DSpace/Manakin Repository

Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 VIDEIRA, Piedade Lino.
dc.contributor.advisor1ID VIDEIRA, Piedade L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Elzanir dos.
dc.description.resumo Neste trabalho monográfico intitulado: Prática da Leitura no Contexto Escolar dos anos Iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões, objetivei identificar qual era a concepção docente acerca da relevância da leitura no âmbito escolar, bem como saber como ocorria a práxis de duas professoras em suas salas com a leitura e, por fim, verificar a metodologia utilizada por elas em sala de aula. No que tange à metodologia, este estudo é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e entrevista respondido por duas professoras do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Joaquim Matos, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que as educadoras reconhecem a relevância que a leitura tem na vida das pessoas, aspecto que a torna, absolutamente, essencial para a construção do conhecimento discente. A pesquisa explicitou também que, a falta de atenção dos educandos, a exemplo da falta de acompanhamento da família, impossibilitam a ação pedagógica docente com relação ao desempenho estudantil em leitura e escrita. Por fim, ressalto a carência de formação docente adequada na área, mesmo que as professoras utilizem vários procedimentos e instrumentos diversificados didático-pedagógicos em sua práxis, a fim de tornar a dinâmica de ensino em leitura, em sala de aula, próxima ao dia a dia dos educandos, para que eles possam ler o mundo mediante suas próprias narrativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract In this monograph titled: Practice of Reading in the School Context years Initials: know the reality to weave reflections, identify which was the conception about the relevance of teaching reading in the school, as well as knowing as was the practice of two teachers in their classrooms with reading and finally verify the methodology used by them classroom. Regarding methodology, this study is qualitative and descriptive in nature. The instruments used for data collection were observation and interview answered by two teachers from elementary school State Elementary Education Celso Joaquim Matos, the city of Cajazeiras - PB. Regarding the results, the investigation revealed that educators recognize the importance that reading has on people's lives, an aspect that makes it absolutely essential for the construction of student knowledge. The research also explained that the lack of attention of the students, such as the lack of monitoring of family, preclude the teaching pedagogical action regarding student performance in reading and writing. Finally, I point out the lack of adequate teacher training in the area, even if the teachers use various procedures and instruments diversified didactic teaching in their practice, in order to make the dynamics of teaching reading in the classroom, the next day students, so they can read the world through their own narratives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133
dc.date.accessioned 2019-12-11T21:07:14Z
dc.date.available 2019-11-11
dc.date.available 2019-12-11T21:07:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educandos pt_BR
dc.subject Professoras pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Learners pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de .
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading practice in the school context of the early years: knowing reality to make reflections. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de. Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. 2013. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta