dc.creator.ID |
FERREIRA, J. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1345276394363404 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Anne Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Maria Morais. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho objetivou analisar como acontece a parceria entre escola e família no
âmbito educacional, e sua importância no processo de ensino e aprendizagem do
educando, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica
sustentou-se em autores que abordam a relação entre escola e família como: Carvalho
(2004), Furlaneto, Meneses e Pereira (2007), Gentille (2006), Oliveira (2007), dentre
outros. Os procedimentos metodológicos incluíram: observação e o questionário. A
análise dos dados permitiu estruturar o trabalho em três vertentes: Dialogando com a
teoria; a ação docente como integradora da relação escola-família, e a família como base
norteadora para a vida educacional dos filhos. Os resultados revelaram que os
participantes, neste caso a professora, desenvolve um excelente trabalho, dedicando-se a
sua profissão e contribuindo para a efetivação da parceria entre escola e família. Já as
mães acompanham assiduamente a vida escolar de seus filhos, incentivando-os,
ajudando-os em suas tarefas e cumprindo com o papel da família em orientar seus
filhos. Elas apontam ainda que a professora cumpre com o seu papel de educar e utiliza
vários meios para que escola e família estejam unidas, em prol de uma educação de
qualidade para seus filhos/estudantes. As mães destacam também que escola e família
juntas podem desenvolver um bom trabalho, objetivando o sucesso escolar dos
estudantes. Concluo com esse trabalho que embora seja o início de uma longa jornada,
para a efetivação da parceria entre escola e família, foi confirmado que essa relação é
fundamental para a construção do sucesso educacional do estudante. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relação escola e família: contribuições para o processo de ensino - aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
This work aimed to analyze how the partnership happens between school and family in
the educational field, and its importance in the process of the student's teaching
learning, in a group of the 5th year of the Fundamental Teaching. The theoretical was
sustained in authors that approach the relationship between school and family as:
Carvalho (2004), Furlaneto, Meneses and Pereira (2007), Gentille (2006), Oliveira
(2007), among others. The methodological procedures included: observation and the
questionnaire. The data analysis allowed to structure the work into three slopes:
Dialoguing with the theory, the teaching as an integrator of school-family relationship,
and the family as the basis for guiding the children's education life. The results revealed
that the participants, in this case the teacher, develops an excellent work, being devoted
to her profession and contributing to the effectiveness of the partnership between school
and family. Already the mothers accompany their children's school life assiduously,
motivating them, helping them in their tasks and executing the paper of the family in
guiding their children. They appear although the teacher executes her role of educating
and she uses several means so that school and family are united, on behalf of a quality
education for their children / students. The mothers also highlight that school and family
committees can develop a good work, aiming at the students' school success. I end with
that work that although it is the beginning of a long day, for the effectiveness of the
partnership between school and family, it was confirmed that that relationship is
fundamental for the construction of the student's education success. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10106 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T14:03:01Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T14:03:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educando |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Família |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-Learning Process |
pt_BR |
dc.subject |
Family |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Juliana Cesário. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School and family relationship: contributions to the teaching - learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Juliana Cesário. Relação escola e família: contribuições para o processo de ensino - aprendizagem. 2012. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |