DSpace/Manakin Repository

Concepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA).

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa tem como título Concepção e Formação Docente acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA. Nele busquei refletir ocorre a formação dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Cajazeiras, buscando compreender como acontece o processo da formação inicial e continuada dos professores da EJA e se tal formação favorece o desenvolvimento de competência pedagógica renovada. Quanto à Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de entrevistas com três professores que atuam na EJA na instituição E.M.E.I.E.F. Antonio Tabosa Rodrigues- CAIC, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que os profissionais que atuam na EJA não tiveram formação inicial especifica para a mesma, e que as formações continuadas para a mesma deixam a desejar. Assim, percebi que parte dos entrevistados sentem dificuldades na prática pedagógica, devido a falta de formação especifica para atuar nesta modalidade de ensino e sendo que a formação continuada dos professores da EJA não pode ser um processo apenas de acúmulo de informações e conhecimentos. Mas precisa ser feito no desenvolvimento de competências com o objetivo de melhorar a prática docente, objetivando a capacidade do docente para perceber, observar e refletir sobre o processo de ensino- aprendizagem. A pesquisa explicitou que a Educação de Jovens e Adultos requer uma formação docente especifica, uma vez que a mesma é um fator preponderante para a atuação e cumprimento eficaz dos objetivos da EJA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Concepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA). pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This research paper is titled: Youth and Adults (EJA): Conceptions and teacher training. In it I tried to reflect on how teacher training is working in Youth and Adult Education in the city of Cajazeiras, as well as identify how does the process of initial and continuing training of teachers, and this training encourages the development of teacher competence renewed. As for methodology, we performed a qualitative study, which sought the data to be analyzed through interviews with three teachers working in adult education in the institution EMEIEF Antonio Rodrigues Tabosa in CAIC, in the city of Cajazeiras-PB. Regarding the results, the research revealed that many of the professionals working in adult education had no specific training for adult education, and the training continued for the same also leaves much to be desired. Thus, one can see that the interviewees have difficulties in teaching practice, the lack of specific training to work in this type of education. This process, which should be significant, and the ongoing training of teachers of adult education can not just be a process of accumulating information and knowledge. But they do in skills development in order to improve their practice, with the ability to perceive, observe and reflect. However the research explained that the Education Youth and Adult, requires specific teacher training, since it is a major factor in the performance and enforcement of effective adult education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10122
dc.date.accessioned 2019-12-11T17:27:43Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T17:27:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Nayara Ingride Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions and teacher training on youth and adult education (EJA). pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Nayara Ingride Gonçalves. Concepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA). 2013. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta