dc.creator.ID |
SILVA, D. R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5616088552575641 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como tema A importância da imagem no processo de ensino e de
aprendizagem da Geografia escolar. A escolha do tema se deu através dos estágios
supervisionados, onde percebemos a necessidade em explorar a imagem nas aulas de Geografia,
e também por meio do exercício profissional como professora do 6º ano do ensino fundamental,
onde constatamos o quão é significante este recurso para o ensino e compreensão dos conteúdos
da disciplina Geografia. A construção deste trabalho englobou referencial teórico
fundamentado a partir de leituras de dissertações, teses, artigos, livros e monografias sobre a
temática, e também pela atuação em sala de aula que permitiu as observações e análises do
desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas com o auxílio das imagens, sendo
possível coletar os dados e demostrar os resultados. Esta monografia tem por objetivo analisar
a importância em utilizar a imagem no ensino da Geografia escolar, e com este intuito apresenta
discussões sobre a definição da imagem, a imagem como meio de informação, o papel do
professor na mediação entre o aluno e o estudo da imagem e a importância da vivência escolar
para a formação do professor, evidenciando um relato de experiência que apresenta o uso da
imagem no ensino de três temáticas – paisagem, representações cartográficas e biosfera. Ao
finalizar a pesquisa, podemos concluir que a imagem é um recurso didático que possibilita aos
alunos compreenderem o seu espaço vivido e deste feito entender o mundo em sua dinâmica
social e natural. Desejamos, portanto, que este trabalho sirva de reflexão para que outros
professores/pesquisadores conheçam a relevância em complementar o livro didático com outros
recursos, em especial a imagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da geografia escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-14 |
|
dc.description.abstract |
The present work has as theme The importance of the image in the process of teaching and
learning of the school geography. The choice of this subject has came from through the
supervised stages, where we realized the need to explore the image in Geography classes, and
also through the professional exercise as a teacher of the 6th grade of elementary school, where
we verified how significant this resource for the teaching and understanding of the contents of
the Geography discipline. The construction of this work encompassed a theoretical framework
based on reading of dissertations, theses, articles, books and monographs on the subject, and
also by the classroom peformance that allowed the observations and analyzes of students'
performance in the activities developed with the suport of images, making it possible to collect
the data and to demonstrate the results. This monograph aims to analyze the importance of the
use of the image in the teaching of school geography, and for this purpose it presents discussions
about image definition, image as a means of information, the role of the teacher in mediation
between the student and the study of the image and the importance of school experience for
teacher training, evidencing an experience report that presents the use of the image in the
teaching of three themes - landscape, cartographic representations and biosphere. At the end of
the research, we can conclude that the image is a didactic resource that allows the students to
understand their lived space and as of this to understand the world in its social and natural
dynamics. We hope, wherefore, that this work will serve as a reflection so that other
teachers/researchers know the relevance of complementing the textbook with other resources,
especially the image. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10117 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T17:13:50Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T17:13:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Imagem- aulas de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem em geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Image- geography classes |
pt_BR |
dc.subject |
Geography learning |
pt_BR |
dc.subject |
Geography- study and teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Dallila Rayara de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of image in the teaching and learning process of school geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Dallila Rayara de Almeida. A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da geografia escolar . 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |