dc.creator.ID |
MOREIRA, F. G. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9432880208703242 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIDEIRA, Piedade Lino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIDEIRA, Piedade L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.description.resumo |
Nesta pesquisa monográfica intitulada, Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita
nos Anos Iniciais. Buscou-se analisar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes do
quarto e quinto anos, na aquisição de leitura e escrita, assim como, investigar as professoras
sujeitos desta pesquisa, a fim de saber como elas lidam com as dificuldades dos discentes
nestas práticas, bem como conhecer a metodologia utilizada por elas para suprir as
necessidades do alunado a este respeito. O locus da investigação foi a Escola Municipal
Antônia Maria da Costa, Vieirópolis/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de
caráter descritivo e a pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos fez-se uso para a
coleta de dados, foram à observação e a entrevista. Como colaboradoras dispôs nesta
investigação, de duas professoras atuantes na Escola citada. Em relação aos resultados, a
pesquisa revelou que os estudantes apresentam dificuldades na aquisição destas práticas, nas
duas turmas, que entre outros fatores, ocorre a falta de participação familiar no processo de
escolarização dos educandos. Observou-se ainda, que as professoras possuem concepções de
leitura propícias à construção e reconstrução do conhecimento. Mesmo as professoras tendo
utilizado vários recursos metodológicos em suas aulas, não foram suficientes para envolver e
promover a aquisição da habilidade da leitura e escrita pelos discentes repetentes. Em síntese,
é necessário que a leitura faça parte desde cedo, da vida escolar do discente, sendo a referida
pratica de fundamental importância para a formação e desenvolvimento do ser humano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
In this research monograph entitled, Learning Disabilities Reading and Writing in the Early Years. We
sought to analyze the learning difficulties of students in fourth and fifth years, the acquisition of
reading and writing, as well as investigate the teachers, subjects of research in order to know how they
deal with the difficulties of the students in these practices, as well as know the methodology used by
them to meet the needs of the students in this regard. The locus of the investigation was the Municipal
School of Antonia Maria Costa, Vieirópolis / PB. The methodology used was descriptive qualitative
research and field research. As regards the instruments made use for data collection were observation
and interview. How willing collaborators in this research, two teachers working in the school
mentioned. Regarding the results, the survey revealed that students have difficulties in acquiring these
practices, in two classes, which, among other factors, is the lack of family involvement in the
educational process of the students. It was also observed that the teachers have conceptions of reading
conducive to the construction and reconstruction of knowledge. Even the teachers having used several
methodological resources in their classes, were not sufficient to engage and promote the acquisition of
skills of reading and writing by students repeating. In summary, it is necessary for reading early part
of the school life of the student, and the practice of such fundamental importance to the training and
development of human beings. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10131 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T20:33:58Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T20:33:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOREIRA, Francisca Gomes Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning difficulties in reading and writing in the early years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Francisca Gomes Medeiros. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais. 2013. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |