DSpace/Manakin Repository

As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, M. L. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6679930213100210 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumo O livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a função do livro didático no ensino de Geografia levando, sobretudo, os conteúdos trabalhados a partir do livro didático, as metodologias de ensino e o papel do professor nesse processo. O objetivo geral desse trabalho é analisar e compreender as metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de Geografia de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através questionário dirigido a professor e alunos de Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, da E.E.E.F.M Professor Manoel Mangueira Lima, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O professor ao proporcionar ao aluno uma participação efetiva em sala de aula para que este se constitua sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, enquanto os alunos na sua maioria estão insatisfeitos com as metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Nessa direção verifica-se que a educação escolar se caracteriza pela mediação didático-pedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, o livro didático de Geografia é um dos recursos necessários para nortear a prática pedagógica dos professores e a aprendizagem dos estudantes, a ponto de se tornar um recurso indispensável para o ensino de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The textbook contains information and concepts capable of leading to learning to build knowledge, taking into account the student's knowledge when entering the school and the reality that surrounds him. The present work presents a discussion about the function of the textbook in the teaching of Geography taking, above all, the contents worked from the didactic book, the methodologies of teaching and the role of the teacher in this process. The general objective of this work is to analyze and understand the function of the Geography textbook and the methodologies used by the teacher in the teaching-learning process. It is an empirical-interpretative research through a questionnaire addressed to teachers and students Geography of the 8th year of the Elementary Education II, EEEFM Professor Manoel Mangueira Lima, located in the city of Cajazeiras-PB. However, the problem is that our informants The teacher in providing the student an effective participation in the classroom so that it becomes an active subject of the teaching-learning process, while the students are mostly dissatisfied with the methodologies used by the teacher In the classroom. In this direction it is verified that the school education is characterized by didactic-pedagogical mediation that is established between practical and theoretical knowledge. Thus, the Geography textbook is one of the resources necessary to guide the pedagogical practice of teachers and the students' learning, to the point of becoming an indispensable resource for the teaching of Geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10135
dc.date.accessioned 2019-12-12T10:44:08Z
dc.date.available 2019-12-12
dc.date.available 2019-12-12T10:44:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino Geografia pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Teaching Methodologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teaching methodologies in the teaching and learning process in E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira. As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras - PB. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta