DSpace/Manakin Repository

A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, P. F. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3777492396891557 pt_BR
dc.contributor.advisor1 UHLE, Ana Rita.
dc.contributor.advisor1ID UHLE, Ana Rita pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9899163258209041 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Israel Soares de.
dc.description.resumo Esta monografia tem como principal objetivo analisar a formação profissional de Maria do Disterro, professora do ensino básico da rede pública da cidade de Cajazeiras - PB, por meio de uma narrativa biográfica, priorizando as questões cotidianas do contexto em que a biografada está inserida. Para tanto, utilizando-se do relato de vivências da docente, das fontes documentais e iconográficas da formação para o magistério, elaboramos um arranjo teórico e os cuidados metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento narrativo do recorte temporal analisado. No processo investigativo vamos perceber o olhar individual da professora sobre o passado que foi vivenciado, em espaços onde a sua percepção evoca a imagem coletiva do mesmo em consonância com a reconstrução de sua juventude. A jovem professora e esses espaços pertencem a uma série de representações coletivas que compõem o centro de problematizações desse trabalho, discutindo sobre a limitada estrutura de espaços profissionais possíveis para a mulher alcançar no campo educacional da década de 1980. Com isso, a partir das proposições categóricas de gênero apresentadas por Joan Scott, iremos compreender as relações sociais que constituem o papel profissional da nossa personagem e a identidade docente assumida pela mesma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-16
dc.description.abstract The monograph has as objective to analyze the professional formation of Maria do Disterro, a teacher of the public and basic education of state of Paraíba at Cajazeiras city, through a biographical narrative, prioritizing the daily issues of the context in which the biography is inserted. Using the experience of the teacher, documentary and iconographic sources, we used a theoretical arrangement and a carefull methodological to qualify the narrative analyzed. In the investigative process we are going to perceive the teacher's individual gaze about the past that has been experienced, in spaces where her perception evokes the collective image of the same in consonance with the reconstruction of her youth. The young teacher and these spaces, belong to a series of collective representations, that make up the center of problematizations, discussing the limited structure of spaces for women in the educational field of the 1980s. Therefore, from the propositions categorical genres presented by Joan Scott, we will understand the social relations that constitute the professional role of Disterro and the teaching identity assumed by her. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094
dc.date.accessioned 2019-12-11T11:34:42Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T11:34:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Maria do Desterro pt_BR
dc.subject Formação do magistério pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Memoirs pt_BR
dc.subject Teaching Formation pt_BR
dc.subject Teaching Identity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The young Maria do Disterro: memories of teaching in a socially constituted professional performance. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta