DSpace/Manakin Repository

Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, G. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5207196800653297 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de curso apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do cinema e da literatura no ensino de geografia, a partir de uma abordagem interdisciplinar contemplada na obra literária Vingança, Não! e da obra fílmica Abril Despedaçado, as quais tratam sobre a tradição e violência no Sertão, acerca das rupturas e continuidades. Para a compreensão desta temática desenvolvemos pesquisa bibliográfica e documental das obras fílmica e literária, no período de 2014.2. Elegemos como objetivo geral analisar essas obras, as quais tratam da violência e tradição no Sertão, as rupturas e continuidades nas práticas de seus sujeitos, e a importância das referidas obras como linguagens a serem utilizadas no ensino de geografia. Refletimos sobre ensino de geografia, linguagem fílmica e literatura como linguagens importantes para a construção do conhecimento através do conceito de espaço articulado com a realidade dos educandos, além de fazer uma analogia do filme com a obra literária regional. Discutimos sobre simbolismo, violência e tradição nos sertões, apresentando os conflitos por terra e disputas entre famílias impulsionadas pelo sentimento de vingança e relações de poder. Analisamos ainda, os significados de Sertão a partir do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Finalmente, apresentamos nas obras relacionadas o Sertão como palco de lutas de classes e de gênero, e a questão do imaginário além dos desfechos distintos das obras. As obras em apreço abordam a memória, violência e tradição, elementos estes que articulam a geografia, o cinema e a literatura na construção dos conceitos geográficos. Propomos, assim, a utilização do cinema e da literatura, aliados ao ensino de geografia, a partir do uso das diferentes linguagens como facilitador do trabalho docente e, instrumento de apoio ao educando, visando à construção do conhecimento e a melhoria na qualidade de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-07
dc.description.abstract This course conclusion work presents research results on the use of film and literature in teaching geography, from an interdisciplinary approach as envisaged in the literary work Revenge, No! and of film Behind the Sun works, which deal about the tradition and violence in the Wilderness, about ruptures and continuities. For the understanding of this issue developed literature and documentary of filmic and literary works at 2014.2 period. Elected as a general objective to analyze these works, which deal with the violence and tradition in the Hinterland, ruptures and continuities in the practices of its subjects, and the importance of such works as languages to be used in geography teaching. We reflect on geography teaching, film language and literature as important languages for the construction of knowledge through the concept of articulated space with the reality of the students, in addition to making an analogy of the film with the regional literary work. Discussed symbolism, violence and tradition in the hinterlands, with land conflicts and disputes between families driven by feelings of revenge and power relations. Analyzed yet, the meanings of Hinterland from the book Os Sertões, Euclides da Cunha. Finally, we present the works related to the Hinterland stage of class struggles and gender, and the imaginary point beyond the different outcomes of the works. The works in question address the memory, violence and tradition, elements which articulate geography, cinema and literature in the construction of geographical concepts. We therefore propose the use of film and literature, combined with the teaching of geography, from the use of different languages as a facilitator of teaching and support instrument to the student, aimed at building knowledge and improving the quality of education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10138
dc.date.accessioned 2019-12-12T11:18:35Z
dc.date.available 2019-12-12
dc.date.available 2019-12-12T11:18:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Literatura - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Documentário - fílmico e literário pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Literature- Geography Teaching pt_BR
dc.subject Movie theater pt_BR
dc.subject Documentary-filmic and literary pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Gisele Cipriano dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature and cinema in the teaching of geography: tradition and violence in the backlands ruptures and continuities. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Gisele Cipriano dos. Literatura e cinema no ensino de Geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta