dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada na Escola Municipal Ensino
Fundamental Antônio Meira de Sá, Aparecida-pb. Tem como objetivo geral: Analisar quais
são as realidades e desafios que se encontra no ensino de geografia discutindo os principais
conceitos e categorias representados pela disciplina considerando sua amplitude e verificando
o método de ensino aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu a parti das seguintes
metodologias: É de cunho bibliográfico, pois utilizou a pesquisa em livros, artigos, periódicos
e outros materiais da internet; Se apresenta como teórica e empírica Pois, envolve teoria e
prática; Quanto a sua natureza se classifica como qualitativa e quantitativa e se apresenta
como um estudo de caso já que tem uma área especifica para a realização da pesquisa.
Primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre a temática, começando por um
recorte histórico sobre a ciência geográfica até chegar à definição de seu objeto de estudo o
espaço geográfico, em seguida foi feita algumas considerações sobre o ensino de geografia na
contemporaneidade e a importância das categorias geográficas para o ensino. Através da
análise dos dados foi possível perceber que muitos são os desafios encontrados na sala de
aula, verificou-se ainda que as categorias geográficas são bem trabalhadas pela professora,
porém a escola não dispõe de recursos didáticos eficientes que possam auxiliar no processo de
ensino aprendizagem. Dessa forma, o recurso mais utilizado é o livro didático, no entanto, a
professora apresenta clareza na apresentação dos conceitos e o desenvolvimento de uma aula
bem dinâmica, mantendo sempre a relação professor e aluno e a participação desses,
respeitando os conhecimentos que eles já construíram. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Análise das categorias geográficas nos conteúdos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Meira de Sá. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The present work consists of a research carried out at Escola Municipal Ensino
Fundamental Antônio Meira de Sá, Aparecida-bp. Its general objective is: To analyze which
are the realities and challenges found in geography teaching discussing the main
concepts and categories represented by the discipline considering its breadth and verifying
the teaching method learning. The research was developed from the following
methodologies: It is of bibliographic nature, because it used the research in books, articles, journals
and other internet materials; It presents itself as theoretical and empirical. It involves theory and
practice; As for its nature it is classified as qualitative and quantitative and is presented
as a case study since it has a specific area for conducting the research.
Firstly, a bibliographic survey on the theme was made, starting with a
historical perspective on geographical science until it reaches the definition of its object of study
geographical space, then some considerations were made about the teaching of geography in the
contemporaneity and the importance of geographical categories for teaching. By
Analysis of the data showed that there are many challenges encountered in the classroom.
During the class, it was also verified that the geographical categories are well worked by the teacher,
However, the school does not have efficient teaching resources that can assist in the process of
I teach learning. Thus, the most used resource is the textbook, however, the
teacher presents clarity in the presentation of concepts and the development of a class
very dynamic, always maintaining the teacher-student relationship and their participation,
respecting the knowledge they have already built. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10113 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T16:35:41Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T16:35:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography- study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Deuziana Raissa Paulino Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of geographical categories in the contents of the 7th grade of the Antônio Meira de Sá Municipal Elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Deuziana Raíssa Paulino. Análise das categorias geográficas nos conteúdos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Meira de Sá. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |