DSpace/Manakin Repository

Uso de mapas temáticos como prática metodológica no ensino de geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. E. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1793193781308837 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumo A educação passou por vários períodos históricos, várias transformações, sobretudo no campo do Ensino da Geografia, mais precisamente no que diz respeito ao uso de mapas temáticos como prática metodológica. Dentre muitas mudanças destacamos o uso de mapas, o qual tem cada vez mais se distanciado da realidade da sala de aula. Essa pesquisa surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados em uma escola da rede pública da cidade de Cajazeiras-PB, E.E.E.M. Manoel Mangueira Lima, que nos estimulou a observar de uma maneira mais atenta a dinâmica escolar contemporânea. Durante os períodos de experiência do estágio curricular, foi possível constatar que a escola acolhedora disponibiliza de uma diversidade de mapas em sua biblioteca, mas que durante a realização das atividades não mostravam sinais de usos por parte de professores e alunos. Considerando os mapas como um dos recursos facilitador do processo de ensino aprendizagem, esse trabalho tem por objetivo analisar as práticas didáticas-metodológicas relacionadas ao uso de mapas no ensino de geografia e, a partir destas as contribuições dos mapas nas aulas de Geografia, possíveis problemas de metodologia e “analfabetismo cartográfico”, e identificar como são utilizados esses recursos didáticos nas aulas de geografia. Para alcançar tais objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico, contendo vários autores como: Cavalcante (2012), Castrogiovanni (2007), Câmara e Costela (2007), e em seguida foram aplicados dois modelos distintos de questionários à alunos e professor do 7º Ano A da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Manoel Mangueira Lima- Cajazeiras. Após a coleta, tratamento e análise dos dados percebemos que na escola participante da pesquisa o uso de mapas como recurso metodológico é obsoleto, precisando assim, refletirmos sobre as práticas metodológicas, sobretudo no ensino de geografia, proporcionando um aprendizado mais prazeroso e significativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Uso de mapas temáticos como prática metodológica no ensino de geografia. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-06
dc.description.abstract Education has gone through several historical periods, several transformations, especially in the field of Geography Teaching, more precisely with respect to the use of thematic maps as a methodological practice. Among many changes we highlight the use of maps, which has increasingly distanced itself from the reality of the classroom. This research emerged from the experiences of supervised internships at a public school in the city of Cajazeiras-PB, E.E.E.M. Manoel Magueira Lima, who encouraged us to observe in a more attentive way the contemporary school dynamics. During the curricular internship periods, it was possible to verify that the welcoming school offers a diversity of maps in its library, but during the activities did not show signs of use by teachers and students. Considering the maps as one of the facilitating resources of the teaching-learning process, this work aims to analyze the didactic-methodological practices related to the use of maps in the teaching of geography and, from these the contributions of the maps in the classes of Geography, possible problems of methodology and "cartographic illiteracy", and to identify how these teaching resources are used in geography classes. To reach these objectives, a bibliographic survey was carried out, with several authors such as: Cavalcante (2012), Castrogiovanni (2007), Câmara e Costela (2007), and then two different models of questionnaires were applied to the students and teacher of the 7th Year A of the State Primary and Secondary School Manoel Mangueira Lima- Cajazeiras. After collecting, processing and analyzing the data, we noticed that in the school participating in the research, the use of maps as a methodological resource is obsolete, so we need to reflect on methodological practices, especially in geography teaching, providing a more pleasant and meaningful learning. Keywords: Geography Teaching. Maps. Methodology. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10191
dc.date.accessioned 2019-12-16T10:10:39Z
dc.date.available 2019-12-16
dc.date.available 2019-12-16T10:10:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino - geografia pt_BR
dc.subject Mapas pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Aulas de geografia pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Teaching - geography methodology pt_BR
dc.subject Maps pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Geography classes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ana Elizabeth Jerônima da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of thematic maps as methodological practice in the teaching of geography. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ana Elizabeth Jerônima da. Uso de mapas temáticos como prática metodológica no ensino de Geografia. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta