dc.creator.ID |
REIS, B. S. Josefa Emiliany. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6707580757185765 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, Rosemere O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FORTUNATO, Lucinete. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa problematiza como a Diversidade Cultural priorizando o recorte para as
questões étnicos afro-brasileiras e africanas no Ensino de História no Fundamental II
vem sendo pensada e problematizada nos documentos oficiais da Educação e na
comunidade escolar por meio de duas instituições especificas da cidade de Santa Inês –
PB, sendo uma de nível estadual e outra municipal entre os anos de 2003 a 2014. O
recorte temporal se deu pela necessidade de analisarmos os principais documentos que
foram produzidos a partir da lei 10.639 de 2003 que sancionou a obrigatoriedade da
história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da Educação Básica.
Dentre esses documentos estão os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e os Referenciais
Curriculares da Paraíba (2010). Todos esses documentos foram analisados enquanto
produções discursivas permeados pelas relações de poder. A metodologia que permeia
esta pesquisa é a história oral, através de entrevistas realizadas com dois professores da
Escola Municipal Félix Pereira dos Reis e Escola Estadual Enéas Leite da cidade de
Santa Inês – PB. As entrevistas nos permitiram problematizar como esses professores
percebem o ensino para as relações étnico- raciais, bem como, as questões que
envolvem o ensino afro-brasileiro na cidade de Santa Inês. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Diversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-08-20 |
|
dc.description.abstract |
This research discusses how cultural diversity prioritizing cut for african-Brazilian and
African ethnic issues in History teaching in key input II is being designed and
problematised in the official documents of education and the school community through
two specific institutions in the city of Santa Agnes – PB, one statewide and one city
between the years 2013 to 2014 the time frame is given by the need to analyze the main
documents that were produced from 2003 to 10, 639 law enacted mandating the history
and culture african-Brazilian and African curriculum in basic education. Among these
documents are the National Curricular Parameters (1998), the National Curricular
Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations and the Teaching of History
and Afro-Brazilian African (2014), the Curricular References Paraíba (2010), all these
documents will be analyzed as discursive productions permeated by power relations.
The methodology that permeates this research is oral history through interviews with
two teachers of the Municipal School Felix Pereira dos Reis and state Aeneas School
Milk city of St Agnes – PB. The interviews allowed us to problematize how these
teachers perceive teaching to ethnic-racial relations, as well as issues involving the
african-Brazilian education in the town of Santa Ines. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10111 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T15:56:31Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T15:56:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história- questões étnicos africanas |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de ações afirmativas- questões étnicos africanas |
pt_BR |
dc.subject |
History- study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural diversity |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching- African Ethnic Issues |
pt_BR |
dc.subject |
Affirmative Action Policies - African Ethnic Issues |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Josefa Emiliany Barros de. |
|
dc.creator |
REIS, Jose Emiliany Barros de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cultural diversity in history teaching: ethnic issues Afro-Brazilian and African women in two schools in the city of Santa Inês-PB, between the years 2003 and 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Josefa Emiliany Barros de. Diversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014. 2014. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |