dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho em proeminência tem como tema Uma Leitura Sócio-Espacial da Geografia Escolar
Desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI e justifica-se em
decorrência do desenvolvimento da nossa vida social, cultural, política e histórica, muitas das
vezes conflitantes, condicionada ao estado de solidez em que nos encontramos. A importância
acerca desta proposta pode ser evidenciada em meio a evolução espaço-temporal sofrida pela
escola, principalmente, com relação aos índices de rendimento, internos e externos, e através
desta reflexão, considerando as dificuldades distendidas ao longo dos anos no sistema
educacional. Esta pesquisa tem como objetivo observar como vem sendo desenvolvido o ensino
de Geografia nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e identificar quais as principais
dificuldades encontradas nestas turmas e o que as tem causado e como estas interferem
diretamente nas aulas. Busca-se ainda analisar as opiniões dos principais sujeitos envolvidos
neste processo, os professores e os alunos, constatando quais as metodologias vêm sendo
desenvolvidas de modo a promover o conhecimento integrado e a espacialidade dos alunos
junto à sociedade e as dificuldades em articula-las com as complexidades contemporâneas e as
inovações tecnológicas. Os procedimentos metodológicos utilizados para realização desta
pesquisa foram, de acordo com seus devidos critérios, os métodos de abordagem dedutivo e de
procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa caracterizam-se pelo processo formal e
sistemático de desenvolvimento do método científico mediante o emprego de procedimentos
científicos, de caráter explicativa resumidamente descrita pela pesquisa bibliográfica, pela
pesquisa documental, pelo levantamento de campo e pelo estudo de caso. Mediante execução
desta pesquisa podemos apresentar como resultados, a partir da coleta de dados e análise, o
aumento nos índices de aprendizagem obtidos pela escola nos últimos e a colaboração conferida
sob influência do ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, por intermédio
das práticas pedagógicas desenvolvidas, em consonância com o uso de metodologias de ensino
diversificadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The work in prominence is themed A Socio-Spatial Reading School Geography Developed in
Municipal Elementary School Pope Paul VI and is justified due to the development of our
social, cultural, political and historical, many of the conflicting times, subject to the strength of
the state in which we find ourselves. The importance about this proposal may be seen in the
midst of spatiotemporal evolution suffered by the school, especially with regard to income
ratios, internal and external, and through this reflection, considering the distended difficulties
over the years in the educational system. This research aims to observe how has been developed
the teaching of geography in class the final years of elementary school and identify the main
difficulties encountered in these groups and what has caused and how they interfere directly in
the classroom. Also tries to analyze the opinions of key individuals involved in this process,
teachers and students, noting that the methodologies have been developed to promote integrated
knowledge and spatiality of students in the society and the difficulties in articulating them with
contemporary complexities and technological innovations. The methodological procedures
used for this research were, according to their proper criteria, methods of deductive approach
and monographic procedure and the research techniques are characterized by formal and
systematic process of the scientific method development through the use of scientific
procedures in brief explanatory character described by the literature, the documentary research,
the field survey and the case study. Upon execution of this research we can present as results
from the data collection and analysis, the increase in learning rates obtained by the school in
the past and the cooperation given under the influence of geography teaching in the final years
of elementary school, through the practices teaching developed in line with the use of diverse
teaching methodologies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10136 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-12T11:01:13Z |
|
dc.date.available |
2019-12-12 |
|
dc.date.available |
2019-12-12T11:01:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice - geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Mayara Laiane Vieira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A socio-spatial reading of school geography developed at the Pope Paul VI Elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Mayara Laiane Vieira de. Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. 2016. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |