DSpace/Manakin Repository

A importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Henaldo Moraes.
dc.contributor.referee2 BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de professores e alunos acerca da importância das aulas de campo no ensino de geografia no ensino fundamental II na Escola de Ensino Fundamental Doutor Jarismar Gonçalves Melo, no município de Ipaumirim, Ceará. Trata-se de um estudo de campo, de cunho descritivo e qualitativo, cuja amostra foi formada por 25 alunos de uma turma do 9º ano. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário junto à professora e aos alunos e a análise de dados foi realizada a partir de abordagem qualitativa, envolvendo discussões com base em posicionamento crítico com relação aos achados. Os resultados demonstraram, do ponto de vista da professora entrevistada, que as aulas de campo são importantes mas dependem de apoio da gestão escolar e da disponibilidade de recursos humanos e materiais, ao passo que do ponto de vista dos alunos as aulas de campo são fundamentais, porém não são realizadas pela professora. O estudo permitiu concluir que, apesar da importância das aulas de campo, muitas dificuldades ainda se interpõem, dificultando a efetivação dessa estratégia em um maior número de turmas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This research aimed to analyze the perception of teachers and students about the importance of field classes in teaching geography in teaching II at the Doctor Jarismar Gonçalves Melo Elementary School, in the municipality of Ipaumirim, Ceará. It is a field study, with an imprint descriptive and qualitative study, whose sample consisted of 25 students from a 9th grade year. Data collection was performed by applying a questionnaire to the teacher and students and the data analysis was performed from the approach involving discussions based on critical positioning regarding to the findings. The results showed, from the teacher's point of view interviewed that field classes are important but depend on support from the school management and the availability of human and material resources, while From the students' point of view, field classes are fundamental, but they are not performed by the teacher. The study concluded that, despite the importance of field lessons, many difficulties still stand in the way of making it difficult to implementation of this strategy in a larger number of classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10120
dc.date.accessioned 2019-12-11T17:24:41Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T17:24:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia- Ipaumirim pt_BR
dc.subject Ensino de geografia- aula de campo pt_BR
dc.subject Geografia- método de ensino pt_BR
dc.subject Geografia- recursos didáticos pt_BR
dc.subject Geography education- Ipaumirim pt_BR
dc.subject Geography Teaching - Field Class pt_BR
dc.subject Geography- Teaching Method pt_BR
dc.subject Geography- didactic resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Simone Teles de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of field classes for teaching geography in the elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Simone Teles de. A importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta