc.subject Geography and cartography teaching - methodological discussion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Felipe Venceslau Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School cartography and high school geography: a methodological discussion. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Felipe Venceslau Silva. Cartografia escolar e geografia no ensino médio: uma discussão metodológica. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta