DSpace/Manakin Repository

A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da geografia escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5616088552575641 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da Geografia escolar. A escolha do tema se deu através dos estágios supervisionados, onde percebemos a necessidade em explorar a imagem nas aulas de Geografia, e também por meio do exercício profissional como professora do 6º ano do ensino fundamental, onde constatamos o quão é significante este recurso para o ensino e compreensão dos conteúdos da disciplina Geografia. A construção deste trabalho englobou referencial teórico fundamentado a partir de leituras de dissertações, teses, artigos, livros e monografias sobre a temática, e também pela atuação em sala de aula que permitiu as observações e análises do desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas com o auxílio das imagens, sendo possível coletar os dados e demostrar os resultados. Esta monografia tem por objetivo analisar a importância em utilizar a imagem no ensino da Geografia escolar, e com este intuito apresenta discussões sobre a definição da imagem, a imagem como meio de informação, o papel do professor na mediação entre o aluno e o estudo da imagem e a importância da vivência escolar para a formação do professor, evidenciando um relato de experiência que apresenta o uso da imagem no ensino de três temáticas – paisagem, representações cartográficas e biosfera. Ao finalizar a pesquisa, podemos concluir que a imagem é um recurso didático que possibilita aos alunos compreenderem o seu espaço vivido e deste feito entender o mundo em sua dinâmica social e natural. Desejamos, portanto, que este trabalho sirva de reflexão para que outros professores/pesquisadores conheçam a relevância em complementar o livro didático com outros recursos, em especial a imagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da geografia escolar. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-14
dc.description.abstract The present work has as theme The importance of the image in the process of teaching and learning of the school geography. The choice of this subject has came from through the supervised stages, where we realized the need to explore the image in Geography classes, and also through the professional exercise as a teacher of the 6th grade of elementary school, where we verified how significant this resource for the teaching and understanding of the contents of the Geography discipline. The construction of this work encompassed a theoretical framework based on reading of dissertations, theses, articles, books and monographs on the subject, and also by the classroom peformance that allowed the observations and analyzes of students' performance in the activities developed with the suport of images, making it possible to collect the data and to demonstrate the results. This monograph aims to analyze the importance of the use of the image in the teaching of school geography, and for this purpose it presents discussions about image definition, image as a means of information, the role of the teacher in mediation between the student and the study of the image and the importance of school experience for teacher training, evidencing an experience report that presents the use of the image in the teaching of three themes - landscape, cartographic representations and biosphere. At the end of the research, we can conclude that the image is a didactic resource that allows the students to understand their lived space and as of this to understand the world in its social and natural dynamics. We hope, wherefore, that this work will serve as a reflection so that other teachers/researchers know the relevance of complementing the textbook with other resources, especially the image. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10117
dc.date.accessioned 2019-12-11T17:13:50Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T17:13:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Imagem- aulas de geografia pt_BR
dc.subject Aprendizagem em geografia pt_BR
dc.subject Geografia- estudo e ensino pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Image- geography classes pt_BR
dc.subject Geography learning pt_BR
dc.subject Geography- study and teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Dallila Rayara de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of image in the teaching and learning process of school geography. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Dallila Rayara de Almeida. A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da geografia escolar . 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta