Repositorio Dspace/Manakin

Uma análise sistêmica dos acidentes de trânsito no Brasil.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MAIA, J. A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RABBANI, Soheil Rahnemay.
dc.contributor.advisor1ID RABBANI, S. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8087783521324545 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, César Cavalcanti de.
dc.contributor.referee2 CRUZ, Walter Santa.
dc.description.resumo Neste trabalho, apresenta-se uma análise sistêmica das principais causas dos acidentes de transito no Brasil. O problema dos acidentes de transito deve ser considerado num contexto que envolva aspectos de ordem social, cultural, politica e econômica. Assim, métodos de decisão multicriterial são os mais adequados para avaliar as alternativas de melhoria e prevenção de acidentes de transito. O método de analise hierárquica - AHP - foi utilizado para incluir e medir os fatores de maior importância na ocorrência dos acidentes de transito. Sua metodologia parte do principio de que se deve representar um problema através de uma estruturação hierárquica, com o intuito de empreender-se uma priorização de todos os objetivos, critérios e alternativas relevantes ao problema em estudo, com base em julgamento de grupos decisores que avaliam os critérios e alternativas com relação a critérios, através de comparações paritárias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Uma análise sistêmica dos acidentes de trânsito no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 1995-10
dc.description.abstract This paper presents a systemic analysis of the main causes of traffic accidents in Brazil. The problem of traffic accidents should be considered in a context that involves social, cultural, political and economic aspects. Thus, multicriterial decision methods are the most suitable for evaluating the alternatives of improvement and prevention of traffic accidents. The hierarchical analysis method - AHP - was used to include and measure the most important factors in the occurrence of traffic accidents. Its methodology starts from the principle that a problem must be represented through a hierarchical structure, with the purpose of undertaking a prioritization of all objectives, criteria and alternatives relevant to the problem under study, based on the judgment of decision-making groups that evaluate criteria and criteria alternatives, through parity comparisons pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10090
dc.date.accessioned 2019-12-11T11:05:16Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T11:05:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Acidentes de Trânsito
dc.subject Transportes no Brasil
dc.subject Prevenção de Acidentes de Trânsito
dc.subject Educação no Trânsito
dc.subject Jornada de Trabalho dos Condutores
dc.subject Vias Rodoviárias- Urbana
dc.subject Veículos
dc.subject Traffic-accidents
dc.subject Transport in Brazil
dc.subject Traffic Accident Prevention
dc.subject Traffic Education
dc.subject Drivers' Workday
dc.subject Roadways-urban
dc.subject Vehicles
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MAIA, João Alberto Couto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A systemic analysis of traffic accidents in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation MAIA, João Alberto Couto. Uma análise sistêmica dos acidentes de trânsito no Brasil. 1995. 143f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1995. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10090 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta