dc.creator.ID |
ANDRADE, M. J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5621852256401153 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, Stella M. de M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
ROLIM, Nozângela Maria. |
|
dc.description.resumo |
No presente trabalho são apresentados diversos subsídios e discussões sobre a prática da
avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. O objetivo central é
analisar como ocorre essa prática atualmente na escola, identificando os instrumentos
utilizados pelo professor para avaliar seus alunos e quais as contribuições dessa prática
avaliativa para o desenvolvimento cognitivo do educando. Com isso, a finalidade é mostrar a
importância da avaliação mediadora para uma aprendizagem de qualidade, apontando que a
avaliação classificatória serve apenas para classificar ou rotular, quando avaliar é uma tarefa
complexa, que envolve várias dimensões. Serão discutidas também as principais ideias de
alguns autores e pesquisadores da área da avaliação educacional, contribuindo assim para
melhor compreensão acerca do assunto. Nesta pesquisa foi analisada a prática avaliativa de
um professor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Francisco
Cassiano Sobrinho, localizada na cidade de Poço de José de Moura - PB. Através da aplicação
de um questionário, a fim de conhecer e compreender suas concepções e práticas de
avaliação. Também foi analisada, através de questionário aplicado aos alunos, a opinião dos
mesmos sobre o processo de avaliação desenvolvido em sala de aula. Os dados obtidos
evidenciaram a falta de conhecimento do professor sobre as dimensões e o processo
avaliativo, mostrando que o educador utiliza a prova como principal instrumento para avaliar
seu alunado, desenvolvendo assim, a avaliação classificatória. Esta pesquisa visa mostrar que
a avaliação deve ser praticada de forma mediadora, contínua e democrática, considerando que
o ato de avaliar deve está interligado ao ato de educar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-10-26 |
|
dc.description.abstract |
In the present paper, it is presented several subsides and discussions on the practice of
educational evaluation and its contributions to students‟ learning, having as main objective to
analyze how this practice occurs currently at the school, identifying the instruments used by
teachers to assess their students and what contributions this assessment practice for cognitive
development of the student in order to show the importance of evaluating mediator for quality
learning and noting that the assessment classification serves only to classify or label,
explaining that evaluating is a complex task that involves several dimensions. It will also be
discussed the main ideas of some authors and researchers in the field of educational
assessment, thereby contributing to better understanding of the subject. In this study we
analyzed the evaluation practice of a teacher of the Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho, in the town of Poço de José de Moura,
through a questionnaire, to know and understand their concepts and practices evaluation.
Thus, as it was also analyzed using a questionnaire to the students' opinions about the
evaluation process developed in the classroom. The data obtained showed a lack of teacher
knowledge about the dimensions and the evaluation process, showing that the educator uses
the test as the main tool to assess their students, developing, evaluating classification. This
research aims to show that the assessment should be practiced in a mediator way, continuous
and democratic, considering that the act must assess is linked to the act of educating. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10132 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T20:38:55Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11 |
|
dc.date.available |
2019-12-11T20:38:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas avaliativas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educational assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluative Practices |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Marciana Jacinta de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The practice of educational assessment and its contributions to student learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Marciana Jacinta de. A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. 2012. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |