dc.creator.ID |
SOUSA, M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6975057251247743 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CEBALLOS, Viviane Gomes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FIRMINO NETO, Francisco Sales. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho busca identificar a construção de um indivíduo crítico e analítico, no
processo de ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental
Monsenhor Constantino Vieira. Partindo do pressuposto que as aulas de história bem
como o processo de ensino, seja algo além da transmissão de saberes apenas a serem
memorizados e meramente reproduzidos tal como lhes foi passado. Para realização
desta pesquisa utilizamos o diálogo com alguns autores que discutem o processo de
ensino-aprendizagem e observações de vinte horas-aulas em duas turmas do ensino
médio da escola objeto. Este trabalho propõe compreendermos o processo de ensino-
aprendizagem, como um processo dinâmico construído no decorrer de suas práticas
cotidianas e suas ações pedagógicas. A criticidade ou ausência da criticidade faz parte
do dinamismo desse processo, das multiplicidades que ele possui. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história na rede pública de Cajazeiras: transmissão de saberes e ou construção de criticidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-12-03 |
|
dc.description.abstract |
This work intends to identify the construction of a critical and analytical individual in
the process of teaching and learning in the “Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Monsenhor Constantino Vieira”. Assuming that the History lessons and the
teaching process is something beyond the transmission of knowledge only to be
memorized and merely reproduced as they were last. For this research we used the
dialogue with some authors who discuss the process of teaching and learning and
observations twenty -hour lessons in two high school classes of object school. This
work proposes understand the process of teaching and learning, as a dynamic process
built in the course of their daily practices and their pedagogical actions. The criticality
or absence of criticism is part of the dynamics of this process, of the multiplicities that
he owns. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10087 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T10:35:08Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T10:35:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Criticidade |
pt_BR |
dc.subject |
História |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Criticality |
pt_BR |
dc.subject |
Story |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Maria Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of history in the public network of Cajazeiras: knowledge transmission and or criticality construction. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Maria Pereira de. O ensino de história na rede pública de Cajazeiras:
transmissão de saberes e ou construção de criticidade. 2014. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |