dc.creator.ID |
SANTOS, G. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5207196800653297 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do
cinema e da literatura no ensino de geografia, a partir de uma abordagem interdisciplinar
contemplada na obra literária Vingança, Não! e da obra fílmica Abril Despedaçado, as quais
tratam sobre a tradição e violência no Sertão, acerca das rupturas e continuidades. Para a
compreensão desta temática desenvolvemos pesquisa bibliográfica e documental das obras
fílmica e literária, no período de 2014.2. Elegemos como objetivo geral analisar essas obras,
as quais tratam da violência e tradição no Sertão, as rupturas e continuidades nas práticas de
seus sujeitos, e a importância das referidas obras como linguagens a serem utilizadas no
ensino de geografia. Refletimos sobre ensino de geografia, linguagem fílmica e literatura
como linguagens importantes para a construção do conhecimento através do conceito de
espaço articulado com a realidade dos educandos, além de fazer uma analogia do filme com a
obra literária regional. Discutimos sobre simbolismo, violência e tradição nos sertões,
apresentando os conflitos por terra e disputas entre famílias impulsionadas pelo sentimento de
vingança e relações de poder. Analisamos ainda, os significados de Sertão a partir do livro Os
Sertões, de Euclides da Cunha. Finalmente, apresentamos nas obras relacionadas o Sertão
como palco de lutas de classes e de gênero, e a questão do imaginário além dos desfechos
distintos das obras. As obras em apreço abordam a memória, violência e tradição, elementos
estes que articulam a geografia, o cinema e a literatura na construção dos conceitos
geográficos. Propomos, assim, a utilização do cinema e da literatura, aliados ao ensino de
geografia, a partir do uso das diferentes linguagens como facilitador do trabalho docente e,
instrumento de apoio ao educando, visando à construção do conhecimento e a melhoria na
qualidade de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-07 |
|
dc.description.abstract |
This course conclusion work presents research results on the use of film and literature in
teaching geography, from an interdisciplinary approach as envisaged in the literary work
Revenge, No! and of film Behind the Sun works, which deal about the tradition and violence
in the Wilderness, about ruptures and continuities. For the understanding of this issue
developed literature and documentary of filmic and literary works at 2014.2 period. Elected as
a general objective to analyze these works, which deal with the violence and tradition in the
Hinterland, ruptures and continuities in the practices of its subjects, and the importance of
such works as languages to be used in geography teaching. We reflect on geography teaching,
film language and literature as important languages for the construction of knowledge through
the concept of articulated space with the reality of the students, in addition to making an
analogy of the film with the regional literary work. Discussed symbolism, violence and
tradition in the hinterlands, with land conflicts and disputes between families driven by
feelings of revenge and power relations. Analyzed yet, the meanings of Hinterland from the
book Os Sertões, Euclides da Cunha. Finally, we present the works related to the Hinterland
stage of class struggles and gender, and the imaginary point beyond the different outcomes of
the works. The works in question address the memory, violence and tradition, elements which
articulate geography, cinema and literature in the construction of geographical concepts. We
therefore propose the use of film and literature, combined with the teaching of geography,
from the use of different languages as a facilitator of teaching and support instrument to the
student, aimed at building knowledge and improving the quality of education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10138 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-12T11:18:35Z |
|
dc.date.available |
2019-12-12 |
|
dc.date.available |
2019-12-12T11:18:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Documentário - fílmico e literário |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Literature- Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Movie theater |
pt_BR |
dc.subject |
Documentary-filmic and literary |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Gisele Cipriano dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literature and cinema in the teaching of geography: tradition and violence in the backlands ruptures and continuities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Gisele Cipriano dos. Literatura e cinema no ensino de Geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |