DSpace/Manakin Repository

Relação escola e família: contribuições para o processo de ensino - aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1345276394363404 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Anne Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 SANTIAGO, Stella Maria Morais.
dc.description.resumo Este trabalho objetivou analisar como acontece a parceria entre escola e família no âmbito educacional, e sua importância no processo de ensino e aprendizagem do educando, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica sustentou-se em autores que abordam a relação entre escola e família como: Carvalho (2004), Furlaneto, Meneses e Pereira (2007), Gentille (2006), Oliveira (2007), dentre outros. Os procedimentos metodológicos incluíram: observação e o questionário. A análise dos dados permitiu estruturar o trabalho em três vertentes: Dialogando com a teoria; a ação docente como integradora da relação escola-família, e a família como base norteadora para a vida educacional dos filhos. Os resultados revelaram que os participantes, neste caso a professora, desenvolve um excelente trabalho, dedicando-se a sua profissão e contribuindo para a efetivação da parceria entre escola e família. Já as mães acompanham assiduamente a vida escolar de seus filhos, incentivando-os, ajudando-os em suas tarefas e cumprindo com o papel da família em orientar seus filhos. Elas apontam ainda que a professora cumpre com o seu papel de educar e utiliza vários meios para que escola e família estejam unidas, em prol de uma educação de qualidade para seus filhos/estudantes. As mães destacam também que escola e família juntas podem desenvolver um bom trabalho, objetivando o sucesso escolar dos estudantes. Concluo com esse trabalho que embora seja o início de uma longa jornada, para a efetivação da parceria entre escola e família, foi confirmado que essa relação é fundamental para a construção do sucesso educacional do estudante. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relação escola e família: contribuições para o processo de ensino - aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract This work aimed to analyze how the partnership happens between school and family in the educational field, and its importance in the process of the student's teaching learning, in a group of the 5th year of the Fundamental Teaching. The theoretical was sustained in authors that approach the relationship between school and family as: Carvalho (2004), Furlaneto, Meneses and Pereira (2007), Gentille (2006), Oliveira (2007), among others. The methodological procedures included: observation and the questionnaire. The data analysis allowed to structure the work into three slopes: Dialoguing with the theory, the teaching as an integrator of school-family relationship, and the family as the basis for guiding the children's education life. The results revealed that the participants, in this case the teacher, develops an excellent work, being devoted to her profession and contributing to the effectiveness of the partnership between school and family. Already the mothers accompany their children's school life assiduously, motivating them, helping them in their tasks and executing the paper of the family in guiding their children. They appear although the teacher executes her role of educating and she uses several means so that school and family are united, on behalf of a quality education for their children / students. The mothers also highlight that school and family committees can develop a good work, aiming at the students' school success. I end with that work that although it is the beginning of a long day, for the effectiveness of the partnership between school and family, it was confirmed that that relationship is fundamental for the construction of the student's education success. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10106
dc.date.accessioned 2019-12-11T14:03:01Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T14:03:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educando pt_BR
dc.subject Processo de Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Teaching-Learning Process pt_BR
dc.subject Family pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Juliana Cesário.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School and family relationship: contributions to the teaching - learning process. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Juliana Cesário. Relação escola e família: contribuições para o processo de ensino - aprendizagem. 2012. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta