dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de pesquisa tem como título Concepção e Formação Docente acerca da
Educação de Jovens e Adultos (EJA. Nele busquei refletir ocorre a formação dos professores
que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Cajazeiras, buscando
compreender como acontece o processo da formação inicial e continuada dos professores da
EJA e se tal formação favorece o desenvolvimento de competência pedagógica renovada.
Quanto à Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem
analisados por meio de entrevistas com três professores que atuam na EJA na instituição
E.M.E.I.E.F. Antonio Tabosa Rodrigues- CAIC, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras -
PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que os profissionais que atuam na EJA
não tiveram formação inicial especifica para a mesma, e que as formações continuadas para a
mesma deixam a desejar. Assim, percebi que parte dos entrevistados sentem dificuldades na
prática pedagógica, devido a falta de formação especifica para atuar nesta modalidade de
ensino e sendo que a formação continuada dos professores da EJA não pode ser um processo
apenas de acúmulo de informações e conhecimentos. Mas precisa ser feito no
desenvolvimento de competências com o objetivo de melhorar a prática docente, objetivando
a capacidade do docente para perceber, observar e refletir sobre o processo de ensino-
aprendizagem. A pesquisa explicitou que a Educação de Jovens e Adultos requer uma
formação docente especifica, uma vez que a mesma é um fator preponderante para a atuação e
cumprimento eficaz dos objetivos da EJA. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research paper is titled: Youth and Adults (EJA): Conceptions and teacher training. In it I
tried to reflect on how teacher training is working in Youth and Adult Education in the city of
Cajazeiras, as well as identify how does the process of initial and continuing training of
teachers, and this training encourages the development of teacher competence renewed. As
for methodology, we performed a qualitative study, which sought the data to be analyzed
through interviews with three teachers working in adult education in the institution EMEIEF
Antonio Rodrigues Tabosa in CAIC, in the city of Cajazeiras-PB. Regarding the results, the
research revealed that many of the professionals working in adult education had no specific
training for adult education, and the training continued for the same also leaves much to be
desired. Thus, one can see that the interviewees have difficulties in teaching practice, the lack
of specific training to work in this type of education. This process, which should be
significant, and the ongoing training of teachers of adult education can not just be a process of
accumulating information and knowledge. But they do in skills development in order to
improve their practice, with the ability to perceive, observe and reflect. However the research
explained that the Education Youth and Adult, requires specific teacher training, since it is a
major factor in the performance and enforcement of effective adult education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10122 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T17:27:43Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T17:27:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACIEL, Nayara Ingride Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions and teacher training on youth and adult education (EJA). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MACIEL, Nayara Ingride Gonçalves. Concepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA). 2013. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |