DSpace/Manakin Repository

Diversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID REIS, B. S. Josefa Emiliany. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6707580757185765 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 FORTUNATO, Lucinete.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.description.resumo Esta pesquisa problematiza como a Diversidade Cultural priorizando o recorte para as questões étnicos afro-brasileiras e africanas no Ensino de História no Fundamental II vem sendo pensada e problematizada nos documentos oficiais da Educação e na comunidade escolar por meio de duas instituições especificas da cidade de Santa Inês – PB, sendo uma de nível estadual e outra municipal entre os anos de 2003 a 2014. O recorte temporal se deu pela necessidade de analisarmos os principais documentos que foram produzidos a partir da lei 10.639 de 2003 que sancionou a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da Educação Básica. Dentre esses documentos estão os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e os Referenciais Curriculares da Paraíba (2010). Todos esses documentos foram analisados enquanto produções discursivas permeados pelas relações de poder. A metodologia que permeia esta pesquisa é a história oral, através de entrevistas realizadas com dois professores da Escola Municipal Félix Pereira dos Reis e Escola Estadual Enéas Leite da cidade de Santa Inês – PB. As entrevistas nos permitiram problematizar como esses professores percebem o ensino para as relações étnico- raciais, bem como, as questões que envolvem o ensino afro-brasileiro na cidade de Santa Inês. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Diversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014. pt_BR
dc.date.issued 2014-08-20
dc.description.abstract This research discusses how cultural diversity prioritizing cut for african-Brazilian and African ethnic issues in History teaching in key input II is being designed and problematised in the official documents of education and the school community through two specific institutions in the city of Santa Agnes – PB, one statewide and one city between the years 2013 to 2014 the time frame is given by the need to analyze the main documents that were produced from 2003 to 10, 639 law enacted mandating the history and culture african-Brazilian and African curriculum in basic education. Among these documents are the National Curricular Parameters (1998), the National Curricular Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations and the Teaching of History and Afro-Brazilian African (2014), the Curricular References Paraíba (2010), all these documents will be analyzed as discursive productions permeated by power relations. The methodology that permeates this research is oral history through interviews with two teachers of the Municipal School Felix Pereira dos Reis and state Aeneas School Milk city of St Agnes – PB. The interviews allowed us to problematize how these teachers perceive teaching to ethnic-racial relations, as well as issues involving the african-Brazilian education in the town of Santa Ines. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10111
dc.date.accessioned 2019-12-11T15:56:31Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T15:56:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História- estudo e ensino pt_BR
dc.subject Diversidade cultural pt_BR
dc.subject Ensino de história- questões étnicos africanas pt_BR
dc.subject Políticas de ações afirmativas- questões étnicos africanas pt_BR
dc.subject History- study and teaching pt_BR
dc.subject Cultural diversity pt_BR
dc.subject History Teaching- African Ethnic Issues pt_BR
dc.subject Affirmative Action Policies - African Ethnic Issues pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Josefa Emiliany Barros de.
dc.creator REIS, Jose Emiliany Barros de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cultural diversity in history teaching: ethnic issues Afro-Brazilian and African women in two schools in the city of Santa Inês-PB, between the years 2003 and 2014. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Josefa Emiliany Barros de. Diversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014. 2014. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta