dc.creator.ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.referee1 |
VIDEIRA, Piedade Lino. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Débia Suênia da. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo teve como objetivo principal investigar como os professores do Ensino
Fundamental estão mediando o ensino da leitura. Para melhor detalhar esse objetivo geral,
buscou-se identificar as concepções de leitura dos professores; conhecer as atividades de
leitura implementadas pela professora; observar o tempo dispensado ao desenvolvimento da
leitura e, por fim, refletir sobre a mediação pedagógica no ensino da leitura. Na busca de
responder aos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Também foi
necessário ir a campo para conhecer de perto o trabalho docente em relação à leitura. Este
estudo foi realizado na escola Noel Alves de Oliveira, nas turmas de 3º, 4º e 5º ano do ensino
fundamental no município de Vieirópolis. Esta pesquisa teve como sujeitos 53 alunos e 03
professoras. O estudo realizado permite chegar à seguinte conclusão: que os docentes do
ensino fundamental precisam aprimorar o trabalho de mediação da leitura, estimulando os
discentes a apreciarem a leitura, tendo em vista que a leitura é uma oportunidade, entre
muitas, que a vida nos oferece, que possibilita condições de vida melhor, viver com igualdade
e dignidade, sem corromper ou prejudicar ninguém; é um ato importantíssimo que leva ao
desenvolvimento das pessoas em todos os aspectos, sociais, culturais e intelectuais,
transformando-as em cidadãos mais libertos e conscientes dos direitos e deveres perante a
sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to investigate how elementary school teachers are mediating the teaching of reading.
To further detail this general objective, we sought to identify the conceptions of reading teachers;
know the reading activities implemented by the teacher; observe the time spent for the development of
reading and, finally, reflect on the mediation in the teaching of reading. In seeking to meet the
proposed objectives, we performed a literature search. It was also necessary to go into the field to get
to know the work of teachers in relation to reading. This study was conducted in school Noel Alves de
Oliveira, in classes of 3rd, 4th and 5th year of primary school in the municipality of Vieirópolis. This
research was subject 53 students and 03 teachers. The study allows to reach the following conclusion:
that elementary school teachers need to improve the mediation work of reading, encouraging students
to appreciate reading, considering that reading is an opportunity, among many, that life offers us
which enables better living conditions, live with dignity and equality, without corrupting or harming
anyone, is a very important act that leads to the development of people in all aspects, social, cultural
and intellectual, turning them into citizens freer and aware rights and duties towards society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10158 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-12T16:06:19Z |
|
dc.date.available |
2019-12-12 |
|
dc.date.available |
2019-12-12T16:06:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GADELHA, Natalia Roque. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GADELHA, Natalia Roque. Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 48f .Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |