dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nosângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho traz como abordagem as tecnologias na prática pedagógica das
séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento, tendo
como objetivo maior analisar como o computador pode ser usado pelo professor
para ministrar os seus conteúdos em sala de aula. O computador é uma das mais
importantes ferramentas facilitadoras do trabalho humano, tanto oferecendo
agilidade como também lazer, entretenimento, interação e relacionamentos e ainda,
como fonte de conhecimento e de saberes em face da sua usabilidade, do leque de
informações que consegue dispor, estando-as acessíveis para todos, pelo menos
hoje, é possível afirmar que desde muito cedo, as crianças já começam a se
familiarizar com o computador o que vai se enraizando ao longo do seu
desenvolvimento. Com essas características que o computador apresenta, estudos
diversos tem gerado discussões acerca deste instrumento no processo didático-
pedagógico, no contexto da sala de aula, auxiliando professores e alunos, para
juntos construírem um novo espaço de aprendizagem, pautado na interatividade, na
ludicidade, na troca de experiências. Neste sentido, a partir de um levantamento
bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção
deste trabalho, pode-se observar que os professores descrevem ter conhecimento
da importância do computador como sendo um instrumento ao seu dispor para
ajudar durante o momento em que ministra sua aula. Contudo, percebe-se que,
mesmo tendo essa visão, os professores não adotam essa estratégia de ensino,
usando como justificativa a falta de mecanismos que os qualifiquem para lidar com
essa ferramenta, o descompromisso dos gestores públicos que inviabilizam a
capacitação dos professores e não oferecem espaços adequados para esses fins. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This work brings to approach technology in pedagogical practice of the initial series:
the computer as a resource in the acquisition of knowledge, having as main objective
to analyze how the computer can be used by the teacher to deliver their content in
the classroom. The computer is one of the most important tools that facilitate the
human labor, both offering agility as well as leisure, entertainment, interaction and
relationships and also as a source of expertise and knowledge in the face of its
usability, the range of information it can provide, being them accessible to everyone,
at least today, we can say that from an early age children are starting to familiarize
yourself with the computer which will be rooting along its development. With these
characteristics that the computer presents several studies have generated
discussions about this instrument in the didactic-pedagogic process in the context of
the classroom, helping teachers and students together to build a new learning space,
based on interactivity, the playfulness, the exchange of experiences. In this sense,
from a literature survey and field research as a methodology for the construction of
this work, it can be observed that teachers describe aware of the importance of the
computer as a tool at their disposal to help during the time in administering their
classroom. However, it is clear that even with this view, teachers do not embrace this
teaching strategy, using as an excuse the lack of mechanisms that qualify them to
deal with this tool, the disengagement of managers that prevent public teacher
training and non- provide adequate space for these purposes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10143 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-12T11:49:07Z |
|
dc.date.available |
2019-12-12 |
|
dc.date.available |
2019-12-12T11:49:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Computador - instrumento pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Computer - pedagogical instrument |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher |
pt_BR |
dc.subject |
Classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROLIM, Mayara Kelly Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Technologies in the pedagogical practice of the early grades: the computer as a resource for knowledge acquisition. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROLIM, Mayara Kelly Batista. As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento. 2013. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |