dc.creator.ID |
SOUSA, D. M. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0353331129592565 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRASILEIRO, F. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SAMPAIO, Marcus Costa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SALGADO, Ana Carolina Brandão. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho trata de três aspectos fundamentais na vida do profissional de computação,
focando particularmente a área de programação: i) sua formação; ii) sua pratica no mercado
de trabalho; e iii) os mecanismos usados para sua atualização técnica. São apresentados os
resultados de duas pesquisas realizadas no âmbito da World Wide Web. A primeira
pesquisa, denominada "O ensino de programação nas instituições de ensino superior
brasileiras", teve como publico alvo os profissionais docentes da área de informatica e o
objetivo de conhecer os aspectos relacionados com o ensino de programação, as
linguagens e paradigmas de programação mais comumente ensinadas, opiniões sobre a
eficacia didática dos conteúdos teóricos e práticos, alem de relatos de experiencias de
professores e coordenadores de cursos.
A segunda pesquisa abordou o tema "A pratica dos profissionais de programação" e foi
dirigida aos egressos de cursos de graduação na área de informatica ou afins, atuais
profissionais, com a intenção de conhecer a realidade do profissional apos sua formação,
suas dificuldades e os mecanismos usados para sua atualização.
Os resultados das duas pesquisas são discutidos e correlacionados, enquanto buscamos
identificar os mecanismos cognitivos envolvidos no aprendizado e na pratica de
programação para a proposição de algumas estrategias que contribuam para a formação
mais duradoura do profissional, e para que o mesmo adote uma conduta eficaz frente a
dinamicidade da área e incorpore o "aprendizado" como um elemento importante em sua
vida profissional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
|
dc.title |
A formação e a prática do profissional de programação incluindo a discussão de estratégias para a aprendizagem continuada. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1998-10 |
|
dc.description.abstract |
This work approaches three basic aspects of the life of a computing professional, focusing
particularly on the area of programming: i) its education; ii) its practice in the market place;
and iii) the mechanisms used for updating its technical knowledge. The results of two
surveys carried out in the World Wide Web are presented. The first survey named "Teaching
computer programming in the Brazilian Universities", was answered by lecturers of the area
with the objective of knowing the aspects related with the programming teaching, the
languages and programming paradigms more commonly taught, opinions about the didactic
effectiveness of the theoretical and practical contents and reports of teachers' experiences.
The second survey, named "Programming practices of programmers", was directed to the
current professionals graduated from courses in computer science and other related areas
with the intention of knowing the professional's reality after its formation, its difficulties and
the mechanisms used for its modernization.
The results of the two surveys are discussed and correlated, while we looked for to identify
the cognitive mechanisms involved in the learning and in the programming practice for the
proposition of some strategies aiming at contributing to the better education of the
professional, to the adoption of an efficient behaviour of the graduate in face of the dynamics
of the area, and to the incorporation of "the learning process" as an important element in its
professional life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10187 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-13T15:19:34Z |
|
dc.date.available |
2019-12-13 |
|
dc.date.available |
2019-12-13T15:19:34Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Programação Computacional |
|
dc.subject |
Formação Continuada |
|
dc.subject |
Formação Profissional |
|
dc.subject |
Aprendizagem Continuada |
|
dc.subject |
Evolução Curricular |
|
dc.subject |
Tendências Mercadológicas |
|
dc.subject |
Computer Programming |
|
dc.subject |
Continuing Education |
|
dc.subject |
Professional Qualification |
|
dc.subject |
Continuous Learning |
|
dc.subject |
Curricular Evolution |
|
dc.subject |
Market Trends |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Dênio Mariz Timóteo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The training and practice of the programming professional including discussion of strategies for continuing learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Dênio Mariz Timóteo de. A formação e a prática do profissional de programação incluindo a discussão de estratégias para a aprendizagem continuada. 1998. 130f. (Dissertação) Mestrado em Informática, Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10187 |
pt_BR |