DSpace/Manakin Repository

Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOREIRA, F. G. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9432880208703242 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VIDEIRA, Piedade Lino.
dc.contributor.advisor1ID VIDEIRA, Piedade L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Nesta pesquisa monográfica intitulada, Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais. Buscou-se analisar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes do quarto e quinto anos, na aquisição de leitura e escrita, assim como, investigar as professoras sujeitos desta pesquisa, a fim de saber como elas lidam com as dificuldades dos discentes nestas práticas, bem como conhecer a metodologia utilizada por elas para suprir as necessidades do alunado a este respeito. O locus da investigação foi a Escola Municipal Antônia Maria da Costa, Vieirópolis/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de caráter descritivo e a pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos fez-se uso para a coleta de dados, foram à observação e a entrevista. Como colaboradoras dispôs nesta investigação, de duas professoras atuantes na Escola citada. Em relação aos resultados, a pesquisa revelou que os estudantes apresentam dificuldades na aquisição destas práticas, nas duas turmas, que entre outros fatores, ocorre a falta de participação familiar no processo de escolarização dos educandos. Observou-se ainda, que as professoras possuem concepções de leitura propícias à construção e reconstrução do conhecimento. Mesmo as professoras tendo utilizado vários recursos metodológicos em suas aulas, não foram suficientes para envolver e promover a aquisição da habilidade da leitura e escrita pelos discentes repetentes. Em síntese, é necessário que a leitura faça parte desde cedo, da vida escolar do discente, sendo a referida pratica de fundamental importância para a formação e desenvolvimento do ser humano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract In this research monograph entitled, Learning Disabilities Reading and Writing in the Early Years. We sought to analyze the learning difficulties of students in fourth and fifth years, the acquisition of reading and writing, as well as investigate the teachers, subjects of research in order to know how they deal with the difficulties of the students in these practices, as well as know the methodology used by them to meet the needs of the students in this regard. The locus of the investigation was the Municipal School of Antonia Maria Costa, Vieirópolis / PB. The methodology used was descriptive qualitative research and field research. As regards the instruments made use for data collection were observation and interview. How willing collaborators in this research, two teachers working in the school mentioned. Regarding the results, the survey revealed that students have difficulties in acquiring these practices, in two classes, which, among other factors, is the lack of family involvement in the educational process of the students. It was also observed that the teachers have conceptions of reading conducive to the construction and reconstruction of knowledge. Even the teachers having used several methodological resources in their classes, were not sufficient to engage and promote the acquisition of skills of reading and writing by students repeating. In summary, it is necessary for reading early part of the school life of the student, and the practice of such fundamental importance to the training and development of human beings. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10131
dc.date.accessioned 2019-12-11T20:33:58Z
dc.date.available 2019-12-11
dc.date.available 2019-12-11T20:33:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Francisca Gomes Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning difficulties in reading and writing in the early years. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Francisca Gomes Medeiros. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais. 2013. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta