DSpace/Manakin Repository

A formação e a prática do profissional de programação incluindo a discussão de estratégias para a aprendizagem continuada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, D. M. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0353331129592565 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.advisor1ID BRASILEIRO, F. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.contributor.referee1 SAMPAIO, Marcus Costa.
dc.contributor.referee2 SALGADO, Ana Carolina Brandão.
dc.description.resumo Este trabalho trata de três aspectos fundamentais na vida do profissional de computação, focando particularmente a área de programação: i) sua formação; ii) sua pratica no mercado de trabalho; e iii) os mecanismos usados para sua atualização técnica. São apresentados os resultados de duas pesquisas realizadas no âmbito da World Wide Web. A primeira pesquisa, denominada "O ensino de programação nas instituições de ensino superior brasileiras", teve como publico alvo os profissionais docentes da área de informatica e o objetivo de conhecer os aspectos relacionados com o ensino de programação, as linguagens e paradigmas de programação mais comumente ensinadas, opiniões sobre a eficacia didática dos conteúdos teóricos e práticos, alem de relatos de experiencias de professores e coordenadores de cursos. A segunda pesquisa abordou o tema "A pratica dos profissionais de programação" e foi dirigida aos egressos de cursos de graduação na área de informatica ou afins, atuais profissionais, com a intenção de conhecer a realidade do profissional apos sua formação, suas dificuldades e os mecanismos usados para sua atualização. Os resultados das duas pesquisas são discutidos e correlacionados, enquanto buscamos identificar os mecanismos cognitivos envolvidos no aprendizado e na pratica de programação para a proposição de algumas estrategias que contribuam para a formação mais duradoura do profissional, e para que o mesmo adote uma conduta eficaz frente a dinamicidade da área e incorpore o "aprendizado" como um elemento importante em sua vida profissional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação
dc.title A formação e a prática do profissional de programação incluindo a discussão de estratégias para a aprendizagem continuada. pt_BR
dc.date.issued 1998-10
dc.description.abstract This work approaches three basic aspects of the life of a computing professional, focusing particularly on the area of programming: i) its education; ii) its practice in the market place; and iii) the mechanisms used for updating its technical knowledge. The results of two surveys carried out in the World Wide Web are presented. The first survey named "Teaching computer programming in the Brazilian Universities", was answered by lecturers of the area with the objective of knowing the aspects related with the programming teaching, the languages and programming paradigms more commonly taught, opinions about the didactic effectiveness of the theoretical and practical contents and reports of teachers' experiences. The second survey, named "Programming practices of programmers", was directed to the current professionals graduated from courses in computer science and other related areas with the intention of knowing the professional's reality after its formation, its difficulties and the mechanisms used for its modernization. The results of the two surveys are discussed and correlated, while we looked for to identify the cognitive mechanisms involved in the learning and in the programming practice for the proposition of some strategies aiming at contributing to the better education of the professional, to the adoption of an efficient behaviour of the graduate in face of the dynamics of the area, and to the incorporation of "the learning process" as an important element in its professional life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10187
dc.date.accessioned 2019-12-13T15:19:34Z
dc.date.available 2019-12-13
dc.date.available 2019-12-13T15:19:34Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Programação Computacional
dc.subject Formação Continuada
dc.subject Formação Profissional
dc.subject Aprendizagem Continuada
dc.subject Evolução Curricular
dc.subject Tendências Mercadológicas
dc.subject Computer Programming
dc.subject Continuing Education
dc.subject Professional Qualification
dc.subject Continuous Learning
dc.subject Curricular Evolution
dc.subject Market Trends
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Dênio Mariz Timóteo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The training and practice of the programming professional including discussion of strategies for continuing learning. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Dênio Mariz Timóteo de. A formação e a prática do profissional de programação incluindo a discussão de estratégias para a aprendizagem continuada. 1998. 130f. (Dissertação) Mestrado em Informática, Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10187 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta