DSpace/Manakin Repository

As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nosângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O presente trabalho traz como abordagem as tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento, tendo como objetivo maior analisar como o computador pode ser usado pelo professor para ministrar os seus conteúdos em sala de aula. O computador é uma das mais importantes ferramentas facilitadoras do trabalho humano, tanto oferecendo agilidade como também lazer, entretenimento, interação e relacionamentos e ainda, como fonte de conhecimento e de saberes em face da sua usabilidade, do leque de informações que consegue dispor, estando-as acessíveis para todos, pelo menos hoje, é possível afirmar que desde muito cedo, as crianças já começam a se familiarizar com o computador o que vai se enraizando ao longo do seu desenvolvimento. Com essas características que o computador apresenta, estudos diversos tem gerado discussões acerca deste instrumento no processo didático- pedagógico, no contexto da sala de aula, auxiliando professores e alunos, para juntos construírem um novo espaço de aprendizagem, pautado na interatividade, na ludicidade, na troca de experiências. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção deste trabalho, pode-se observar que os professores descrevem ter conhecimento da importância do computador como sendo um instrumento ao seu dispor para ajudar durante o momento em que ministra sua aula. Contudo, percebe-se que, mesmo tendo essa visão, os professores não adotam essa estratégia de ensino, usando como justificativa a falta de mecanismos que os qualifiquem para lidar com essa ferramenta, o descompromisso dos gestores públicos que inviabilizam a capacitação dos professores e não oferecem espaços adequados para esses fins. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This work brings to approach technology in pedagogical practice of the initial series: the computer as a resource in the acquisition of knowledge, having as main objective to analyze how the computer can be used by the teacher to deliver their content in the classroom. The computer is one of the most important tools that facilitate the human labor, both offering agility as well as leisure, entertainment, interaction and relationships and also as a source of expertise and knowledge in the face of its usability, the range of information it can provide, being them accessible to everyone, at least today, we can say that from an early age children are starting to familiarize yourself with the computer which will be rooting along its development. With these characteristics that the computer presents several studies have generated discussions about this instrument in the didactic-pedagogic process in the context of the classroom, helping teachers and students together to build a new learning space, based on interactivity, the playfulness, the exchange of experiences. In this sense, from a literature survey and field research as a methodology for the construction of this work, it can be observed that teachers describe aware of the importance of the computer as a tool at their disposal to help during the time in administering their classroom. However, it is clear that even with this view, teachers do not embrace this teaching strategy, using as an excuse the lack of mechanisms that qualify them to deal with this tool, the disengagement of managers that prevent public teacher training and non- provide adequate space for these purposes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10143
dc.date.accessioned 2019-12-12T11:49:07Z
dc.date.available 2019-12-12
dc.date.available 2019-12-12T11:49:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Computador - instrumento pedagógico pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Computer - pedagogical instrument pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM, Mayara Kelly Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technologies in the pedagogical practice of the early grades: the computer as a resource for knowledge acquisition. pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, Mayara Kelly Batista. As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento. 2013. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta