dc.creator.ID |
VIEIRA, M. L. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6679930213100210 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.description.resumo |
O livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para
construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar
na escola e a realidade que o cerca. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a
função do livro didático no ensino de Geografia levando, sobretudo, os conteúdos trabalhados
a partir do livro didático, as metodologias de ensino e o papel do professor nesse processo. O
objetivo geral desse trabalho é analisar e compreender as metodologias utilizadas no processo
de ensino e aprendizagem de Geografia de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental.
Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através questionário dirigido a professor e
alunos de Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, da E.E.E.F.M Professor Manoel
Mangueira Lima, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O professor ao proporcionar ao
aluno uma participação efetiva em sala de aula para que este se constitua sujeito ativo do
processo de ensino e aprendizagem, enquanto os alunos na sua maioria estão insatisfeitos com
as metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Nessa direção verifica-se que a
educação escolar se caracteriza pela mediação didático-pedagógica que se estabelece entre
conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, o livro didático de Geografia é um dos
recursos necessários para nortear a prática pedagógica dos professores e a aprendizagem dos
estudantes, a ponto de se tornar um recurso indispensável para o ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The textbook contains information and concepts capable of leading to learning to build
knowledge, taking into account the student's knowledge when entering the school and the
reality that surrounds him. The present work presents a discussion about the function of the
textbook in the teaching of Geography taking, above all, the contents worked from the
didactic book, the methodologies of teaching and the role of the teacher in this process. The
general objective of this work is to analyze and understand the function of the Geography
textbook and the methodologies used by the teacher in the teaching-learning process. It is an
empirical-interpretative research through a questionnaire addressed to teachers and students
Geography of the 8th year of the Elementary Education II, EEEFM Professor Manoel
Mangueira Lima, located in the city of Cajazeiras-PB. However, the problem is that our
informants The teacher in providing the student an effective participation in the classroom so
that it becomes an active subject of the teaching-learning process, while the students are
mostly dissatisfied with the methodologies used by the teacher In the classroom. In this
direction it is verified that the school education is characterized by didactic-pedagogical
mediation that is established between practical and theoretical knowledge. Thus, the
Geography textbook is one of the resources necessary to guide the pedagogical practice of
teachers and the students' learning, to the point of becoming an indispensable resource for the
teaching of Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10135 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-12T10:44:08Z |
|
dc.date.available |
2019-12-12 |
|
dc.date.available |
2019-12-12T10:44:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Methodologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography teaching methodologies in the teaching and learning process in E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Maria Lúcia Oliveira. As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras - PB. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |