dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
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dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
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dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Ednaura Almeida de. |
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dc.description.resumo |
A inclusão de deficientes visuais na escola é um processo que demanda muita
atenção por parte da escola, da família e da sociedade. Esse trabalho tem como
objetivo investigar os dados que demonstram como é feita a inclusão do aluno
deficiente visual no ensino regular, desde a sua interação, a educação e inclusão do
mesmo. Por meio dele, buscou-se observar como acontece o processo de ensino e
aprendizagem do aluno deficiente visual a partir da concepção de uma professora e
de um aluno presentes no dia da observação em uma escola pública do município
de Cajazeiras/PB. Com relação à professora procurou-se fazer um levantamento de
qual seria a relevância do processo inclusivo e como acorria à prática dessa
educadora, ao utilizar os recursos adequados, para melhor desenvolver as
atividades do aluno deficiente visual em sala de aula e como ela utilizava esses
recursos com o aluno. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa,
onde os instrumentos utilizados para analisar os dados foram à observação e
entrevista com a professora em uma sala de AEE, de uma escola pública estadual,
conhecida pelo trabalho com o processo de inclusão do sujeito portador de
necessidades especiais. De acordo com os resultados, a investigação mostrou que a
educação inclusiva ainda precisa ser bem analisada em certos aspectos, como a
estruturação do ambiente educacional e a adequação dos recursos necessários ao
ensino do deficiente visual, nas escolas públicas. Hábito sistematizado, que implica
nessa significação de ter uma experiência lúdica e diferenciada com os professores
capacitados para a educação especial. Contudo, a proposta desse trabalho
monográfico irá permitir a ampliação e, conseqüentemente, destacando os principais
objetivos sobre a questão, certamente fará com que os professores se interessem
pela realização de novos estudos acerca da demanda social do tema abordado, a
inclusão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão de alunos com deficiência visual na escola pública. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
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dc.description.abstract |
The inclusion of visually impaired school is a process that demands a lot of attention
from the school, family and society. This study aims to investigate the data showing
how is the inclusion of visually impaired students in regular education, since their
interaction, education and inclusion of the same. Through it sought to observe how
does the process of teaching and student learning visually impaired from the
conception of a teacher and a student present on the day of observation in a public
school in the city of Cajazeiras / PB. Regarding the teacher tried to make a survey of
what would be the relevance of the process as inclusive and flocked to this practice
educator to use the resources best suited to develop the activities of the visually
impaired student in the classroom and how she used these resources with the
student. Regarding methodology, we conducted a qualitative study where the tools
used for analysis were observation and interviews with the teacher in a classroom of
ESA, a public school, known by the inclusion process in the city. According to the
results, the research showed that inclusive education still needs to be well analyzed
in some respects, as the structuring of the educational environment and the
adequacy of resources for the teaching of visually impaired pupils in public schools.
Habit systematic, meaning that imply that you have a fun and different experience
with teachers trained in special education. However, the purpose of this monograph
will enable the expansion and consequently can highlight the main goals and they will
make sure that teachers work for the new studies about this social demand to the
subject matter, the inclusion |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10157 |
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dc.date.accessioned |
2019-12-12T14:36:35Z |
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dc.date.available |
2019-12-12 |
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dc.date.available |
2019-12-12T14:36:35Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiente visual na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Pública – alunos com deficiência visual. |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired at school |
pt_BR |
dc.subject |
Public School - students with visual impairment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Maria José Alves. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The inclusion of students with visual impairment in the public school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Maria José Alves. A inclusão de alunos com deficiência visual na escola pública. 2013. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |