DSpace/Manakin Repository

O ensino de história na rede pública de Cajazeiras: transmissão de saberes e ou construção de criticidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6975057251247743 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID LÔBO, Isamarc Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 pt_BR
dc.contributor.referee1 CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.referee2 FIRMINO NETO, Francisco Sales.
dc.description.resumo Este trabalho busca identificar a construção de um indivíduo crítico e analítico, no processo de ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Constantino Vieira. Partindo do pressuposto que as aulas de história bem como o processo de ensino, seja algo além da transmissão de saberes apenas a serem memorizados e meramente reproduzidos tal como lhes foi passado. Para realização desta pesquisa utilizamos o diálogo com alguns autores que discutem o processo de ensino-aprendizagem e observações de vinte horas-aulas em duas turmas do ensino médio da escola objeto. Este trabalho propõe compreendermos o processo de ensino- aprendizagem, como um processo dinâmico construído no decorrer de suas práticas cotidianas e suas ações pedagógicas. A criticidade ou ausência da criticidade faz parte do dinamismo desse processo, das multiplicidades que ele possui. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O ensino de história na rede pública de Cajazeiras: transmissão de saberes e ou construção de criticidade. pt_BR
dc.date.issued 2014-12-03
dc.description.abstract This work intends to identify the construction of a critical and analytical individual in the process of teaching and learning in the “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira”. Assuming that the History lessons and the teaching process is something beyond the transmission of knowledge only to be memorized and merely reproduced as they were last. For this research we used the dialogue with some authors who discuss the process of teaching and learning and observations twenty -hour lessons in two high school classes of object school. This work proposes understand the process of teaching and learning, as a dynamic process built in the course of their daily practices and their pedagogical actions. The criticality or absence of criticism is part of the dynamics of this process, of the multiplicities that he owns. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10087
dc.date.accessioned 2019-12-11T10:35:08Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T10:35:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Criticidade pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Criticality pt_BR
dc.subject Story pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of history in the public network of Cajazeiras: knowledge transmission and or criticality construction. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Maria Pereira de. O ensino de história na rede pública de Cajazeiras: transmissão de saberes e ou construção de criticidade. 2014. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta