DSpace/Manakin Repository

Análise das categorias geográficas nos conteúdos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Meira de Sá.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo O presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada na Escola Municipal Ensino Fundamental Antônio Meira de Sá, Aparecida-pb. Tem como objetivo geral: Analisar quais são as realidades e desafios que se encontra no ensino de geografia discutindo os principais conceitos e categorias representados pela disciplina considerando sua amplitude e verificando o método de ensino aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu a parti das seguintes metodologias: É de cunho bibliográfico, pois utilizou a pesquisa em livros, artigos, periódicos e outros materiais da internet; Se apresenta como teórica e empírica Pois, envolve teoria e prática; Quanto a sua natureza se classifica como qualitativa e quantitativa e se apresenta como um estudo de caso já que tem uma área especifica para a realização da pesquisa. Primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre a temática, começando por um recorte histórico sobre a ciência geográfica até chegar à definição de seu objeto de estudo o espaço geográfico, em seguida foi feita algumas considerações sobre o ensino de geografia na contemporaneidade e a importância das categorias geográficas para o ensino. Através da análise dos dados foi possível perceber que muitos são os desafios encontrados na sala de aula, verificou-se ainda que as categorias geográficas são bem trabalhadas pela professora, porém a escola não dispõe de recursos didáticos eficientes que possam auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, o recurso mais utilizado é o livro didático, no entanto, a professora apresenta clareza na apresentação dos conceitos e o desenvolvimento de uma aula bem dinâmica, mantendo sempre a relação professor e aluno e a participação desses, respeitando os conhecimentos que eles já construíram. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Análise das categorias geográficas nos conteúdos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Meira de Sá. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The present work consists of a research carried out at Escola Municipal Ensino Fundamental Antônio Meira de Sá, Aparecida-bp. Its general objective is: To analyze which are the realities and challenges found in geography teaching discussing the main concepts and categories represented by the discipline considering its breadth and verifying the teaching method learning. The research was developed from the following methodologies: It is of bibliographic nature, because it used the research in books, articles, journals and other internet materials; It presents itself as theoretical and empirical. It involves theory and practice; As for its nature it is classified as qualitative and quantitative and is presented as a case study since it has a specific area for conducting the research. Firstly, a bibliographic survey on the theme was made, starting with a historical perspective on geographical science until it reaches the definition of its object of study geographical space, then some considerations were made about the teaching of geography in the contemporaneity and the importance of geographical categories for teaching. By Analysis of the data showed that there are many challenges encountered in the classroom. During the class, it was also verified that the geographical categories are well worked by the teacher, However, the school does not have efficient teaching resources that can assist in the process of I teach learning. Thus, the most used resource is the textbook, however, the teacher presents clarity in the presentation of concepts and the development of a class very dynamic, always maintaining the teacher-student relationship and their participation, respecting the knowledge they have already built. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10113
dc.date.accessioned 2019-12-11T16:35:41Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T16:35:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia- estudo e ensino pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geography- study and teaching pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Deuziana Raissa Paulino Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of geographical categories in the contents of the 7th grade of the Antônio Meira de Sá Municipal Elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Deuziana Raíssa Paulino. Análise das categorias geográficas nos conteúdos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Meira de Sá. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta