dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, M. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Henaldo Moraes. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de professores e alunos
acerca da importância das aulas de campo no ensino de geografia no ensino
fundamental II na Escola de Ensino Fundamental Doutor Jarismar Gonçalves Melo,
no município de Ipaumirim, Ceará. Trata-se de um estudo de campo, de cunho
descritivo e qualitativo, cuja amostra foi formada por 25 alunos de uma turma do 9º
ano. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário junto à
professora e aos alunos e a análise de dados foi realizada a partir de abordagem
qualitativa, envolvendo discussões com base em posicionamento crítico com relação
aos achados. Os resultados demonstraram, do ponto de vista da professora
entrevistada, que as aulas de campo são importantes mas dependem de apoio da
gestão escolar e da disponibilidade de recursos humanos e materiais, ao passo que
do ponto de vista dos alunos as aulas de campo são fundamentais, porém não são
realizadas pela professora. O estudo permitiu concluir que, apesar da importância
das aulas de campo, muitas dificuldades ainda se interpõem, dificultando a
efetivação dessa estratégia em um maior número de turmas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This research aimed to analyze the perception of teachers and students
about the importance of field classes in teaching geography in teaching
II at the Doctor Jarismar Gonçalves Melo Elementary School,
in the municipality of Ipaumirim, Ceará. It is a field study, with an imprint
descriptive and qualitative study, whose sample consisted of 25 students from a 9th grade
year. Data collection was performed by applying a questionnaire to the
teacher and students and the data analysis was performed from the approach
involving discussions based on critical positioning regarding
to the findings. The results showed, from the teacher's point of view
interviewed that field classes are important but depend on support from the
school management and the availability of human and material resources, while
From the students' point of view, field classes are fundamental, but they are not
performed by the teacher. The study concluded that, despite the importance of
field lessons, many difficulties still stand in the way of making it difficult to
implementation of this strategy in a larger number of classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10120 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T17:24:41Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T17:24:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia- Ipaumirim |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia- aula de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- método de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Geography education- Ipaumirim |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching - Field Class |
pt_BR |
dc.subject |
Geography- Teaching Method |
pt_BR |
dc.subject |
Geography- didactic resources |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Simone Teles de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of field classes for teaching geography in the elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Simone Teles de. A importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |